Por Leandro Jardim
Para saber mais você encontra o Weird War II e todos seus complementos na loja da Retropunk:
Os Doze São Eternos!
Por Yuri Bravos
Aqueles que se devotam aos deuses recebem seu favor. Eles se esforçam por seguir uma vida coerente com os valores dos Divinos, recebendo seus mistérios e ganhando a capacidade de manipular a energia kármica para realizar feitos milagrosos. Eles são os Abençoados.
Os deuses mais adorados em Dere são os Doze Divinos. Doze deuses irmãos que dominam aspectos sempre presentes na vida das pessoas. Justiça, verdade, honra, tempestades, morte, sonhos, matrimônio, artesanato, juventude, fogo, amor, êxtase! Os deuses estão sempre perto da vida comum. As pessoas simples podem viver uma vida inteira sem ver um mago, mas os Abençoados sempre estão lá para benzer suas terras, suas negociações e suas crianças.
Muitos deuses, muitos clérigos
Se você já leu algo sobre The Dark Eye, deve ter notado que um dos pontos fortes do cenário é sua incrível capacidade de ser plural. No quesito religioso, Dere cultua principalmente os Doze Divinos. Cada deus tem seus próprios Abençoados que devem seguir suas Tradições e seus Códigos Morais. Enquanto um Abençoado de Praios nunca deve se esconder, um Abençoado de Peraine deve ter a iniciativa de buscar os necessitados para ajudá-los e assim não desperdiçar os dons recebidos.
Isso já é interessante e rico num primeiro momento, porém ainda é mais! Cada Divino tem os aspectos aos quais estão ligados e seus Abençoados tendem a se aprofundar num aspecto. Isto quer dizer que há Abençoados de Boron que lidam com os mortos, buscando enterrá-los de forma digna e também proteger os jardins de Boron (como são chamados os cemitérios), combatendo mortos-vivos; mas também há Abençoados de Boron que se concentram no aspecto do sono e do sonho, protegendo fiéis de pesadelos e ajudando-os a interpretar seus próprios sonhos.
Assim, os Abençoados são muito diferentes entre si e mesmo aqueles que se devotam ao mesmo deus tem suas peculiaridades. O livro básico inclusive é bem ilustrativo ao mostrar as diferentes formas de vestir de cada um. Um Abençoado de Phex em nada lembra um Abençoado de Rondra.
Bênçãos, Cânticos, Cerimônias e Milagres
Todos os Abençoados dos Doze aprendem doze bênçãos básicas. São poderes limitados, mas executados de imediato. Incluem bênçãos da comida e da bebida, do nascimento e sepultamento, cura e proteção, sabedoria e sorte, entre outros.
Já os Cânticos e Cerimônias diferem em grande parte de acordo com os aspectos do Divino a que se devotam. Somente os Abençoados de Praios podem entoar o Cântico Litúrgico que obrigam o alvo a dizer a verdade, já que Praios é quem domina o aspecto da justiça. O mesmo acontece com Cerimônias, algumas só podem ser feitas por certos Abençoados.
Enquanto Bênçãos são poderes limitados, Cânticos são os poderes típicos dos Abençoados. Seus efeitos podem ser ligeiramente alterados para serem mais fortes ou duradouros. Já Cerimônias são longos rituais que podem precisar ser repetidos durante vários dias para conseguir efeitos mais poderosos. As Cerimônias podem, por exemplo, abençoar um campo para que ele seja mais fértil; exorcizar alguém para livrá-la da influência demoníaca ou de um fantasma; ou ainda santificar um objeto para o uso cerimonial.
Os Abençoados podem fazer inclusive Milagres, que consistem em receber mais 2 graduações de perícia, ao custo de 4 pontos de karma, nas perícias favorecidas pelo seu deus. Isso quer dizer que uma Abençoada de Hesinde poderia saltar de Persuasão 5 para Persuasão 7 após orar para a deusa do conhecimento e da magia.
Arrebatamento
Ao utilizarem a energia kármica dos deuses, os Abençoados podem sofrer uma condição chamada Arrebatamento. A cada 10 pontos de karma gastos para realizar Milagres, Cânticos ou Cerimônias num mesmo dia, o Abençoado recebe um nível de Arrebatamento.
Ao estar arrebatado, o Abençoado está alinhado com a vontade divina e, num primeiro momento, tem penalidades em testes que não estejam entre as perícias favorecidas. Contudo, cada novo nível de Arrebatamento vai dando bônus maiores, até que ele se torna um Instrumento do Divino, recebendo +3 em todos os testes de perícia e de magia favorecidos pelo divino (e -4 nos outros testes, mas isso é um detalhe).
Com +3 de bônus, um pequeno Milagre, é até difícil que os Abençoados não sejam capazes de fazer feitos incríveis, com a ajuda de seu deus. Inclusive muitos Abençoados deliberadamente usam pontos de karma para induzir Arrebatamento e serem capazes de atingir esses feitos.
Personalização
Um dos grandes brilhos de The Dark Eye é sua capacidade de personalização. Os Abençoados também têm Habilidades Especiais exclusivas para eles. Você pode escolher ter uma Bênção Poderosa, tornando suas bênçãos mais efetivas. Ou talvez ainda ter a Força da Fé, impedindo que demônios o toquem ou o ataquem, desde que você permaneça imóvel e concentrado.
Se você gostou da ideia do Arrebatamento, usando Vantagens, você pode ser um Místico, fazendo com que a condição dure mais tempo. Ou de repente você não quer sofrer a parte negativa do Arrebatamento e prefere ser Pragmático, os efeitos da condição passam mais rapidamente. Se são muitos deuses mais ainda são seus escolhidos.
Os Abençoados dos Doze sempre estão próximos do povo e são por eles procurados. Por suas mãos prodígios são realizados. Sua devoção transborda em bênçãos a todos que os procurarem! Os Doze são Eternos!
2 RPGs da RetroPunk para começar
Por Luiza ‘Luluzinha’ Ferreira
Não dá para dizer que o RPG é um hobby super popular, mas também não podemos esconder que esse nicho tem crescido cada vez mais com o passar dos anos, seja em produções nacionais ou como entretenimento.
Consequentemente, vemos mais pessoas interessadas em participar de determinados sistemas, só que algumas delas ainda se sentem inseguras, alegando que não estão prontas ou que nunca poderiam aprender a jogar RPG. Aqui na Retropunk, nós não acreditamos nisso e queremos ajudar você!
A primeira coisa que precisamos pensar é que RPG precisa de prática, assim como qualquer outra coisa. Sempre começamos de algum lugar e somente dessa forma poderemos lidar com as nossas dificuldades. Não existe ninguém que “nasceu com o dom”, apenas pessoas com facilidades em determinada habilidade.
Também precisamos enfatizar que não são todos os livros que possuem 400 páginas e regras rebuscadas, assim como jogos eletrônicos, existem RPGs de diferentes temáticas, tamanhos e complexidades. É uma variedade maravilhosa!
Então, continue acompanhando o texto que hoje eu tenho duas indicações de jogos para você iniciar sua caminhada no mundo do RPG.
Hora de Aventura
Sim, esse é um RPG daquele desenho da Cartoon Network! Combinando fantasia, magia e personagens completamente icônicos, o livro de Hora de Aventura é perfeito para iniciantes desse hobby, mesmo que eles só tenham ouvido falar na série.
Isso acontece porque o livro respeita os diferentes níveis de experiências que as pessoas podem possuir, criando métodos de regras, explicações e exemplificações que fazem parte da imersão proposta, levando ao jogador uma leitura mais leve.
Apesar de ter um grande número de páginas (aproximadamente 240), é possível notar que o livro não se preocupa com o seu comprimento, mas sim em entregar uma boa qualidade textual, possuindo uma estrutura narrativa para que seja necessário seu entendimento completo.
Vale ressaltar que parte dessa obra engloba os capítulos de ambientação, conselhos de narração e ganchos de aventuras para que você jamais se sinta desamparado no reino de Ooo.
Four Against Darkness
Essa recomendação é principalmente para pessoas que preferem começar no seu próprio ritmo ou para aquelas que são narradoras iniciantes e possuem inseguranças com improviso.
Four Against Darkness é um RPG Solo, ou seja, com esse conjunto de regras você terá todo o material necessário para prosseguir com suas aventuras. O livro possui uma explicação rápida das regras e as tabelas desempenharão o papel de “elemento surpresa”, fazendo com que cada tentativa seja única.
Eu o recomendo como uma porta de entrada para os RPGs por causa das noções que ele é capaz de te ajudar a desenvolver. Por exemplo, nesse jogo você precisa controlar um grupo de quatro personagens e, conforme seguir com a sua jornada, você precisará lidar com as informações de cada herói ou entender quais funções você quer desempenhar com eles.
Além do mais, é o que eu mencionei antes: você estará jogando sozinho e poderá seguir com o seu próprio ritmo. Se alguma informação ficou para trás ou muitas coisas estão acontecendo de uma vez, nada impede que você pare, leia novamente as informações e faça as anotações necessárias para continuar.
Já aqueles que possuem inseguranças ou improviso ou imaginação, experimentem narrar os acontecimentos em voz alta. Como você imagina aquela cena? O que os heróis estão pensando? É um ótimo exercício.
Como lidar com o bloqueio criativo
Por Luiza ‘Luluzinha’ Ferreira
Assim como qualquer outra habilidade que precisa de prática, a criatividade tem seus momentos de altos e baixos. Existem aqueles dias em que nos sentimos super produtivos, mas não podemos esquecer das épocas em que nos sentimos frustrados por não “sair do lugar”.
E já que falamos de RPG por aqui, a criatividade está muito presente na nossa construção de arco para personagens, cenários envolventes para campanhas ou até NPCs que possam marcar a aventura dos jogadores.
Então, o que podemos fazer quando “nos sentimos travados”? Como podemos lidar com o fluxo de criatividade que já temos? Acompanha comigo que eu tenho quatro sugestões.
1. Experimente exercícios de criatividade
Antes de tudo, já aviso que essa sugestão é baseada na minha própria experiência com RPG e como eu lidava no começo da minha jornada dentro desse nicho. Eu passei a criar meus próprios exercícios como uma forma de simular as práticas que ilustradores próximos utilizavam.
Os exercícios de criatividade são formas de estimular você a pensar em diferentes situações, mesmo que seja por um pequeno tempo no seu dia. Eu gosto de táticas como “10 ganchos narrativos no cenário X”, “como eu modificaria esse personagem se X aspecto da sua história fosse diferente?” e, até mesmo, jogar alguns RPGs solo para simular algumas narrações.
E o segredo aqui é não pensar grande: tentar complicar as coisas pode deixar o processo um pouco mais travado, o que queremos são pequenos passos capazes de fazer a diferença. Quem sabe alguma ideia pode ser reutilizada no futuro?
2. Tenha referências
Não podemos contrariar: referências são a base de tudo que construímos, mesmo que elas se tornem mais evidentes nos pequenos detalhes. Por isso, a melhor coisa que podemos fazer para o nosso projeto é permitir que ele se depare com todas essas manifestações culturais que fazem sentido para o nosso objetivo.
Prender as suas ideias em uma caixinha só vai fechar os seus olhos para bons exemplos que podem ser úteis e, muitas vezes, isso pode levar você a cometer os mesmos erros que já foram resolvidos no passado.
Por isso, busque sempre se cercar de músicas, animes, jogos, filmes, sistemas de RPG e outras manifestações. Até um meme pode se tornar uma referência interessante para você, só é necessário ter braços abertos.
3. Anote até as “piores ideias”
Esse tópico sempre foi extremamente importante para qualquer projeto que eu me dediquei: no começo, existem apenas ideias inacabadas.
Quando estou iniciando qualquer processo criativo, eu gosto de pensar que a primeira fase é essencial para deixar as ideias marinando, porque não é nessa etapa que estamos desenvolvendo os pormenores de uma situação e, muitas vezes, podemos ter inspirações a partir de tópicos que não gostamos antes, permitindo a criação de novas possibilidades.
Tudo pode ser um começo e você só vai saber quais possibilidades descartar com o andamento do projeto. Permita-se pensar livremente.
4. Descanse
Por fim, a sugestão mais importante: descanse.
O bloqueio criativo pode ter muitas origens e não cabe a mim discutir sintomas, motivos ou qualquer coisa do tipo. Mas se tem uma coisa que eu posso pedir para você é isso. Descanse.
Tirar uma pequena pausa ou até tentar afastar a mente é um passo importante para a nossa melhora. Sempre dedique um tempo para a sua saúde.
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As Crianças, Seus Desafios e Suas Forças
Por Paulo ‘Kastas’ Taransinschi
Quando éramos crianças, facilmente entrávamos no mundo da fantasia a qualquer momento. Quase que como se uma magia se passasse ao seu lado, tudo poderia se transformar em um mundo característico de contos de fada. Independente de qual fosse a sua referência, seria completamente aceitável mesclar os melhores filmes, livros e as histórias infantis. Mas, em determinado momento, ao conhecermos as responsabilidades da vida adulta, isso se quebrou.
Um adulto – principalmente jogadores de RPG – tem uma facilidade maior em reconhecer tal fascínio nas crianças, trazendo uma sensação nostálgica. Isto porque há uma grande parte de nós, imagino eu, que ainda reconhece o poder da imaginação infantil. Pois esses resquícios de memória são, provavelmente, lapsos de memória de nossos tempos de escolhidos em Dreimur. Não obstante, as crianças que existem dentro de nós ainda sentem a magia daquele mundo. Desperte a criança que adormece em seu âmago, pois voltaremos a falar do mundo de Dreimur.
Crianças, Adolescentes e Jovens
Os Escolhidos são sempre crianças. Isso ocorre em razão de sua inocência, facilidade em acreditar em magia e seu espírito criativo. Mas há adultos em Dreimur também, no entanto, eles já devem ter perdido muito de sua conexão com este mundo. Neste Reino Mágico, essa ligação é chamada de Afinidade, sendo essa uma nova característica do jogo. É por meio dela que as crianças se tornam poderosas.
Uma criança começará o jogo com a nova característica Afinidade em d8, um adolescente, com d6 e o Jovem, com d4. No entanto, há formas de equilibrar a falta da conexão, afinal, o Jovem receberá 5 pontos para atributos e 12 para perícias, enquanto em comparação, a criança recebe 3 pontos para atributos e 10 para perícias.
As novas Complicações
Apesar de ser um Reino Mágico, você continuará tendo problemas em Dreimur, talvez, até diferentes dos que tem em nosso mundo. Afinidade Fraca, Apegado a Dreimur, Feiticeiro, Tansformação, são exemplos de Complicações novas. Algumas delas associadas ao Reino Mágico, outras puramente relacionadas à magia. São formas de compreender o quanto este novo mundo pode ser perigoso, tão justamente por ser atrativo.
Outras complicações ainda terão consequências em um mundo para além de Dreimur, essão são: Asma, Família Desajustada, Inocente, Pessoa Importante, Somente em um Mundo e Vítima de Bullying. Todas essas acabam afetando o Escolhido como um todo, algumas, mais em um mundo do que no outro.
As novas Vantagens
Naturalmente, as crianças terão, também, facilidades. As novas Vantagens podem ser divididas de forma semelhante. As que afetam o Escolhido magicamente estão associadas a Afinidade Mágica, Alquimista, Amigo Invisível, Domador e Forma Onírica. Seu personagem pode vivenciar sua Afinidade de formas diferentes, sendo a magia uma forma real, ou vivida de um plano onírico, por exemplo.
Quanto as vantagens que se refletem em ambos mundos, percebemos que Artista, Defensor, Escoteiro, Grande para sua Idade, Imaginação Forte, Incentivador, Lutador Improvisador Pequeno Habilidoso, Protegido, Reputação, Rosto Comum e Treinado para Defesa, pode ser vantagens de combate ou apenas ofertarem efeitos narrativos interessantes. Seja lá como for o seu Escolhido, há escolhas diferentes para promover a personalização característica do sistema de Savage Worlds.
A Amizade
Outro ponto passível de uma significativa pausa é a mecânica da Força da Amizade. No Reino Mágico Debaixo da Cama, o Bene pode ser dividido com seus amigos. Seja para um teste simples de Espírito, ou em uma cena dramática, o Bene pode ser emprestado, talvez como uma forma de dizer que o Escolhido entrega com verdadeira força e potência, um tanto de sua fé em seus companheiros.
Dessa forma, um personagem pode queimar um de seus Benes diários para que um aliado refaça uma rolagem de dado, de acordo com as mecânicas de Savage Worlds. E assim, uma vez mais, a Força da Amizade pode mudar completamente a maré de uma cena, e criar experiências memoráveis de superação, colaboração e força.
Um bestiário e problemas novos
Oníricos não precisam sempre ser inimigos dos Escolhidos, mas eles podem estar a serviço das Bruxas, e, assim, querer que os Humanos retornem para a Terra. Em Dreimur há uma variedade de inimigos, como Aglóliko (criaturas de gelo), as Dríades, Minotauros, Goblins e etc. Importante ressaltar que a maioria das Bruxas são Elfos, que, por algum motivo ainda não sabido, tem dificuldades severas em lidar com humanos.
Existem, claro, outros oníricos que não necessariamente estão interessados em banir os Escolhidos, talvez criaturas como os Amestif (cachorros do tamanho de ursos), a(s) Fênix ou Ratatosk. Afinal, com que criatura você se aliaria para salvar Dreimur? Como a criança que existe dentro de você lidaria com os conflitos deste Reino Mágico? Para saber essa resposta, só há uma opção: Durma e viaje para Dreimur, Escolhido, um mundo fantástico te aguarda.
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Os Povos e os Escolhidos de Dreimur
Inicialmente, quando ouvimos falar sobre o Reino Mágico Debaixo da Cama pensamos em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Ao menos foi a primeira mensagem que me veio aos pensamentos, imediatamente. Todas as nossas referências se agarram aos novos mundos que nos chegam, como uma forma de criar pontos de resgate em nossa memória. No entanto, apesar da breve semelhança, este Reino Mágico é diferente das Crônicas de Nárnia em diversos aspectos.
Ao continuar a primeira leitura, talvez este livro te lembre de A História sem Fim, uma vez que tenha pontos sobre um mundo mágico de alta fantasia que mesmo nossa criatividade tem dificuldade em conceber. Sendo assim, me parece pouco, ainda, usar essa querida referência. Arrisco que este Reino Mágico seja sobre Magia, tanto quanto sobre amizade, propósito, responsabilidade, dever. Embora sejam boas referências, ainda não é sobre isso que tratamos. E o que é o Reino Mágico Debaixo da Cama? Veremos agora.
Dreimur
Este mundo é, definitivamente, um mundo que somente nos sonhos seríamos capazes de conceber. Tenha as melhores referências e sempre exagere ao descrever a magia em Dreimur. Não como se ela fosse um espelho mágico da Terra, use este argumento inversamente; a Terra é uma versão apagada e esquecida, até um exemplo morto do que é Dreimur.
Os humanos, originalmente, estavam em Dreimur, e por este motivo poderiam conhecer sobre este plano Onírico. No entanto, devido a uma confluência de ocasiões, foram expulsos dessas terras, e conduzidos a outro mundo, a nossa Terra. Ainda assim, quando algo abala a realidade deste mundo Onírico, alguns humanos, eleitos pela força do caos, são selecionados para retornarem a Dreimur e proteger a ligação e o equilíbrio entre esses dois planos. Eis aqui os nossos personagens do momento que representam as cartas selvagens: os Escolhidos.
Escolhidos
Os seres mágicos aguardam os escolhidos, mas nem eles, apesar de toda a magia que conhecem, são capazes de antecipar o motivo da estadia ali. Os humanos devem, por si só, descobrir o motivo do desequilíbrio que os leva a Dreimur, além de conhecer as maravilhas deste plano.
A relação entre os Escolhidos – que são sempre Humanos, no Reino Mágico – e os Oníricos pode ser variável, mas costumeiramente é boa. Isto porque os seres desse mundo compreendem o papel dos Escolhidos, e, pela manutenção de seu mundo, podem ajudá-los a resolver os conflitos apresentados. Entretanto, todos os Escolhidos que visitam essas terras pela primeira vez, estão descobrindo o quanto este Reino é potente e diversificado. A Magia é, de certa forma, imprevisível.
Inimigos dos Escolhidos
Nem todo o povo Onírico, como eu disse, se sente feliz com a chegada de Humanos neste mundo mágico. Alguns deles se queixam do posto de “Escolhido” – com toda pompa – ser dado aos Humanos. Estas criaturas, supostamente invejosas, são as Bruxas. É claro que não estamos abordando aqui as Bruxas dos nossos contos de fadas, afinal, as Bruxas de Dreimur são ainda piores!
Como se não fosse o suficiente, ter Bruxas poderosas aguardando para colocar os Escolhidos à prova, elas podem ter se amigado, ou até criado, outros Monstros! Alguns Oníricos, inclusive, se queixam de que os Monstros sejam chamados, também, de criaturas Oníricas. Não importa como você vá enxergar os nomes, são todos habitantes deste mundo e magia e sonhos, e todos os inimigos dos Escolhidos devem ser enfrentados com sabedoria e discernimento.
O Mundo Mágico
Existe muito mais sobre Dreimur que poderíamos falar. Cada lugar guarda em si uma maravilha que aqui poderia continuamente ser descrita. Pois os Escolhidos terão a oportunidade de visitar tais lugares, como o Castelo das Estações, que muda, de acordo com cada estação mágicamente. É aqui que os Escolhidos serão recebidos.
O Palácio dos Sonhos, um local onde os sonhos humanos ficam guardados e a Torre Imaginária tem pontos em comum; podemos nos esforçar para imaginar tais ambientes. Se quiser saber da história deste povo, poderá visitar o Concílio das Páginas, lá, os próprios livros te contarão a história, e sim, verbalmente, até porque eles adoram falar. Ouse tentar conhecer a Fortaleza da Mãe-Dragão, O Reino Submerso do Verão, O Labirinto do Outono, A Montanha Gelada do Inverno ou A Floresta Caminhante da Primavera
Se estiver faltando algo…
Sim, eu disse sobre as nossas mais profundas referências desde a infância e apostei de que Dreimur era mais do que sobre Magia. Os Escolhidos e suas responsabilidades, os maravilhosos Povos deste Reino Mágico e os mais simbólicos e arquitetônicos lugares, bem como de seus inimigos… Mas, e sobre Afinidade, amizade e tudo o que torna este universo único e potente, para além da magia?
Bem, para isso, peço que continuem esta visita a Dreimur comigo, pois agora que apresentei este universo, sugiro que olhem para si mesmos, lá para onde reside a criança interior de cada um de vocês. É lá que a segunda parte de nossa jornada se inicia, em nosso próximo texto.
O Reino Mágico Debaixo da Cama está em financiamento coletivo! Faça parte desse projeto em até 12x sem juros na nossa loja! bit.ly/REINO-MAGICO
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Reino Mágico Debaixo da Cama: O Projeto
Na próxima quinta, dia 12/10, às 15hs, se inicia o Financiamento de O Reino Mágico Debaixo da Cama, mais novo cenário de Savage Worlds 100% nacional. Junto com ele temos a volta do Savage Worlds Edição Aventura Revisado*.
*Com as erratas da pinnacle aplicadas.
Então, vamos falar um pouco do projeto e apresentar as recompensas.
Componentes
O Reino Mágico Debaixo da Cama é um livro de tamanho 15×22, papel couchê 115g. Começando o Financiamento com capa brochura e 120 páginas com miolo colorido (artes Preto e Branco), mas nossas metas extras de qualidade podem transformá-lo em um livro com capa dura e artes coloridas e também expandir seu material interno e aumentar a quantidade de páginas!
Além do livro, teremos 5 cartas de Aventura exclusivas para O Reino Mágico, 20 benes em punchboard, d6 selvagem (a face do 6 com um símbolo especial) e 6 cartas de arquétipos. E isso é só o princípio!
A entrega do material físico está prevista para Abril de 2024. Porém você receberá o livro digital assim que seu apoio for confirmado! Demais materiais digitais liberados durante o projeto serão liberados até Abril de 2024.
Recompensas
Escolhido 79,90
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Livro Impresso + pdf
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Metas Extras de Qualidade
Selvagem 129,90
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SWADE Revisado: Livro Impresso + pdf
Escolhido Selvagem 199,90
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SWADE Revisado: Livro Impresso + pdf
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Livro Impresso + pdf
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Metas Extras de Qualidade
Predestinado 159,90 (Dia 1) / 179,90
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Livro Impresso + pdf
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5 Cartas de Aventura
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6 Arquétipos
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20 Benes em punchboard
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1 dado de seis faces temáticos (exclusivo para o dia 1)
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Todas as Metas Extras
Predestinado Selvagem 269,90 (Dia 1) / 299,90
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SWADE Revisado: Livro Impresso + pdf
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Coleção Reino Mágico contendo:
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Livro Impresso + pdf
-
5 Cartas de Aventura
-
6 Arquétipos
-
20 Benes em punchboard
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1 aventura em pdf
-
1 dado de seis faces temáticos (exclusivo para o dia 1)
-
Todas as Metas Extras
Onírico 349,99 (Dia 1) / 399,99
-
Livro Impresso + pdf
-
5 Cartas de Aventura
-
6 Arquétipos
-
20 Benes em punchboard
-
1 aventura em pdf
-
1 dado de seis faces temáticos (exclusivo para o dia 1)
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Um dos arquétipo será baseado em uma foto enviada por você (sua, de quando criança, ou de seu filho etc).*
-
Todas as Metas Extras
* Esta recompensa inicialmente é limitada a 6 unidades, porém, mais serão liberadas conforme metas que adicionam mais arquétipos sejam batidas.
Rainha de Dreimur 599,99 (Dia 1) / 624,99
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SWADE CAIXA DE COLECIONADOR + pdf swade
Coleção Reino Mágico contendo:
-
Livro Impresso + pdf
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5 Cartas de Aventura
-
6 Arquétipos
-
20 Benes em punchboard
-
1 aventura em pdf
-
5 dados de seis faces temáticos (exclusivo para o dia 1)
-
Todas as Metas Extras
Conexão com Dreimur 39,90
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Módulo Foundry de O Reino Máximo Debaixo da Cama
Metas Extras
Quantos mais escolhidos se juntarem a nossa viagem a Dreimur, mais material teremos para nossa aventura!
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24k- Bem-vindos à Dreimur: O projeto é bem-sucedido!
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25k- + Bestiário*: O Bestiário será ampliado com mais criaturas. (meta de qualidade).
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26k- Capa Dura: O livro passa a ter capa dura. (meta de qualidade).
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27k- + Cenário*: O Capítulo de Cenário será ampliado. (meta de qualidade).
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28k- + Cores: As imagens de abertura de capítulo serão coloridas. (meta de qualidade).
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29k- + Aventuras*: Ampliaremos o Gerador de Aventuras. (meta de qualidade).
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30k- + Cores 2: As artes internas passam a ser todas coloridas. (meta de qualidade).
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E mais…
*As metas extras marcadas representam adição de material ao livro básico, aumentando assim a quantidade de páginas do mesmo, sendo aplicada para rodos os financiadores.
Lembramos que o Financiamento Coletivo será pela loja da RetroPunk com a possibilidade de parcelar em até 12x sem juros (parcela mínima de 10,00) e que, ao apoiar, você recebe o pdf do livro básico assim que for confirmado seu pagamento.
Inspirações da Mídia
Por Leandro Jardim
Vaesen – Roleplaying de terror nórdico com muito mistério e aventura, é um RPG do autor Nils Hintze e baseado no Vaesen: Spirits and Monsters of Scandinavian Folklore, trabalho do ilustrador e autor sueco Johan Egerkrans.
No cinema o folclore e a mitologia nórdica é normalmente retratado envolvendo vikings, mas existem muitos filmes que mostram a cultura dos monstros e seres mitológicos regionais e é claro que o Troll é a criatura mais comum.
Abaixo você verá uma lista de filmes para você mestre e jogador poderem se inspirarem e entrarem mais nesse mundo de mistérios e horror.
Dicas de filmes para Inspiração
Os Nibelungos – A Morte de Siegfried (1924)
De nome original Die Nibelungen, é um filme mudo alemão de fantasia, dividido em duas partes (Die Nibelungen: Siegfried, a primeira parte e Die Nibelungen: Kriemhild’s Revenge, a segunda), dirigido por Fritz Lang e sua então esposa Thea von Harbou, infelizmente Adolf Hitler apropriou-se do poema épico germânico Nibelungenlied (Canção dos Nibelungos), e um dos objetivos do filme era de levantar a moral germânica depois do fim da Primeira Guerra Mundial, mas apesar disso é uma inacreditável obra de fantasia.
Siegfried combate um dragão em escala real, descobre um tesouro numa caverna guardada por anões, atravessa a cavalo um mar de fogo, combate uma guerreira Valquíria usando um artefato que lhe deixa invisível e assim vai, sendo um herói perfeito e imbatível. O filme, apesar de mudo, tem muitas referências de mitologias e folclores nórdicos.
Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=ZywLA1BpYhc
Valhala (1986)
Um filme de animação dinamarquesa, lançado pela Metronome, de direção de Peter Madsen e Jeffrey J. Varab, baseado nos volumes um, quatro e cinco da série de quadrinhos de mesmo nome, que são baseadas nos contos escandinavos da mitologia nórdica.
O enredo se passa em Midgard com a visita de Thor e Loki visitando as crianças Tjalfe e Røskva, e a partir das tramoias de Loki aventuras e desventuras se iniciam, acompanhadas pela estranha criatura Quark, que os leva a Odin, rei dos deuses, a uma floresta lúdica e à terra dos gigantes.
Trailer original: https://www.youtube.com/watch?v=XwAGt9dvZdo
Trollhunter (2010)
Também conhecido como – Norwegian: Trolljegeren; UK: Troll Hunter; Canada: The Troll Hunter; é um filme norueguês de fantasia sombria onde um grupo de jovens que se depara com o único caçador de trolls da Noruega, que eles até então acreditavam que era um caçador furtivo de ursos e queriam fazer um documentário.
Filme interessante que visa parecer um documentário mesmo e pois possui muitas referências à cultura norueguesa e aos contos populares noruegueses, como O menino que comeu com um troll, O Rei da Montanha, Three Billy Goats Gruff e sobre os diferentes tipos de trolls. Escrito e dirigido por André Øvredal e possui um ator conhecido, Otto Jespersen.
Site oficial: https://www.magnetreleasing.com/trollhunter/
Thale (2012)
Conhecido no Brasil como Thale – Ela veio da floresta, é um filme de terror sobrenatural norueguês dirigido e escrito por Aleksander L. Nordaas.
Dois amigos administram uma pequena empresa de limpeza de cenas de crime e são contratados para limpar após uma morte, quando descobrem escondida em um porão uma criatura humanóide feminina com rabo de vaca que parece incapaz de falar nossa língua, eles a chamam de Thale. Reproduzindo uma fita deixada pelo captor da criatura, os amigos ficam sabendo de sua vida em cativeiro e que ela foi objeto de experimentos médicos.
O filme é barato, mas elogiado pela cinematografia se passando nas belas e misteriosas florestas da Noruega, mas o mais importante do filme é o uso do folclore norueguês, especificamente o huldra, um tipo de criatura que habita a floresta, que lembram os sátiros de certa forma.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ElBJTweh_T4
O Troll da Montanha (2022)
Filme norueguês de Roar Uthaug com estrelado por Ine Marie Wilmann, Kim Falck, Mads Sjøgård Pettersen, Gard B. Eidsvold, Pål Richard Lunderby e Eric Vorenholt.
A personagem Nora Tidemann, é paleontóloga e está escavando fósseis na costa oeste, ela ouvia histórias contadas pelo pai sobre a mitologia local e seus contos de fada, ele a incentiva a acreditar nas velhas histórias sobre trolls. Na atualidade um enorme túnel é escavado para que uma ferrovia passe pelas montanhas Dovre, no centro da Noruega, mas suas explosões despertam algo grande.
O filme aborda as crenças mitológicas locais relacionadas aos Trolls e há até uma breve história que mostra que a cristianização da Noruega e o que foi que aconteceu originalmente com os trolls, quando eles foram caçados impiedosamente.
Está na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81245455
Outros filmes recomendados:
Vittra (2012)
Conhecido também como Wither, é um filme sueco de terror de baixo orçamento, produzido pela Stockholm Syndrome Film. Os Vittra são um povo mítico dentro do folclore da cultura nórdica.
The Ritual (2017)
Filme de terror britânico dirigido por David Bruckner, o filme envolve os Jotuns da mitologia germano-escandinava.
Draug (2018)
Filme de terror dirigido por Karin Engman e Klas Persson. O roteiro foi escrito por Klas Persson e Per-Olov Jansson. Um soldado sueco é enviado para investigar o desaparecimento de um grupo de soldados na Noruega do século XVII. Acredita-se que os soldados tenham sido mortos por uma criatura folclórica conhecida como Draug, que supostamente assombra o deserto norueguês e todas as suas ações são baseadas nos contos tradicionais.
Midsommar (2019)
Filme de terror dirigido por Ari Aster, que também escreveu o roteiro. Explora o conceito de paganismo nórdico e suas raízes no folclore sueco.
Além de filmes e séries que falam ou citam criaturas que lembram ou são Vaesen e podem dar ótimas ideias para aventuras e tramas no cenário.
Eu escrevi esse artigo ouvindo de fundo a banda Of Monsters and Men. Boas inspirações e bons jogos!
Aproveite que Vaesen já é uma realidade no Brasil e adquira aqui na Retropunk!!!
https://retropunk.com.br/loja/financiamento-coletivo-RP/708-vaesen-brasil.html
Inspirações Literárias
Por Leandro Jardim
Histórias tradicionais da Suécia, Noruega, Dinamarca, Islândia, Finlândia e da Groenlândia, são muito ricas e variadas, algumas são bem conhecidas, mas há muitos “contos de fadas” regionais, alguns bem sombrios e interessantes e outros que servem de lições e aprendizados.
O povo escandinavo tem um rico conjunto de tradições e histórias, que remontam à era dos vikings, da Noruega à Dinamarca, há uma série de contos incríveis sobre fadas, duendes e outras diversas criaturas e seres míticos.
Entre crianças e adultos, as histórias do folclore escandinavo são uma parte amada da cultura e é algo que muitas famílias apreciam.
Enquanto algumas das criaturas escandinavas que aparecem nessas histórias são boas, outras são muito mais assustadoras – representando as forças do mal.
Nas histórias mais antigas, alguns monstros escandinavos tinham a intenção de assustar as crianças para que se comportassem ou lhe ensinarem algo.
Atualmente o livro mais recomendado sobre esse folclore é o Vaesen: Spirits and Monsters of Scandinavian Folklore por Johan Egerkrans o qual inspirou o próprio RPG Vaesen, e Vaesen significa criatura em dinamarquês.
Abaixo alguns livros e o link de onde encontrá-los.
THE COMPLETE AND ORIGINAL NORWEGIAN FOLKTALES OF ASBJØRNSEN AND MOE
https://www.amazon.com/Complete-Original-Norwegian-Folktales-Asbj%C3%B8rnsen/dp/1517905680
Livro de Peter Christen Asbjørnsen e Jørgen Moe que são considerados uma espécie de versão norueguesa dos Irmãos Grimm, eles coletavam histórias de seus vizinhos em aldeias por todo o país e seus contos e histórias começaram a aparecer na Noruega em 1841. Esta versão inclui notas informativas dos autores sobre o significado e importância dos contos, bem como informações sobre como eles coletaram os contos. Possuem diversas versões de leitura, incluindo Kindle.
NORDIC TALES: FOLKTALES FROM NORWAY, SWEDEN, FINLAND, ICELAND, AND DENMARK (NORDIC FOLKLORE AND STORIES, ILLUSTRATED NORDIC BOOK FOR TEENS AND ADULTS)
https://www.amazon.com/dp/1452174474/
Um livro grande com 16 contos folclóricos nórdicos tradicionais totalmente ilustrado, ele é econtrado em diversos formatos, livro físico, kindle e audiolivro, ele é muito elogiado tanto por historiadores como por leitores devido as ótimas ilustrações e contos. Ele faz parte da série de livros chamada Tales que tem outros livros de contos.
AN ILLUSTRATED TREASURY OF SWEDISH FOLK AND FAIRY TALES
https://www.amazon.com/Illustrated-Treasury-Swedish-Fairy-Tales/dp/1782505938
Esta é uma coleção de contos folclóricos escritos por vários autores suecos, incluindo Elsa Beskow e Anna Wahlenberg. As ilustrações são do renomado John Bauer e são consideradas extremamente atraentes, que inclusive inspiraram Jim Henson, Frank Oz e Neil Gaiman.
SWEDISH FAIRY TALES
https://www.amazon.com/-/pt/dp/1634501926/
Coleção de 21 contos, ricamente ilustrados por John Bauer, contem alguns contos famosos como The Seven Wishes, The Trolls and the Youngest Tomte, The Changelings Leap the Elk and Little Princess Cottongrass, The Queen.
THE TOMTEN AND THE FOX
https://www.amazon.com.br/Tomten-Fox-Astrid-Lindgren/dp/0698115929
Livros de Astrid Lindgren, o primeiro ilustrado por Harald Wiberg. Esses livros são baseados em poemas de Viktor Rydberg e Karl-Erik Forsslund, e contam a história de Tomten, que cuida dos animais da fazenda à noite no inverno, desejando-lhes boa noite e certificando-se de que sejam alimentados, ele é uma criatura mitológica escandinava e se seus filhos são desencorajados por todos os trolls vulgares. Nunca um humano viu Tomten, as pessoas só sabem que ele está lá. Às vezes as pessoas só encontram suas pequenas pegadas na neve. Tomten também visita as crianças, que sempre gostariam de vê-lo, no entanto, eles estão sempre dormindo quando Tomten chega, então mesmo não o vendo, mas sob sua presença sonham com ele.
No segundo livro, a raposa Mickel está faminta e não encontra comida há muito tempo. Na véspera de Natal, ela encontra uma fazenda na floresta e vai ao galinheiro querendo comer uma galinha, no entanto, ela é parada por Tomten, que sabe muito bem o que fazer de forma amistosa. Em 2007, foi feito um filme alemão em animação de stop motion, Tummetott and the Fox.
Outra adaptação cinematográfica norueguesa foi feita em 2019, com 9 minutos de duração, chamada Reven og Nissen.
NAIL SOUP
https://www.amazon.com/gp/product/1847800297
É a versão sueca do conhecido conto popular “Stone Soup”. Nesta história, um viajante cansado para na casa de uma mulher para descansar. Ela reluta em oferecer a ele um lugar para dormir, mas suas habilidades de conversa e persuasão a conquistam e ela se vê fornecendo os ingredientes para uma sopa feita de prego. História incrível com uma surpreendente reviravolta no final quando o viajante sai, pensando que ele enganou uma mulher tola fazendo-a acreditar que ele fez a sopa com um prego!, mas sua declaração final indica que ela sabia o que estava acontecendo o tempo todo. O leitor entenderá a mulher e descobrirá o valor da amizade, uma grande lição. Quem sabe a mulher ou o viajante sejam um Vaesen!
Para finalizar eu vou deixar o blog de uma amiga querida Paola Giometti, que mora em Tromsø, Noruega e além de autora de diversos livros ela estuda mitologia e magia nórdica e escreve sobre a cultura Sámi ou Povo Latão, povo que conhece antigos contos e folclores locais e há informações interessantes nos links abaixo:
https://paolagiometti.com.br/
https://paolagiometti.com.br/noticias/
Divirta-se com VAESEN RPG!
Vaesen RPG continua em financiamento e já batemos várias metas extras! Apoie em bit.ly/VAESEN-BRASIL
Crystal Heart para Savage Worlds chega ao Brasil pela Odyssey Publicações
Por Leandro Jardim
“Em um mundo onde os corações das pessoas são feitos de pedra, jogue como agentes da misteriosa organização Syn e vasculhe o mundo em busca de cristais, relíquias poderosas de uma era passada. Agentes da Syn substituem seus corações por Cristais, que concedem poderes incríveis… mas também afetam a personalidade do portador de maneiras imprevisíveis. Torne-se um Agente de Syn, substitua seu coração por um Cristal e ganhe superpoderes! E também perder a cabeça, mas só um pouquinho.”
Com imagens inspiradas em animes, o cenário Crystal Heart foi desenvolvido em quadrinhos (webcomics) enquanto os personagens o jogavam. Agora você também pode se tornar um Agente da Syn, explorar ruínas antigas, viver incríveis aventuras e caçar cristais poderosos, tudo isso usando o renomado sistema Savage Worlds!
Prepare-se para a emocionante jornada ao mundo dos Cristais!
A editora Odyssey Publicações está trazendo em Financiamento Coletivo pelo Catarse o cenário de Crystal Heart que começa dia 15/09, venha conhecer poderes épicos, aventuras incríveis e uma história que vai prender você!
Desde a sua criação, há cerca de 30 anos, a Syn tem treinado Agentes na arte de “ser um tipo aventureiro”. Embora o aspecto teórico deste treinamento tenha sido refinado com perfeição – dando a eles tudo o que precisam saber, mantendo todas as informações sobre [REMOVIDO] fora de suas mentes curiosas – o aspecto prático do treinamento ainda requer alguns ajustes, já que apenas dois terços dos Agentes passam do primeiro ano no campo.
Somente os mais bravos Agentes sobrevivem e progridem nas incríveis e perigosas aventuras de Crystal Heart! Uma aventura típica de Crystal Heart começa com os Agentes chegando a um novo local, enviados pela agência Syn para perseguir rumores de atividade de Cristal. Eles podem enfrentar perigos naturais, moradores furiosos, rivais astutos, poços cheios de cobras venenosas ou armadilhas mortais. Além do mais, qualquer um deles pode ser corrompido pelo poder do Cristal, manifestando-se incontrolavelmente e distorcendo seu ambiente. Tudo pode acontecer numa aventura de Crystal Heart!
O cenário de Crystal Heart
Crystal Heart é um cenário para o popular RPG Savage Worlds. É baseado no enredo de uma webcomic, que existe há vários anos. Os autores se divertiram muito com isso, e agora você também pode!
No mundo de Crystal Heart, os corações das pessoas são literalmente feitos de pedra. Algumas pessoas – principalmente os personagens dos jogadores – podem substituir seus corações por Cristais antigos, que concedem superpoderes… mas também mudam suas personalidades. Inúmeros Cristais ainda esperam para serem descobertos nas Cinco Terras – lá vamos nós, para a aventura!
Em seu financiamento original teve sucesso em menos de 24 horas. Se você adora anime, superpoderes e um toque de fantasia, este é o cenário perfeito para você. Os Agentes da misteriosa organização Syn estão prontos para explorar ruínas antigas e caçar os Cristais poderosos.
O Financiamento Coletivo
O livro básico será impresso no formato (16 cm x 23 cm), com 216 páginas coloridas em papel Couché 115g, nos níveis de recompensa Agente Veterano e Agente Heróico a capa será em brochura, no nível Agente Lendário será capa dura.
Também no nível Lendário terá impresso o Compêndio Vivendo com a Syn + suplemento Muitos Corações + uma aventura em um único livro (Brochura).
No Livro Básico do Crystal Heart você encontrará:
⦁ Regras para usar e abusar dos Cristais
⦁ Dezenas de Cristais para seus jogadores encontrarem
⦁ Diretrizes para criar novos Cristais
⦁ Tudo o que você deve saber sobre a Syn (e algumas que você deveria)
⦁ Detalhes completos sobre cada uma das Cinco Terras
⦁ Uma campanha completa com 8 aventuras
⦁ Adversários dignos de seu antagonismo, sejam humanos, animais ou tocados pelo cristal
⦁ E todas as Vantagens, Complicações, armas e regras do cenário necessárias para que a experiência em Crystal Heart seja mais legal possível
No Compêndio Vivendo com a Syn você encontrará:
⦁ Novas possibilidades para a criação de personagens, incluindo funções dentro do grupo e um conjunto de tabelas para montagem de treinamento que ajuda a criar histórias de fundo incríveis.
⦁ Novas Regras de Ambientação para lidar com Cristais, incluindo uma regra alternativa que exige que um agente sincronize com seu Cristal antes de poder usá-lo totalmente.
⦁ Muitos sistemas alternativos para Requisição, como mudar para níveis de suprimentos mais abstratos. Também sugere coisas novas para comprar, como serviços especiais e itens consumíveis.
⦁ Uma lista completa de sugestões e conceitos para grupos que colocam mais ênfase em fazer parte de uma organização maior, e a Syn em particular.
⦁ Alguns Contos Selvagens que não tiveram espaço no livro básico.
⦁ Os Apêndices apresentam oito Agentes Novatos prontos para uso, criados por alguns dos colaboradores da campanha de Crystal Heart no Kickstarter, bem como cinco novos treinadores para serem usados como supervisores ou mentores.
No Suplemento Muitos Corações você encontrará:
⦁ Apresenta dez novos cristais para uso em suas aventuras de Crystal Heart. Embora você possa decidir por qualquer um dos novos Cristais que já estão disponíveis no Repositório da Syn, recomendamos não fazê-lo, a menos que tenha um contexto interessante em mente, pois encontrar cristais na natureza é mais divertido.
E ainda tem:
⦁ o Handout para jogadores
⦁ o Guia do Jogador
⦁ Tokens para VTT
⦁ Metas extras: Cartas de Ação, Cartas de Aventuras, Miniaturas Imprimíveis e 3 aventuras
Prepare-se para emocionantes aventuras nesse novo mundo!
Links da Odyssey Publicações:
https://campsite.bio/odysseypub
Financiamento Coletivo:
https://www.catarse.me/crystal_heart
Você vai precisar do Módulo Básico do Savage Worlds Edição Aventura encontrado na Loja da Retropunk:
https://retropunk.com.br/loja/685-savage-worlds-edicao-aventura-revisado-pdf.html
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