Por Leandro Jardim

Vaesen – Roleplaying de terror nórdico com muito mistério e aventura, é um RPG do autor Nils Hintze e baseado no Vaesen: Spirits and Monsters of Scandinavian Folklore, trabalho do ilustrador e autor sueco Johan Egerkrans.
No cinema o folclore e a mitologia nórdica é normalmente retratado envolvendo vikings, mas existem muitos filmes que mostram a cultura dos monstros e seres mitológicos regionais e é claro que o Troll é a criatura mais comum.
Abaixo você verá uma lista de filmes para você mestre e jogador poderem se inspirarem e entrarem mais nesse mundo de mistérios e horror.
Dicas de filmes para Inspiração
Os Nibelungos – A Morte de Siegfried (1924)
De nome original Die Nibelungen, é um filme mudo alemão de fantasia, dividido em duas partes (Die Nibelungen: Siegfried, a primeira parte e Die Nibelungen: Kriemhild’s Revenge, a segunda), dirigido por Fritz Lang e sua então esposa Thea von Harbou, infelizmente Adolf Hitler apropriou-se do poema épico germânico Nibelungenlied (Canção dos Nibelungos), e um dos objetivos do filme era de levantar a moral germânica depois do fim da Primeira Guerra Mundial, mas apesar disso é uma inacreditável obra de fantasia.
Siegfried combate um dragão em escala real, descobre um tesouro numa caverna guardada por anões, atravessa a cavalo um mar de fogo, combate uma guerreira Valquíria usando um artefato que lhe deixa invisível e assim vai, sendo um herói perfeito e imbatível. O filme, apesar de mudo, tem muitas referências de mitologias e folclores nórdicos.
Filme completo: https://www.youtube.com/watch?v=ZywLA1BpYhc
Valhala (1986)
Um filme de animação dinamarquesa, lançado pela Metronome, de direção de Peter Madsen e Jeffrey J. Varab, baseado nos volumes um, quatro e cinco da série de quadrinhos de mesmo nome, que são baseadas nos contos escandinavos da mitologia nórdica.
O enredo se passa em Midgard com a visita de Thor e Loki visitando as crianças Tjalfe e Røskva, e a partir das tramoias de Loki aventuras e desventuras se iniciam, acompanhadas pela estranha criatura Quark, que os leva a Odin, rei dos deuses, a uma floresta lúdica e à terra dos gigantes.
Trailer original: https://www.youtube.com/watch?v=XwAGt9dvZdo
Trollhunter (2010)
Também conhecido como – Norwegian: Trolljegeren; UK: Troll Hunter; Canada: The Troll Hunter; é um filme norueguês de fantasia sombria onde um grupo de jovens que se depara com o único caçador de trolls da Noruega, que eles até então acreditavam que era um caçador furtivo de ursos e queriam fazer um documentário.
Filme interessante que visa parecer um documentário mesmo e pois possui muitas referências à cultura norueguesa e aos contos populares noruegueses, como O menino que comeu com um troll, O Rei da Montanha, Three Billy Goats Gruff e sobre os diferentes tipos de trolls. Escrito e dirigido por André Øvredal e possui um ator conhecido, Otto Jespersen.
Site oficial: https://www.magnetreleasing.com/trollhunter/
Thale (2012)
Conhecido no Brasil como Thale – Ela veio da floresta, é um filme de terror sobrenatural norueguês dirigido e escrito por Aleksander L. Nordaas. 
Dois amigos administram uma pequena empresa de limpeza de cenas de crime e são contratados para limpar após uma morte, quando descobrem escondida em um porão uma criatura humanóide feminina com rabo de vaca que parece incapaz de falar nossa língua, eles a chamam de Thale. Reproduzindo uma fita deixada pelo captor da criatura, os amigos ficam sabendo de sua vida em cativeiro e que ela foi objeto de experimentos médicos.
O filme é barato, mas elogiado pela cinematografia se passando nas belas e misteriosas florestas da Noruega, mas o mais importante do filme é o uso do folclore norueguês, especificamente o huldra, um tipo de criatura que habita a floresta, que lembram os sátiros de certa forma.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=ElBJTweh_T4
O Troll da Montanha (2022)
Filme norueguês de Roar Uthaug com estrelado por Ine Marie Wilmann, Kim Falck, Mads Sjøgård Pettersen, Gard B. Eidsvold, Pål Richard Lunderby e Eric Vorenholt.
A personagem Nora Tidemann, é paleontóloga e está escavando fósseis na costa oeste, ela ouvia histórias contadas pelo pai sobre a mitologia local e seus contos de fada, ele a incentiva a acreditar nas velhas histórias sobre trolls. Na atualidade um enorme túnel é escavado para que uma ferrovia passe pelas montanhas Dovre, no centro da Noruega, mas suas explosões despertam algo grande.
O filme aborda as crenças mitológicas locais relacionadas aos Trolls e há até uma breve história que mostra que a cristianização da Noruega e o que foi que aconteceu originalmente com os trolls, quando eles foram caçados impiedosamente.
Está na Netflix: https://www.netflix.com/br/title/81245455
Outros filmes recomendados:
Vittra (2012)
Conhecido também como Wither, é um filme sueco de terror de baixo orçamento, produzido pela Stockholm Syndrome Film. Os Vittra são um povo mítico dentro do folclore da cultura nórdica.
The Ritual (2017)
Filme de terror britânico dirigido por David Bruckner, o filme envolve os Jotuns da mitologia germano-escandinava.
Draug (2018)
Filme de terror dirigido por Karin Engman e Klas Persson. O roteiro foi escrito por Klas Persson e Per-Olov Jansson. Um soldado sueco é enviado para investigar o desaparecimento de um grupo de soldados na Noruega do século XVII. Acredita-se que os soldados tenham sido mortos por uma criatura folclórica conhecida como Draug, que supostamente assombra o deserto norueguês e todas as suas ações são baseadas nos contos tradicionais.
Midsommar (2019)
Filme de terror dirigido por Ari Aster, que também escreveu o roteiro. Explora o conceito de paganismo nórdico e suas raízes no folclore sueco.
Além de filmes e séries que falam ou citam criaturas que lembram ou são Vaesen e podem dar ótimas ideias para aventuras e tramas no cenário.
Eu escrevi esse artigo ouvindo de fundo a banda Of Monsters and Men. Boas inspirações e bons jogos!
Aproveite que Vaesen já é uma realidade no Brasil e adquira aqui na Retropunk!!!
https://retropunk.com.br/loja/financiamento-coletivo-RP/708-vaesen-brasil.html