Por Leandro Jardim
Objetos mágicos de todo tipo são comumente encontrados em cenários de RPG, principalmente em fantasias e aqueles de destaque, únicos e poderosos muitas vezes são chamados de Artefatos, mas os realmente Lendários, possuem um nome próprio e seu nome marcado nos contos dos trovadores.
Para enriquecer suas aventuras e campanhas seguem alguns exemplos desses objetos únicos e para serem usados em seus próprios mundos selvagens ou nos cenários clássicos de Savage Worlds.

Objetos das Lendas Arturianas (únicos):

Espada Clarent: a famosa e poderosa espada na pedra, uma vez retirada de lá pelo lendário Rei Arthur, muito confundida com a Excalibur, ela é a espada dos reis dos reis, dizem que aquele que a empunha se conecta à própria terra e tem a benção dos céus como rei de todos. A própria espada parecia ter consciência e sentia se o portador merecia usá-la, assim seus efeitos só afetam aquele que ela escolheu, se alguém indesejado portá-la terá uma penalidade de -1 em rolagens de Lutar e Dano e, cada hora de uso, o indesejado deve fazer um teste de Espírito, se falhar a cravará numa rocha bem sólida. Clarent é considerada perdida para muitos, mas alguns acreditam que freiras ou até sacerdotisas estejam com ela aguardando o grande rei justo e salvador chegar, outros boatos dizem estar numa caverna presa a uma bigorna gigante.
Efeitos: 1 mão, mágica, For+d8+2, PA 2
  Persuadir +2, Conhecimento Batalha +2, Sobrevivência +1, imune a venenos
  Recebe +2 para resistir todos os Desafios de Espírito e perícias de Espírito.
  Recebe a complicação Leal enquanto a usa
 
Espada Excalibur: provavelmente a espada mais famosa de todas, confundida com a espada na pedra em contos modernos, a lâmina foi forjada no bafo do dragão, a bainha é feita de ouro das fadas e foi abençoada por Deus que lançou uma luz do céu sobre ela. Em suas histórias o Rei Arthur foi capaz de partir portões de muralhas ao meio, entre outros grandes feitos. Só os justos podem portá-la, é preciso ter a Complicação Código de Honra ou Heroico para ter o efeito de bônus de Lutar, Absorção e de Arma Pesada. Excalibur é guardada pela própria Senhora do Lago que espera um dia encontrar um cavaleiro ou guerreiro ao qual ela possa confiar a espada sagrada e aceitar o Voto de proteger os 2 Mundos do mal.
Efeitos: 1 mão, mágica, For+d10+2, PA 3, +2 Lutar, Arma Pesada
  Se usada com duas mãos: Dano +2
  Demônios e Infernais recebem dano como se a espada fosse sua Fraqueza.
  Usuário recebe rerrolagem em todos os testes de Absorção
 
Espada Galatine: muito famosa no passado, foi quase esquecida e é confundida com outras espadas, mas ela era conhecida como a espada da lâmina do Sol, a espada da coragem, cortadora de armaduras, ela é irmã de Excalibur tendo uma origem semelhante porém um chama diretamente vinda do Sol que a teria abençoado e deixado sua lâmina com um vermelho prateado. Só os justos podem portá-la, é preciso ter a Complicação Código de Honra para receber o efeito de bônus de Lutar e os efeitos de dano. Como foi esquecida pode estar numa loja qualquer sendo vendida como uma boa espada ou nas mãos de alguém que não pode acessar todos seus efeitos.
Efeitos: 1 mão, mágica, prata densa, For+d10, PA 5, Lutar +2
  Se usada com duas mãos: Dano +2
  Dano +4 em Mortos-vivos, Licantropos e seres com Fraqueza a Fogo ou Sol
 
Lança de Justa Ascalon: Lança de justa matadora de bestas e dragões de São Jorge ou Jorge da Capadócia, foi imortalizada na lenda em que Jorge mata o dragão/demônio. Em alguns contos modernos é retratada como uma grande espada. Sua ponta teria se tornado mais afiada após a morte do Dragão.
Efeitos: Somente montado, mágica, For+d12, PA 4, PA+2 em Investidas, Alcance 2, Lutar +2
  Cavalgar +2 e a Vantagem: Matador de Gigantes
 
Goswhit: o mítico elmo real do Rei Arthur dado a ele por seu pai Uther Pendragon, em algumas lendas teria sido feito de um metal só encontrado no centro da terra e foi forjado por elementais. Ele é importante na história de Arthur, pois representa que Uther aceitou Arthur como seu filho legítimo lhe dando o bem mais precioso de sua família. O elmo é facilmente reconhecido por suas asas de dragão e escamas sem reflexo que parecem absorver a luz. Acredita-se que o Elmo foi levado por seguidores malévolos de Morgana após a morte do Rei Arthur, mas não se sabe se isso é um boato.
Efeitos: Armadura +6 na cabeça, Resistência +1 contra qualquer dano Elemental.
  Intimidar +2 e Raio de Comando x5 para as Vantagens de Comando
  Recebe a Complicação Código de Honra enquanto o usa
 
Escudo Pridwen (azul com um leão dourado): escudo sagrado abençoado por anjos enquanto o Rei Arthur dormia e sonhava com esse evento, ele foi usado contra o Demogorgon, e se perdeu nessa batalha nunca mais sendo encontrado. Uma lenda diz que um duende da floresta o achou e o usa como porta!
Efeitos: Escudo médio, Aparar +3, Cobertura -3, metade do peso
  Resistência +3 contra todo tipo de ataque mágico.
  Resistência Ambiental contra Ácidos e Eletricidade.
 
Anel do Dragão Kilgharrah: esse anel dos contos de Merlin foi criado pelo próprio Dragão mítico Kilgharrah e dado ao primeiro Merlin, assim foi sendo passado de Merlin a Merlin por gerações, segredo que poucos sabem pois Merlin na verdade é um título. O anel parece simples e até de certa forma mal feito, porém o material é nitidamente único e se um mago puder ver, sentirá uma poderosa aura mágica, como é indestrutível pode estar em qualquer lugar, há um boato que uma velha bruxa o pegou e acredita poder invocar e controlar o Dragão adormecido com ele.
Efeitos: Recebe Resistência Ambiental: Fogo/Calor e Frio/Gelo.
  Recebe +4 para Resistir Medo e controles mentais.
  Ignora penalidades de Iluminação em neblina.

Esses objetos lendários podem ser usados em aventura épicas ou contra inimigos chaves, ou quem sabe quem as possui é justamente um vilão ou rival, o importante é se divertir com muita ação selvagem e furiosa, use-os com cautela (ou não) e boa diversão.