Por Yuri Bravos
Aqueles que se devotam aos deuses recebem seu favor. Eles se esforçam por seguir uma vida coerente com os valores dos Divinos, recebendo seus mistérios e ganhando a capacidade de manipular a energia kármica para realizar feitos milagrosos. Eles são os Abençoados.
Os deuses mais adorados em Dere são os Doze Divinos. Doze deuses irmãos que dominam aspectos sempre presentes na vida das pessoas. Justiça, verdade, honra, tempestades, morte, sonhos, matrimônio, artesanato, juventude, fogo, amor, êxtase! Os deuses estão sempre perto da vida comum. As pessoas simples podem viver uma vida inteira sem ver um mago, mas os Abençoados sempre estão lá para benzer suas terras, suas negociações e suas crianças.

Muitos deuses, muitos clérigos

Se você já leu algo sobre The Dark Eye, deve ter notado que um dos pontos fortes do cenário é sua incrível capacidade de ser plural. No quesito religioso, Dere cultua principalmente os Doze Divinos. Cada deus tem seus próprios Abençoados que devem seguir suas Tradições e seus Códigos Morais. Enquanto um Abençoado de Praios nunca deve se esconder, um Abençoado de Peraine deve ter a iniciativa de buscar os necessitados para ajudá-los e assim não desperdiçar os dons recebidos.
Isso já é interessante e rico num primeiro momento, porém ainda é mais! Cada Divino tem os aspectos aos quais estão ligados e seus Abençoados tendem a se aprofundar num aspecto. Isto quer dizer que há Abençoados de Boron que lidam com os mortos, buscando enterrá-los de forma digna e também proteger os jardins de Boron (como são chamados os cemitérios), combatendo mortos-vivos; mas também há Abençoados de Boron que se concentram no aspecto do sono e do sonho, protegendo fiéis de pesadelos e ajudando-os a interpretar seus próprios sonhos.
Assim, os Abençoados são muito diferentes entre si e mesmo aqueles que se devotam ao mesmo deus tem suas peculiaridades. O livro básico inclusive é bem ilustrativo ao mostrar as diferentes formas de vestir de cada um. Um Abençoado de Phex em nada lembra um Abençoado de Rondra.

Bênçãos, Cânticos, Cerimônias e Milagres

Todos os Abençoados dos Doze aprendem doze bênçãos básicas. São poderes limitados, mas executados de imediato. Incluem bênçãos da comida e da bebida, do nascimento e sepultamento, cura e proteção, sabedoria e sorte, entre outros.
Já os Cânticos e Cerimônias diferem em grande parte de acordo com os aspectos do Divino a que se devotam. Somente os Abençoados de Praios podem entoar o Cântico Litúrgico que obrigam o alvo a dizer a verdade, já que Praios é quem domina o aspecto da justiça. O mesmo acontece com Cerimônias, algumas só podem ser feitas por certos Abençoados.
Enquanto Bênçãos são poderes limitados, Cânticos são os poderes típicos dos Abençoados. Seus efeitos podem ser ligeiramente alterados para serem mais fortes ou duradouros. Já Cerimônias são longos rituais que podem precisar ser repetidos durante vários dias para conseguir efeitos mais poderosos. As Cerimônias podem, por exemplo, abençoar um campo para que ele seja mais fértil; exorcizar alguém para livrá-la da influência demoníaca ou de um fantasma; ou ainda santificar um objeto para o uso cerimonial.
Os Abençoados podem fazer inclusive Milagres, que consistem em receber mais 2 graduações de perícia, ao custo de 4 pontos de karma, nas perícias favorecidas pelo seu deus. Isso quer dizer que uma Abençoada de Hesinde poderia saltar de Persuasão 5 para Persuasão 7 após orar para a deusa do conhecimento e da magia.

Arrebatamento

Ao utilizarem a energia kármica dos deuses, os Abençoados podem sofrer uma condição chamada Arrebatamento. A cada 10 pontos de karma gastos para realizar Milagres, Cânticos ou Cerimônias num mesmo dia, o Abençoado recebe um nível de Arrebatamento.
Ao estar arrebatado, o Abençoado está alinhado com a vontade divina e, num primeiro momento, tem penalidades em testes que não estejam entre as perícias favorecidas. Contudo, cada novo nível de Arrebatamento vai dando bônus maiores, até que ele se torna um Instrumento do Divino, recebendo +3 em todos os testes de perícia e de magia favorecidos pelo divino (e -4 nos outros testes, mas isso é um detalhe).
Com +3 de bônus, um pequeno Milagre, é até difícil que os Abençoados não sejam capazes de fazer feitos incríveis, com a ajuda de seu deus. Inclusive muitos Abençoados deliberadamente usam pontos de karma para induzir Arrebatamento e serem capazes de atingir esses feitos.

Personalização

Um dos grandes brilhos de The Dark Eye é sua capacidade de personalização. Os Abençoados também têm Habilidades Especiais exclusivas para eles. Você pode escolher ter uma Bênção Poderosa, tornando suas bênçãos mais efetivas. Ou talvez ainda ter a Força da Fé, impedindo que demônios o toquem ou o ataquem, desde que você permaneça imóvel e concentrado.
Se você gostou da ideia do Arrebatamento, usando Vantagens, você pode ser um Místico, fazendo com que a condição dure mais tempo. Ou de repente você não quer sofrer a parte negativa do Arrebatamento e prefere ser Pragmático, os efeitos da condição passam mais rapidamente. Se são muitos deuses mais ainda são seus escolhidos.
Os Abençoados dos Doze sempre estão próximos do povo e são por eles procurados. Por suas mãos prodígios são realizados. Sua devoção transborda em bênçãos a todos que os procurarem! Os Doze são Eternos!