Por Yuri Bravos

Viajar nem sempre foi a coisa mais simples do mundo. E em Nova Europa não é diferente. Embora haja vários meios de transporte, pelo mar e pelo ar, um dos mais comuns e acessíveis são os trens.
Nos trens encontramos todo tipo de gente. Das pessoas simples que vão de terceira classe em viagens mais curtas até os viajantes célebres que detém seu próprio vagão particular e fazem as pessoas da primeira classe parecerem novos ricos.
Apesar disso, a viagem continua sendo uma aventura. Embora os trens possam ser bastante velozes, chegando a mais de 100km/h, os trilhos não têm a mesma manutenção e perigos podem surgir atrás de toda curva mais longa.
Iremos explorar aqui algumas possibilidades de aventuras sobre trilhos!

Quando usar aventuras ferroviárias?

É claro que ninguém irá propor uma campanha de anos focada em viagens de trem (ou talvez sim, vá em frente!). Viagens são momentos de interlúdio entre um ponto e outro. Normalmente todo esse trecho seria resumido em “Então vocês chegam à estação de Málaga depois de quase cinco dias de viagem…”. Porém, é possível dar um foco nesse período “sem atividade” e recheá-lo de emoções.
Uma aventura ferroviária pode se encaixar muito bem quando o grupo acabou de sair de um arco mais longo e pretende ter duas ou três sessões mais fechadas em si antes de passar para um outro arco maior. Ou pode funcionar muito bem como one-shot também.

Perigos comuns e aventuras descontraídas

Se o intuito é uma curta aventura de descompressão, proponha uma aventura para vivenciar os pequenos contratempos e contrariedades de uma viagem de trem em Nova Europa. Atrasos são a primeira coisa que vem à mente: correr atrás do trem? Sim! Ter de lidar com o tédio bem diante da plataforma? Também!
Trilhos defeituosos no meio do caminho que precisam de reparo podem ser uma opção. As personagens podem desde ir ajudar nos reparos até esperar dentro do trem no meio de uma terrível canícula que faz todos sofrerem de calor.
As paradas em cada estação é possível fazer as personagens cruzarem com trombadinhas que tentam levar pertences de menor valor no meio da multidão. Tudo isso pode acontecer de modo leve e despreocupado.

Temas militares

Se você quer ver um tanto mais de ação de caserna, as personagens podem ser levadas a ir de um país a outro sem serem detectadas, camufladas no meio da multidão. Se prepare para verificações de passaportes e autorizações de acesso, fugir de alguns policiais e até mesmo garantir que algum objeto entre completamente escondido entre bagagens ou roupas.

Temas românticos

Ora, a viagem pode ser em direção a uma quinta e vão juntos boa parte dos convidados. O que quer dizer que o fim de semana já começou e as conversas e olhares também. Os vagões de primeira classe com assentos leito em compartimentos individuais podem ser o local ideal para uma conversa privada depois daquele excelente café vienense na última estação.

Tema de mistério / agente secreto

Um vilão ameaçou a carga preciosa que aquele trem leva. A viagem é longa e ele não disse onde ia atacar. As personagens precisam evitar o roubo e ficar atentas a todo e qualquer indício que algo está para acontecer. De onde virá o golpe? Dos funcionários? Dos passageiros? Dos garotos que vendem bala nos corredores quando o trem para?

Tema de horror

Durante uma viagem noturna, um ataque de unseelies. Vampiros? Trolls? Um hoste de fantasmas? Isso pode estar acontecendo há tempos e as personagens foram chamadas para resolver ou talvez elas foram as primeiras vítimas desses ataques surpresa. No primeiro caso, talvez elas já vieram preparadas, sabendo o que poderiam encontrar, talvez não. No segundo, é preciso além de tudo salvar os passageiros inocentes.

Misturando temas

Talvez o vilão que ameaçou o roubo seja um magista que está mancomunado com a corte unseelie. Talvez os convidados que vão até a quinta sejam ao mesmo tempo a carga preciosa que precisa ser protegida. É bem possível que na infiltração militar haja vários pequenos contratempos que podem pôr em risco toda a missão. Misture as coisas se quiser deixar tudo ainda mais interessante!