Por João Rodrigo Almeida & Eder Marques

Conforme vimos no artigo anterior, Mouse Guard RPG foi escrito por Luke Crane, autor do sistema Burning Wheel. Aqui, o autor utiliza elementos de BW, adaptados para o cenário e a mecânica dos ratinhos espadachins, dispondo de alguns truques interessantes que adicionam agilidade ao jogo e atendem a um conceito importante de Mouse Guard: a estatística só está lá para adicionar diversão e nunca para sobrepujar a interpretação!

Personagens

Um personagem de Mouse Guard (que é obrigatoriamente um membro da Guarda) é constituído de habilidades, perícias (e especializações delas), algumas particularidades (chamadas de características) e um conjunto de três atributos dinâmicos que não estão sujeitos a pontuação, mas que definem quem sua persona é e qual será sua conduta perante os desafios do jogo! A Crença, o Objetivo e o Instinto são frases ou motes que devem ser criados e interpretados pelos personagens, e é através desse processo que o jogador ganha elementos para a resolução dos conflitos e de eventuais testes que precise realizar durante o jogo. Existem outros elementos que o permitem ser recompensado por suas ações e interpretação, todos focados no quão a vontade ele está com as convicções de seu personagem. Simples e divertido!

Mecânica

Os testes em Mouse Guard são realizados ao rolarmos uma habilidade ou perícia. O valor desse atributo determina o número de dados rolados contra uma dificuldade, chamada de obstáculo. Os outros atributos, equipamentos, armas, pontos ganhos por interpretar seu personagem e outros fatores como o trabalho em equipe, vão alterar os possíveis resultados desses dados.

Em Mouse Guard existem dois tipos de testes – independentes (aqueles que estão condicionados a uma dificuldade ou obstáculo fixo) e versus (quando são comparados e dependem do número de sucessos de cada lado).

Situações como uma batalha campal contra as doninhas, um duelo criado para distrair os cidadãos ou uma negociação na feira da cidade, envolvem o conceito de conflito. É quando a ação acontece, seja ela física, social ou psicológica. Os conflitos podem envolver apenas seu personagem ou toda sua patrulha de guardiões, dividida em times. Um personagem assume a liderança e/ou iniciativa do conflito e realiza os testes. O time escolhe ações predeterminadas que permeiam o sistema: Atacar, defender, manobrar e fintar. Também rola a disposição, uma espécie de pool e contador para o conflito. Além disso, o time ajuda o líder com dados extras e descrições de como apararam os golpes e outras peripécias. Muito roleplay, trabalho em conjunto pré-estabelecido, estratégia e algumas estatísticas. Discretas e simples o suficiente para caberem em sua ficha de personagem. Sofisticado, hã?

Dividindo os turnos: Mestre e Jogador

A estrutura das histórias narradas em Mouse Guard se divide essencialmente em duas etapas, ou turnos para ser mais exato, o Turno do Mestre e o Turno dos Jogadores.

Em seu turno, o Mestre cria a base da história fornecendo um objetivo, ganchos para o enredo e impondo os desafios que os jogadores terão que superar. Como membros da Guarda, isso geralmente envolve algum tipo de missão ou tarefa.

Já o Turno dos Jogadores é uma parte do jogo focada nos personagens, eles podem resolver questões pendentes,  objetivos individuais e lidar com as consequências da missão. O mestre tem certo papel no turno dos jogadores, mais como supervisor do que como mediador das regras.

Evolução das perícias

Outro ponto digno de nota em Mouse Guard é o seu sistema de evolução de personagens. Para melhorar uma determinada perícia no jogo o personagem passa por um processo contínuo que envolve seus acertos e erros cotidianos na aventura. Ele os anota e quando tiver um número de acertos em testes igual a sua graduação na perícia, somado a um número de erros igual a esse mesmo valor, menos um, evolui um ponto na perícia em questão. Parece mais fácil do que realmente é!

Cria uma sensação de que os personagens devem se pôr à prova e aproveitar a experiência como um todo, nos erros e nos acertos.

 

 

Este artigo foi uma versão bastante resumida das principais mecânicas de jogo de Mouse Guard. Fato é que o jogo tem muitos detalhes dignos de nota. Ele é um jogo único em sua temática e enredo, com mecânicas que visam reforçar a experiência narrativa, uma experiência de jogo quase poética!

No próximo artigo, vamos falar um pouco sobre o processo de tradução da obra, sobre os desafios e o cuidado envolvido com termos de jogo, nomes de lugares e animais, e com o ritmo de leitura deste material. Até a próxima!