Por Leandro Jardim
Crystal Heart para Savage Worlds chega ao Brasil pela Odyssey Publicações
Por Leandro Jardim
“Em um mundo onde os corações das pessoas são feitos de pedra, jogue como agentes da misteriosa organização Syn e vasculhe o mundo em busca de cristais, relíquias poderosas de uma era passada. Agentes da Syn substituem seus corações por Cristais, que concedem poderes incríveis… mas também afetam a personalidade do portador de maneiras imprevisíveis. Torne-se um Agente de Syn, substitua seu coração por um Cristal e ganhe superpoderes! E também perder a cabeça, mas só um pouquinho.”
Com imagens inspiradas em animes, o cenário Crystal Heart foi desenvolvido em quadrinhos (webcomics) enquanto os personagens o jogavam. Agora você também pode se tornar um Agente da Syn, explorar ruínas antigas, viver incríveis aventuras e caçar cristais poderosos, tudo isso usando o renomado sistema Savage Worlds!
Prepare-se para a emocionante jornada ao mundo dos Cristais!
A editora Odyssey Publicações está trazendo em Financiamento Coletivo pelo Catarse o cenário de Crystal Heart que começa dia 15/09, venha conhecer poderes épicos, aventuras incríveis e uma história que vai prender você!
Desde a sua criação, há cerca de 30 anos, a Syn tem treinado Agentes na arte de “ser um tipo aventureiro”. Embora o aspecto teórico deste treinamento tenha sido refinado com perfeição – dando a eles tudo o que precisam saber, mantendo todas as informações sobre [REMOVIDO] fora de suas mentes curiosas – o aspecto prático do treinamento ainda requer alguns ajustes, já que apenas dois terços dos Agentes passam do primeiro ano no campo.
Somente os mais bravos Agentes sobrevivem e progridem nas incríveis e perigosas aventuras de Crystal Heart! Uma aventura típica de Crystal Heart começa com os Agentes chegando a um novo local, enviados pela agência Syn para perseguir rumores de atividade de Cristal. Eles podem enfrentar perigos naturais, moradores furiosos, rivais astutos, poços cheios de cobras venenosas ou armadilhas mortais. Além do mais, qualquer um deles pode ser corrompido pelo poder do Cristal, manifestando-se incontrolavelmente e distorcendo seu ambiente. Tudo pode acontecer numa aventura de Crystal Heart!
O cenário de Crystal Heart
Crystal Heart é um cenário para o popular RPG Savage Worlds. É baseado no enredo de uma webcomic, que existe há vários anos. Os autores se divertiram muito com isso, e agora você também pode!
No mundo de Crystal Heart, os corações das pessoas são literalmente feitos de pedra. Algumas pessoas – principalmente os personagens dos jogadores – podem substituir seus corações por Cristais antigos, que concedem superpoderes… mas também mudam suas personalidades. Inúmeros Cristais ainda esperam para serem descobertos nas Cinco Terras – lá vamos nós, para a aventura!
Em seu financiamento original teve sucesso em menos de 24 horas. Se você adora anime, superpoderes e um toque de fantasia, este é o cenário perfeito para você. Os Agentes da misteriosa organização Syn estão prontos para explorar ruínas antigas e caçar os Cristais poderosos.
O Financiamento Coletivo
O livro básico será impresso no formato (16 cm x 23 cm), com 216 páginas coloridas em papel Couché 115g, nos níveis de recompensa Agente Veterano e Agente Heróico a capa será em brochura, no nível Agente Lendário será capa dura.
Também no nível Lendário terá impresso o Compêndio Vivendo com a Syn + suplemento Muitos Corações + uma aventura em um único livro (Brochura).
No Livro Básico do Crystal Heart você encontrará:
⦁ Regras para usar e abusar dos Cristais
⦁ Dezenas de Cristais para seus jogadores encontrarem
⦁ Diretrizes para criar novos Cristais
⦁ Tudo o que você deve saber sobre a Syn (e algumas que você deveria)
⦁ Detalhes completos sobre cada uma das Cinco Terras
⦁ Uma campanha completa com 8 aventuras
⦁ Adversários dignos de seu antagonismo, sejam humanos, animais ou tocados pelo cristal
⦁ E todas as Vantagens, Complicações, armas e regras do cenário necessárias para que a experiência em Crystal Heart seja mais legal possível
No Compêndio Vivendo com a Syn você encontrará:
⦁ Novas possibilidades para a criação de personagens, incluindo funções dentro do grupo e um conjunto de tabelas para montagem de treinamento que ajuda a criar histórias de fundo incríveis.
⦁ Novas Regras de Ambientação para lidar com Cristais, incluindo uma regra alternativa que exige que um agente sincronize com seu Cristal antes de poder usá-lo totalmente.
⦁ Muitos sistemas alternativos para Requisição, como mudar para níveis de suprimentos mais abstratos. Também sugere coisas novas para comprar, como serviços especiais e itens consumíveis.
⦁ Uma lista completa de sugestões e conceitos para grupos que colocam mais ênfase em fazer parte de uma organização maior, e a Syn em particular.
⦁ Alguns Contos Selvagens que não tiveram espaço no livro básico.
⦁ Os Apêndices apresentam oito Agentes Novatos prontos para uso, criados por alguns dos colaboradores da campanha de Crystal Heart no Kickstarter, bem como cinco novos treinadores para serem usados como supervisores ou mentores.
No Suplemento Muitos Corações você encontrará:
⦁ Apresenta dez novos cristais para uso em suas aventuras de Crystal Heart. Embora você possa decidir por qualquer um dos novos Cristais que já estão disponíveis no Repositório da Syn, recomendamos não fazê-lo, a menos que tenha um contexto interessante em mente, pois encontrar cristais na natureza é mais divertido.
E ainda tem:
⦁ o Handout para jogadores
⦁ o Guia do Jogador
⦁ Tokens para VTT
⦁ Metas extras: Cartas de Ação, Cartas de Aventuras, Miniaturas Imprimíveis e 3 aventuras
Prepare-se para emocionantes aventuras nesse novo mundo!
Links da Odyssey Publicações:
https://campsite.bio/odysseypub
Financiamento Coletivo:
https://www.catarse.me/crystal_heart
Você vai precisar do Módulo Básico do Savage Worlds Edição Aventura encontrado na Loja da Retropunk:
https://retropunk.com.br/loja/685-savage-worlds-edicao-aventura-revisado-pdf.html
Vaesen – Resenha
Por Leandro Jardim
Nas florestas escuras, além das montanhas,
Nos lagos negros dos bosques escondidos.
Vizinhos.
Nas sombras, eles se movem.
Seres estranhos.
Criaturas distorcidas, à espreita nas bordas da visão.
Eles observam.
Pacientes.
Invisível para a maioria, mas não para você.
Você os vê como eles realmente são.
Vaesen.
Vaesen – Roleplaying de terror nórdico com muito mistério e aventura, é um RPG do autor Nils Hintze e baseado no Vaesen: Spirits and Monsters of Scandinavian Folklore, trabalho do ilustrador e autor sueco Johan Egerkrans. Nils é psicólogo profissional e membro do podcast sueco Podcon, é conhecido por ser autor de Tales from the Loop RPG e Things from the Flood, além de contribuir com textos para o RPG Forbidden Lands.
O Cenário
O cenário se passa na Escandinávia do século 19, há uma grande agitação política, avanços tecnológicos, nacionalismo fervoroso, desigualdade de classes, industrialização causando a ascensão de cidades e queda de regiões rurais, movimentos sociais arrebatadores, conflito entre católicos e protestantes, rivalidade de aristocracia e nobreza, é um período de tempo revolucionário na Escandinávia, maduro com enredo de fundo, horror psicológico e conflito moral para os jogadores experimentarem ou interagirem. Tudo isso serve de inspiração para os jogadores, NPCs e vilões da campanha para conflitos interessantes e únicos em torno da condição humana.
Todo o século 19 é passado pelo moedor de carne para o enredo e o Narrador é totalmente livre para decidir se as conexões políticas daquela época devem ser tecidas na história das personagens, afinal esta versão da Escandinávia não é historicamente precisa, mas um mundo alternativo onde os eventos podem corresponder mais ou menos à nossa realidade. O jogo combina terror, mistério e suspense onde a violência muitas vezes é a pior opção, a noção de grupo é importante, pois as criaturas encontradas são poderosas e os embates deixarão rastros.
Sistema e Criação de Personagem
É um RPG independente e não requer livros extras ou regras adicionais para começar. Vaesen usa o premiado sistema Year Zeo Game Engine baseado em d6, sendo ideal 10 dados para cada jogador. No livro básico existem dez arquétipos diferentes para escolher como heróis para suas aventuras, em suplementos há mais alguns.
Você pode escolher um dos arquétipos ou usar as Tabelas de Caminho de Vida e deixar os dados decidirem. Vaesen oferece um kit de construção rápida, todo o processo de criação do personagem é curto e fácil, e pode ser concluído sem demoras. O sistema possui quatro Atributos e cada um deles possui três perícias correspondentes, você ainda tem sua Motivação, um Trauma do Passado e um Segredo Obscuro.
Como característica especial, Vaesen tem um “sistema de relacionamento” que foi baseado no clássico RPG “Fiasco”, cada personagem já tem um relacionamento com os outros personagens no início da história. Isso cria uma rede emocionante de relacionamentos dentro do grupo, feita de amizades, casos amorosos, mas também suspeitas e até desejo de assassinato.
Vaesen claramente se concentra na história dos personagens interpretados, as regras existentes servem para apoiá-los. No jogo você obtém pistas ou planeja o progresso por meio da exploração e da interação com os NPCs. O sistema de combate é mantido bastante simples e os equipamentos podem ser contados em uma mão. Para apoiar esse foco narrativo, Vaesen, não depende de um sistema clássico de Pontos de Vida, em vez disso, os personagens recebem ferimentos na forma de Condições que influenciam suas habilidades físicas, como exaustão ou sentimentos de medo e desesperança crescente.
Os personagens ainda têm a oportunidade de obter conscientemente melhores resultados nos dados, forçando a rolagem e aceitando desvantagens para o futuro. Esse sistema de Condições é muito bom para um jogo narrativo, você leva até 8 Condições antes de sofrer uma Lesão Crítica extremamente prejudicial, possivelmente permanente, ou até Letal, que faz seu personagem se sentir tão vulnerável e humano como qualquer outro personagem de uma história de terror.
Como as Condições dão penalidades aos seus testes de habilidade, então se machucar ou ficar mentalmente exausto atrapalha o personagem; isso fornece uma boa interpretação através da mecânica. Seu personagem foi baleado, é claro que ele será pior em ações físicas; seu personagem tem fugido por sua vida e evitado a morte, é claro que ele terá problemas para raciocinar direito.
Sede do Grupo
Além de seus próprios alter egos, outro aspecto interessante do jogo é a Sede do Grupo, chamada de o Castelo Gyllencreutz, que pode ser ampliada no decorrer de uma campanha onde até os próprios funcionários e serventes são recrutados. Quanto mais conhecido o grupo se torna, mais precauções de segurança a Sede precisa.
Cada vez que o grupo retorna a sua Sede após uma aventura, eles podem ganhar pontos de desenvolvimento para adquirir atualizações, que são de três tipos: Instalações, Contatos e Equipe e fornecerão bônus. Com Melhorias vêm as Ameaças, durante a compra de Melhorias, será necessário fazer um teste sob o risco de ver Ameaças aparecerem. Elas podem ter uma influência na sua Sede, no Mistério que está por vir ou algo mais.
Vaesen
Vaesen significa criatura em dinamarquês. As 5 categorias de Vaesen são: Metamorfos, Espíritos Naturais, Espíritos dos Mortos, Familiares e Monstros. Eles sempre foram associados aos homens e muitas dessas criaturas povoam os mitos da Escandinávia e de outros lugares.
O que mais tem no livro
Ele possui informações detalhadas do cenário do Norte Mítico e da cidade de Upsala, um bestiário com uma série de Vaesen horripilantes para encontrar, todos lindamente ilustrados por Johan Egerkrans, e um Mistério introdutório chamado A Dança dos Sonhos.
Conclusão
Possui um sistema fácil de entender com uma criação de personagem simples e eficiente, o sistema é bastante adequado para a proposta. Com um cenário robusto e muito rico, Vaesen é garantia de diversão, terror, mistério, investigação, intriga e aventura.
Vaesen continua em financiamento coletivo e várias metas extras já foram batidas! Apoie em bit.ly/VAESEN-BRASIL
A Incrível Arte de Vaesen
Por Vitor Bórneo
Uma arte marcante é, sem sombra de dúvida, uma parte importante de qualquer grande livro de RPG. É difícil, por exemplo, pensar nos clássicos de exploração de masmorras sem imaginar o estilo de nomes como Christopher Burdett e Steve Prescott – mesmo que você nunca tenha ouvido falar deles. O traço de um artista fica muitas vezes associado ao jogo.
No caso de Vaesen RPG, isso não poderia ser mais verdadeiro. Escrito por Nils Hintze e publicado originalmente pela Free League Publishing, o livro traz um sistema de jogo envolvente e uma ambientação de visual deslumbrante, graças à arte de Johan Egerkrans. Aliás, não apenas isso: o RPG é todo baseado no universo mitológico e sombrio de criaturas do autor e ilustrador sueco, de forma que falar de Vaesen sem falar de Egerkrans, seria como falar de Rastro de Cthulhu sem falar de Lovecraft.
Nascido em Gotemburgo, em 1978, na Suécia, Egerkrans desde jovem demonstrou interesse pela arte e pelo folclore. Após uma bem-sucedida carreira como ilustrador de livros infantis, na qual pôde aprimorar seu estilo único, veio em 2011 sua primeira publicação solo, Sagan om de underjordiska (“A Saga dos Subterrâneos”, em tradução livre do sueco). Nessa obra, ele combina suas habilidades como contador de histórias e ilustrador para criar uma narrativa encantadora para crianças.
Em 2013 publicou Nordiska Väsen (Vaesen: spirits and monsters of Scandinavian folklore, em seu título internacional), considerada por muitos sua obra mais influente. O livro apresenta uma coleção de suas ilustrações magníficas, acompanhadas de descrições e histórias sobre as criaturas mitológicas da Escandinávia. Essa obra lhe conferiu uma reputação como um especialista em mitologia nórdica e se tornou um sucesso entre os entusiastas do folclore.
No entanto, foi com seu trabalho no livro de RPG Vaesen, lançado em 2018, que ele alcançou reconhecimento internacional. Sua parceria com a Free League resultou em ilustrações espetaculares que elevam a experiência de jogo de forma única.
O estilo de arte Egerkrans é distinto e marcante, caracterizado por sua atenção meticulosa aos detalhes, atmosfera soturna e uma profunda sensação de autenticidade. Suas gravuras combinam elementos realistas e uma porção de fantasia, resultando em imagens cativantes as quais evocam todo um senso de mistério e magia. Uma de suas características mais notáveis é, justamente, a habilidade com a qual retrata seres mitológicos e criaturas fantásticas. Suas ilustrações são ricas em detalhes, desde texturas intricadas até expressões faciais marcantes. Cada elemento é cuidadosamente trabalhado, resultando em imagens visualmente complexas e impactantes.
As cores também desempenham um papel importante na obra de Egerkrans. O artista usa uma paleta de cores sombria e rica, com tonalidades frias intensas e sutis variações de luz e sombra. Essa escolha de cores contribui para a atmosfera de mistério que permeia suas ilustrações, criando um ambiente quase hipnótico para seus espectadores.
Tudo isso é tangível em Vaesen RPG e é inegável que a primeira coisa a chamar atenção no livro é o trabalho de Egerkrans. Suas ilustrações são verdadeiras obras de arte as quais dão vida às criaturas que povoam o mundo do jogo. Desde as páginas iniciais até os mapas e retratos dos personagens, sua arte cria uma atmosfera única, que mergulha os jogadores no cenário e os envolve por completo. É um deleite para os olhos e uma fonte de inspiração para qualquer fã de RPG.
Um casamento perfeito. É uma boa forma de definir Vaesen e Egerkrans, que une um projeto gráfico impecável a um livro de estrutura bem organizada, com capítulos claros e concisos. A linguagem utilizada também é bastante acessível, tornando a leitura fácil e fluida. Além disso, é rico em material de referência, incluindo tabelas e exemplos os quais ajudam os jogadores a entenderem melhor as mecânicas do jogo.
Em suma, Vaesen é um livro de RPG que se destaca não apenas por sua arte extraordinária, mas também por sua mecânica de jogo sólida, simples, sem ser simplista. Johan Egerkrans leva o livro a um nível superior com suas ilustrações magníficas, transportando os jogadores para um mundo mítico e sinistro. A combinação da riqueza visual com uma narrativa envolvente e um sistema de jogo flexível faz de Vaesen uma experiência verdadeiramente memorável.
Se você é fã de RPGs investigativos e da mitologia nórdica, Vaesen é uma adição indispensável à sua coleção. É um convite para explorar um mundo repleto de mistérios e perigos, com a garantia de se maravilhar com a arte de Johan Egerkrans a cada página.
Prepare-se para embarcar em uma jornada sombria e fascinante nas profundezas de Vaesen!
O Financiamento de Vaesen está na nossa loja, com várias metas batidas! Apoie! bit.ly/VAESEN-BRASIL
O jogo da Mestre de Cerimônia
Por Yuri Bravos
Quando formamos um grupo para jogar RPG, precisamos ter em mente que todos na mesa irão jogar. Durante muito tempo consideramos que existiam duas coisas diferentes acontecendo na mesa: os jogadores jogavam e o narrador narrava. Isso dava ao narrador uma certa responsabilidade que, muitas vezes, era até prejudicial.
Mas esse foi um dos paradigmas que os jogos PbtA (Powered by the Apocalypse) mudaram: o narrador é também um jogador. E ele não tem o peso da responsabilidade da diversão da mesa porque nós jogamos para ver o que acontece.
Em City of Mist, a Mestre de Cerimônias é uma jogadora tanto quanto as outras pessoas que fazem parte da mesa e ela joga um jogo ligeiramente diferente. Ainda assim, seu jogo é baseado em movimentos que só podem ser ativados em determinadas circunstâncias. Além disso, a MC tem fichas com seus Recursos e com os Recursos da Série. Vamos descobrir como funciona esse outro papel de jogo dentro da mesa!
Ficha de Recursos da MC
Nessa ficha a MC anota o nome de cada personagem, seus mistérios e suas identidades, além dos seus rótulos de fraqueza. Assim ela tem uma visão geral de onde pressionar os jogadores, seja trazendo seus rótulos de fraqueza, seja conduzindo o jogo para forçá-los a Fazer uma escolha difícil (que é um dos Movimentos Fortes da MC).
Ficha de Recursos da Série
Nessa outra ficha, a MC anota informações gerais que podem ser usadas durante o jogo, bem como tudo que os jogadores forem adicionando que for relevante para o andamento da história.
Aqui ficam anotadas:
Questões prementes: problemas ainda não resolvidos e que o grupo deseja encontrar uma resolução interessante, escrito em forma de perguntas.
Elementos da história: personagens não-jogadores, locais, tendências, grupos, objetos importantes… Tudo que possa entrar na história de forma recorrente ou improvisada.
Ideias para o enredo: esse é o bloco de notas da MC que no tempo oportuno virará questões ou elementos da história.
Guia de estilo: aqui ficam anotadas ideias de estilo visual ou narrativo para ajudar a MC a manter a coesão e o tema da narrativa.
Movimentos fracos e fortes
Enquanto as Fichas agrupam as informações mais importantes para a MC, os movimentos são “os poderes” dela. Existem dois tipos de movimentos: fracos e fortes. Movimentos fracos podem ser utilizados sempre que a narrativa pedir: seja por uma pausa, seja por inação das personagens, seja porque algo está se aproximando. Já os movimentos fortes só podem ser usados quando os jogadores falham numa rolagem, tirando 6 ou menos.
Transformando movimentos fracos em fortes
O Guia da Mestre de Cerimônias deixa bem claro que “meio que” só existe um movimento fraco: Complicar as coisas. Esse movimento introduz um obstáculo na narrativa que, usualmente, precisa de pelo menos um movimento por parte dos jogadores para ser superado.
O outro movimento fraco da MC é Bater só depois de avisar. Ele consiste em dar um aviso que algo irá acontecer a qualquer momento, se ninguém fizer nada. Um perigo se aproxima, mas ainda não está presente. Mecanicamente, ao fazer esse movimento fraco a MC está abrindo a possibilidade de futuramente fazer um movimento forte sem precisar que uma rolagem falhe, basta que os jogadores negligenciem o aviso dado.
Movimentos fortes
Quando os dados traem os jogadores, aí é a hora da MC intervir para valer. Quando os dados mostram um 6-, a MC tem oito movimentos possíveis para fazer. Sua escolha deve estar alinhada com a narrativa que vem sendo desenvolvida e, sempre que possível, deixar as coisas mais interessantes. Note que os movimentos fortes não servem apenas para dizer não para os jogadores (às vezes sim, mas nem sempre!), eles servem, sobretudo, para introduzir obstáculos sérios e reviravoltas.
Os movimentos fortes são:
Complicar as coisas para valer: diferente da versão fraca desse movimento, os obstáculos postos precisam de vários movimentos bem sucedidos com provável uso de recursos do jogador (marcar Dissipação ou Quebra, queimar rótulos, usar Gás, etc).
Negar algo que estão querendo: esse é o movimento de dizer não, mas um ‘não agora’, ‘não desse jeito’. É preciso buscar outros meios ou possibilidades.
Fazer algo horrível acontecer: esse é o movimento mais visceral e chocante, a ser usado com parcimônia e com atenção para não ativar gatilhos. Pode envolver traumas, mortes, perdas e tragédias, mostrando que nem tudo está sob controle das personagens.
Virar o movimento contra o jogador: nesse caso o que a personagem faz até dá certo, mas não como o planejado.
Atribuir uma condição/Remover ou reduzir uma condição: adicionar uma condição em jogo, seja negativa para as personagens ou positivas para Perigos. Há também o movimento inverso.
Queimar um Rótulo: serve para minar os recursos dos jogadores, diminuindo sua capacidade de agir.
Forçar uma escolha: nesse movimento a MC coloca nas mãos do jogador decidir entre dois outros movimentos fortes, qual ele prefere enfrentar.
Note que a MC tem várias possibilidades de ação, mas seu uso está restrito apenas para quando os jogadores falham nas rolagens. É importante saber manejar esses movimentos e os recursos. Às vezes os jogadores estão rolando muito bem, então é hora de usar os seus rótulos de fraqueza contra eles. Se ainda assim eles não falharem, é preciso Bater só depois de avisar.
Ainda assim, o objetivo da MC não é castigar os jogadores com os movimentos fortes. É tornar as coisas mais desafiadoras e mais interessantes. Tudo isso gerenciando seus recursos e jogando seu jogo!
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Encarnação do Horror Nórdico no Year Zero Engine
Por Yuri Bravos
Quando você pegar o livro de Vaesen, saiba que terá em suas mãos um tomo cheio de experiências de muitas outras pessoas, aperfeiçoado através do tempo e confiável diante dos vários desafios que poderá enfrentar.
Isso porque Vaesen é um jogo que usa a Year Zero Engine, sistema da Free League que já tem um número considerável de encarnações, com cenários e propostas bem diferenciadas. Jogos como Mutant Ano Zero, Tales from the Loop, Forbidden Lands e Alien RPG usam o mesmo sistema de Vaesen, com as adaptações necessárias para dar o tom de cada um.
Em Vaesen, as personagens são pessoas que possuem a Visão: são capazes de verem seres sobrenaturais que usualmente são invisíveis, embora suas ações sejam bastante palpáveis. Os vaesen, esses seres, estão agindo de forma cada vez mais estranha, fora dos padrões conhecidos e se tornando mais violentos e a Sociedade, formada pelas personagens, tenta mediar essas relações.
Vejamos como o sistema foi ajustado para um jogo de horror nórdico e o que podemos esperar dele!
A rolagem básica
Em Year Zero Engine a rolagem é feita com uma pilha de dados, somando Atributo e Perícia. A rolagem tem sucesso quando pelo menos um dos dados cai num 6. Como o sucesso só é atingido com o maior valor do dado, o sistema prevê um sistema de forçar as rolagens, permitindo que todos os dados que não foram sucesso sejam rerrolados mais uma vez.
Em caso de falhas, as personagens estão sujeitas à consequências e Condições. Consequências são novos obstáculos narrativos que surgem advindos daquela falha, enquanto que Condições são marcadores físicos ou mentais que vão infligindo penalidades nas rolagens futuras. Se a personagem sofrer quatro Condições do mesmo tipo, ela está Arrasada e precisa de cuidados imediatos.
Este é o resumo básico do funcionamento das rolagens em Vaesen. Algumas Perícias têm usos específicos para sucessos extras e as personagens possuem Talentos que as auxiliam em determinadas circunstâncias. O que permite manter tanto a simplicidade quanto a customização mecânica.
Lidando com os vaesen
Sendo seres sobrenaturais, os vaesen dificilmente são vencidos em combate. Muitas vezes, derrotá-los à força é apenas um remédio temporário. Dias, semanas ou meses depois, o vaesen volta a surgir, provavelmente sedento de vingança. Para apaziguá-los, bani-los ou simplesmente enganá-los é preciso encontrar sua fraqueza.
O povo conhece muitas histórias sobre os vaesen e detém conhecimentos sobre como mantê-los a uma distância segura. Descobrir o que é preciso fazer, com toda a ritualística envolvida, é o grande cerne das aventuras.
Para lidar com os vaesen, as personagens precisarão realizar os rituais específicos que atingem aquele ser, descrevendo suas ações. É claro que os vaesen não observarão pacíficos agirem contra eles, mas pouco lucro há em combatê-los diretamente, embora muitas vezes seja preciso, ao menos enquanto o ritual é executado.
Isso induz os jogadores a encararem as coisas de maneira mais indireta e investigativa, seguindo o estilo do cenário.
O Castelo Gillencreutz
A Sociedade tem sua sede no Castelo Gillencreutz que funciona como uma base de operações. No começo de cada aventura as personagens normalmente irão sair do castelo abastecidos de equipamentos para lidar com os rumores que chegam aos seus ouvidos e, por fim, retornarão para cuidar das suas marcas físicas e mentais.
Por isso, o castelo é quase uma personagem integrante do jogo. Ele pode ser melhorado ao longo do tempo, seja reabilitando Instalações, adquirindo Contatos ou Pessoal para trabalhar no próprio castelo. Após cada aventura as personagens adquirem e poderão usar pontos de Desenvolvimento para ter acesso a essas melhorias.
Mas as melhorias do castelo não são apenas um mero acúmulo de pontos! Cada melhoria pode trazer consigo Ameaças, tornando bastante dinâmico o processo. Será preciso primeiro notar as Ameaças e, então, agir antes que elas estejam perigosas demais!
A Year Zero Engine é um sistema já bem consolidado e sua encarnação em Vaesen está muito alinhada com o cenário: personagens humanas e frágeis, lidando com seres sobrenaturais e, por isso, contando com toda ajuda que puderem ter!
Vaesen está em financiamento coletivo, com várias metas batidas! Faça parte você também!
bit.ly/VAESEN-BRASIL
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Novidades do Savage Worlds
Por Leandro Jardim
Lançamentos e Mudanças no SWADE? Ações Limitadas? Regras alteradas?
Houve duas novidades da Pinnacle: o lançamento de um novo livro do básico do Savage Worlds em inglês devido a comemoração de 20 anos do sistema e de uma repentina errata lançada em seu site oficial após o anúncio desse livro.
Isso confundiu alguns, afetou lançamentos de editoras, fez com que algumas pessoas da comunidade ficassem preocupadas, sem entender de fato o que ocorreu e aqueles que não jogavam Savage Pathfinder se confundiram com o termo Ação Limitada e Ação Livre Limitada. Para sanar essas dúvidas segue uma breve explicação.
O que está nos site e kickstarter da Pinnacle?
Site 13 de Junho
Savage Worlds 20th Anniversary Printing with All Updates | Pinnacle Entertainment Group (peginc.com)
“Há 20 anos, a PRIMEIRA edição do Savage Worlds foi lançada, apresentando aos jogadores de RPG de mesa coisas como Bene, Cartas de Ação, Dados Selvagens, Vantagens, Complicações e vários outros conceitos e componentes exclusivos que tornam este sistema Rápido, Furioso e, oh, então Divertido!
Para nossa próxima campanha do Kickstarter, estamos comemorando este marco incrível com uma 5ª impressão de SWADE em capa dura totalmente atualizada com todas as atualizações.”
Kickstarter
https://www.kickstarter.com/projects/545820095/savage-worlds-20th-anniversary-celebration
“Desde sua primeira publicação em 2003 – com o slogan Rápido! Furioso! Divertido! — Savage Worlds se espalhou pelo mundo para se tornar um dos sistemas de RPG de mesa mais amados. Para comemorar o 20º aniversário dessa edição original, temos o orgulho de apresentar uma impressão atualizada da Savage Worlds Adventure Edition.”
Site 27 de Junho
Savage Worlds 20th Anniversary Printing with All Updates | Pinnacle Entertainment Group (peginc.com)
“Atualizações do Savage Worlds Adventure Edition: Embora qualquer tipo de errata ou atualização seja uma droga, estamos muito felizes…, especialmente para um jogo que acomoda tudo, desde kaiju gigante até Twinkies irradiados! Isso se deve em grande parte ao SEU teste de jogo e feedback construtivo. Obrigado, amigos!
V5.0 – 27/06/2023 (* Corresponde à 5ª impressão do SWADE) Esta errata é para todas as versões do Savage Worlds Adventure Edition.”
A Errata
Desde a primeira impressão do SWADE houveram algumas mudanças, pequenas, mas consideráveis, como correções e atualizações, como alterações em poderes, descrições novas em Vantagens, como lidar com o estado Atordoado, regras de efeito de ataque de área, atualizações em algumas criaturas, a inclusão do Ataque Desesperado, entre outras, mas algo que alguns notaram foi a influência das novas regras do Savage Pathfinder serem aplicadas nas atualizações, a mais notável foi a Ação Limitada e sua variante a Ação Livre Limitada.
Ação Livre, Ação Limitada e Ação Livre Limitada?
Ação Livre
Essa é a mais comum e a qual jogadores estão habituados, como falar uma ou duas frases curtas, cair em prostrado ou descartar um item. Algumas ações livres ocorrem automaticamente no começo do turno e só podem ser tentadas uma vez, como se recuperar de Estado Abalado ou Atordoado. Ações livres que são “reações”, como resistir a rolagens ou poderes, são ilimitadas e ocorrem toda vez que a situação demanda, assim é possível realizar várias ações livres desse tipo simultaneamente no seu turno. Personagens podem “preparar” até dois itens por turno como uma ação livre. Preparar significa sacar, guardar ou de alguma maneira mover um item para dentro ou fora de uma localização familiar e acessível. Cada item adicional preparado é uma ação.
Ação Limitada
Algumas ações são tão complexas ou envolventes que necessitam de uma maior concentração.
Personagens só podem realizar uma ação limitada em seu turno. Pode ser parte de uma Ação Múltipla como de costume. Algumas Vantagens vinham com uma descrição dizendo só poder ser usada uma única vez no turno, agora serão descritas como Ação Limitada.
Ação Livre Limitada
Personagens só podem realizar uma Ação Livre Limitada em seu turno. Se também tiver acesso a outra Ação Livre Limitada, não será possível realizá-la no mesmo turno.
Ação Limitada e Ação Livre Limitada
A cada turno, você pode realizar uma ação limitada e uma ação livre limitada. Sua personagem pode fazer até três ações por turno e quantas ações gratuitas seu Narrador disser que está ok, mas apenas uma dessas três ações pode ser Limitada e apenas uma dessas ações livres pode ser uma Ação Livre Limitada.
Exemplo
Você só pode fazer uma Ação Limitada por turno, mas pode combiná-la com outras Ações que não são Limitadas da maneira normal. Você também pode fazer uma Ação Livre Limitada em um turno, com outras Ações Livres, desde que não sejam também Ações Livres Limitadas. No entanto, você pode fazer uma Ação Limitada e uma Ação Livre Limitada no mesmo turno.
Posso jogar sem usar a errata ou atualizações?
Tranquilamente, as mudanças foram para melhoria do sistema do jogo, mas como toda atualização existem pessoas e grupos que ou já estão habituados com certa mecânica ou não gostaram das novas, e ela funciona nos jogos deles que usam regras antigas, isso é bastante comum na comunidade do Savage Worlds, eu conheço quem usa a 1ª e a 2ª edição tendo bastante satisfação em seus jogos, outros grupos até escolhem as regras preferidas das 3 edições, mas a maioria fica ansiosa pelas novidades e atualizações.
Terá mais atualizações pela Pinnacle?
A grande novidade dos lançamentos da língua inglesa é mesmo a Edição de 20 anos, que de acordo com o site oficial terá todas as mudanças da errata.
Eu acompanho tudo que posso sobre Savage Worlds e na verdade não se sabe se haverá ainda mudanças, a comunidade internacional está aguardando notícias.
Onde acho as erratas para o Savage Worlds em português?
Aqui mesmo no site oficial da Editora Retropunk você encontra erratas, atualizações e mais materiais de apoio e ajuda.
https://retropunk.com.br/editora/home/downloads/
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O Horror Nórdico de Vaesen RPG
Por Mateus Herpich
Seres invisíveis espreitam nas sombras das montanhas, nas profundezas das florestas e na vastidão do mar. Os poucos que ainda lembram das tradições antigas sabem que devem temê-los, respeitá-los e passar as lendas adiante.
Entretanto, com o avanço do maquinário, das lâmpadas a gás, das serras, das caldeiras e do racionalismo científico, há cada vez menos espaço para lendas. É por isso que, invisíveis, esses seres fervilham de raiva, revidam em medo e confusão, provocam dor e pesadelos nas pessoas ao seu redor.
Esses seres se chamam vaesen e, como uma das poucas pessoas capazes de enxergá-los, cabe a você defender a humanidade.
Descubra o Horror Nórdico
As vilas remotas com hábitos estranhos, o isolamento, o clima hostil e as criaturas do folclore escandinavo compõem os principais elementos do horror nórdico de Vaesen RPG.
Nesse jogo, você e seu grupo de jogadores serão detetives e ocultistas, médicos e caçadores, acadêmicos e andarilhos cuja ligação é a sua Visão: a capacidade de enxergar os vaesen e, portanto, de entendê-los e combatê-los.
Séculos atrás, uma Sociedade de pessoas com a Visão foi formada, tomando como base um antigo castelo na cidade de Upsala, na Suécia. A Sociedade reuniu vastos conhecimentos sobre como aplacar ou banir os vaesen, porém, em tempos recentes, seus membros debandaram, o castelo caiu em ruínas e vocês são as últimas pessoas a fazer parte dela.
Enfrentar os vaesen é uma tarefa letal. Saídos dos mitos e tradição oral da Escandinávia, eles estão ligados às forças da natureza, às montanhas e florestas sombrias e aos velhos costumes rurais. Cada vaesen tem suas peculiaridades, suas regras, sua feitiçaria e suas intenções. Conhecê-los é importante para sobreviver.
Mais importante ainda, cada vaesen tem um ritual que pode bani-lo, expulsando-o ou matando-o para sempre. Durante suas investigações, você deve descobrir esse ritual e usá-lo para solucionar o problema. Você terá que tomar decisões difíceis, pois sempre há mais conflitos entrelaçados no mistério, e as vidas de muitas pessoas e o equilíbrio de toda uma região estarão nas suas mãos.
Mecânicas de Jogo
Vaesen RPG usa um conjunto de regras chamado Year Zero Engine, conhecido por jogos como Tales From the Loop e Mutant: Year Zero. Nesse sistema, cada personagem tem seus atributos e perícias, úteis tanto na investigação quanto na luta pela sobrevivência.
Quando você tentar algo difícil e houver chance de fracassar, você deve jogar uma quantidade de dados de seis lados igual aos seus valores de atributos e perícias combinados, e o objetivo é tirar o maior número de resultados 6, os quais significam sucesso. Às vezes, um único sucesso basta, mas, em situações mais arriscadas, você precisará de dois ou três.
Os desafios e perigos dos mistérios irão, pouco a pouco, causar Condições físicas e mentais nas personagens, representando o dano e os traumas sofridos. Se acumular Condições demais, a personagem ficará Arrasada, o que pode tirá-la temporariamente do jogo ou, no pior dos casos, matá-la.
Lembre-se que esse é um jogo de horror, e a cautela e estratégia são as chaves para a sobrevivência.
Personagens Arrasadas podem ter sequelas permanentes, mas também podem ter revelações que lhes concedem habilidades especiais. Lutar contra os vaesen sempre levará você ao limite, e é nesse limite que os maiores heróis e heroínas são forjados.
Arte de Tirar o Fôlego
O livro de Vaesen RPG traz incríveis ilustrações de personagens, locais e, principalmente, criaturas sobrenaturais. Essas artes estão no estilo inconfundível de Johan Egerkrans, a mente por trás de Vaesen. A obra original é um livro de artes e descrições das criaturas folclóricas que, posteriormente, se transformou nesse premiado RPG.
Cada ilustração evocativa certamente fará sua mente viajar pela Escandinávia, imaginando os monstros à espreita prontos para serem descobertos e enfrentados, as criaturas mágicas com as quais você pode conviver e o fabuloso Castelo Gyllencreutz, o quartel-general da Sociedade.
O Financiamento Coletivo
A essa altura, você deve estar preparando seus casacos mais grossos para viajar à Escandinávia do século XIX e enfrentar os vaesen pessoalmente, mas não se precipite: a RetroPunk está prestes a trazer esse livro até você!
O financiamento coletivo de Vaesen RPG já começou e está repleto de metas extras como dados personalizados, aventuras e expansões do cenário. Conheça você também esse premiado RPG de horror, enfrente as criaturas das lendas nórdicas e desvende mistérios mortais em Vaesen RPG.
Apoie Vaesen em bit.ly/VAESEN-BRASIL
Explorando Festivais, parte 1
Por Rafael de Lima
Diversão e Socialização em seu RPG
Eai galerinha beleza? Neste artigo quero conversar com você, caro leitor, sobre porquê usar Festivais em seus jogos e quais são os benefícios de desenvolver estes tipos de eventos. Na segunda parte, irei trazer uma gama de exemplos de festivais que podem ser interessantes em jogo.
Festivais são eventos especiais que reúnem pessoas para celebrar e comemorar uma ocasião específica. Normalmente possuem uma atmosfera festiva e oferecem uma variedade de atividades, como música, dança, comida, competições, exposições, performances artísticas e outros. As motivações para a criação de festivais podem ser religiosas, históricas, culturais ou simplesmente serem realizados para promover a diversão e a união entre as pessoas. Nos tópicos seguintes irei desenvolver mais os benefícios de criar este tipo de evento em suas aventuras e ao fim do artigo levantarei alguns pontos interessantes de se pensar antes de narrar seu festival.
Socialização
Um dos principais benefícios dos festivais sem dúvidas é a socialização. Eles desempenham um papel semelhante às “tabernas” dos RPGs medievais, sendo um local ideal para o início de uma sessão. Esses encontros promovem a criação de relacionamentos mais profundos e significativos, permitindo aos jogadores explorar diferentes dinâmicas sociais e estabelecer vínculos emocionais tanto com os personagens do mestre (NPCS) quanto entre o grupo de jogadores. Além disso também criar uma boa oportunidade para aprofundar as histórias pessoais dos personagens, enriquecendo a narrativa do jogo e fortalecendo o envolvimento emocional dos jogadores com seus personagens
Desenvolvimento da Narrativa
Também pode se utilizar este tipo de evento para expandir o universo em que se passa a narrativa. Muitos festivais apresentam elementos únicos da cultura local do jogo, como danças tradicionais, jogos típicos, culinária especial e artesanato característico. Possibilitar que seus jogadores possam participar dessas atividades os permite mergulhar mais profundamente na ambientação do jogo. Eles podem conhecer líderes locais, comerciantes, artesãos e outras pessoas que desempenham papéis importantes na vida da cidade ou região. Essas interações oferecem a oportunidade de criar alianças, obter informações valiosas, além de ser uma ótima forma de introduzir novas missões.
Heróis também descansam
No entanto, o mestre também pode desenvolver um festival que não tenha relação com a história principal do jogo, com o objetivo de dar uma pausa bem vinda na narrativa. Neste caso ele surge principalmente como uma cena divertida e “tranquila” que permite aos jogadores desfrutarem de uma variedade de atividades. Jogos de habilidade, desafios, competições, corridas e performances artísticas são algumas das opções interessantes de se utilizar durante os festivais, proporcionando uma experiência de jogo mais diversificada e empolgante. Isto cria um cenário perfeito para a introdução de mini games, eles oferecem uma experiência mais rica e interativa para os personagens. Essas atividades adicionais ajudam a quebrar a rotina da mecânica de jogo, proporcionando momentos de descontração e entretenimento enquanto os personagens se envolvem em aprender um novo minijogo.
Dicas para arrasar na programação do seu festival
Recompensa
Participar de festivais pode resultar em recompensas valiosas para os personagens, como itens exclusivos, experiência adicional, aumento de habilidades, acesso a áreas secretas e obtenção de títulos. Essas conquistas durante os festivais oferecem uma sensação de progresso e crescimento para os jogadores, incentivando-os a explorar e participar ativamente desses eventos especiais.
Atmosfera
Por ser um jogo que se constrói em nossas imaginações é importante que o mestre se atente em descrever uma atmosfera viva e envolvente para o mundo do jogo. Decorações temáticas, trajes coloridos e a presença de multidões animadas ajudam a criar uma ambientação única e imersiva. A utilização de recursos sonoros durante a narrativa pode ajudar com que os jogadores se sintam verdadeiramente transportados para o festival, permitindo que eles se conectem emocionalmente com o ambiente e o desfrutem.
Temática
Dependendo do universo do jogo, é interessante que os festivais possam seguir temáticas específicas, como festivais sazonais, celebrações religiosas, eventos culturais ou comemorações históricas. Essas temáticas adicionam camadas de autenticidade e profundidade ao seu mundo, tornando os festivais ainda mais envolventes e imersivos para os jogadores.
Celebração das Conquistas
Mestre, Festivais também podem ser momentos de celebração das conquistas dos personagens. Após completarem uma missão difícil, derrotarem um poderoso inimigo ou superarem um desafio significativo, os personagens podem ser honrados durante um festival, recebendo reconhecimento e gratidão da comunidade. Essa celebração reforça o senso de progresso e realização dos jogadores.
E aí? Já se convenceu de fazer um festival na sua próxima narrativa? Ainda não? Então nos vemos no próximo texto, onde traremos exemplos de Festivais e ideias práticas de como aplicá-los. Te encontro lá!
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‘The Purge’ para Savage Worlds
Por Leandro Jardim
Em Savage Worlds dizem que é possível jogar de tudo e com certeza isso é uma verdade, pensando nisso montei uma adaptação simplória para emular uma das franquias mais insanas e violentas que por mais absurdo que pareça se trata de um futuro bem possível e possui cinco filmes e uma série de televisão bem inspiradoras.
Regras para a feriado anual do Expurgo
Fonte: site original do filme
Ocorrem toque de sirenes para anunciar o início e o fim.
Todos os serviços de polícia, bombeiros e emergências médicas permanecem indisponíveis durante as 12 horas.
Os funcionários do alto escalão do governo recebem imunidade (revogada no terceiro filme para legalizar o assassinato de um opositor político).
Armas de “Classe 4” e abaixo são permitidas para uso, enquanto armas “Classe 5” (dispositivos explosivos como granadas, lança-foguetes, bazucas, armas de destruição em massa e agentes virais, biológicos e químicos) são proibidas.
Enforcamento público é a punição para os infratores de quaisquer regras.
Uma mensagem do Sistema de Transmissão de Emergência toca por todo o país em diversos meios de comunicação e por megafones em postes.
“Isto não é um teste. Este é o seu sistema de transmissão de emergência anunciando o início do Expurgo Anual sancionado pelo governo dos EUA. O uso de armas da classe 4 e inferiores estão autorizadas durante o Expurgo. Todas as outras armas são restritas. Funcionários do governo da classe 10 receberam imunidade ao Expurgo e não devem ser machucados. Começando após a sirene, todo e qualquer crime, incluindo assassinato, será legal por 12 horas contínuas.
A polícia, os bombeiros e os serviços médicos de emergência estarão indisponíveis até amanhã de manhã às 7 horas da manhã, quando O Expurgo se concluir. Abençoados sejam nossos Novos Pais Fundadores e a América, uma nação renascida. Que Deus esteja com todos vocês.”
Jogando no meio do Expurgo
O cenário se passa na época atual. A criação de personagens usa o Básico. Os personagens dos jogadores podem ser ou não participantes do Expurgo.
Arquétipos
1- Pessoa comum
Você estava voltando para casa mas não chegou a tempo e agora está em apuros, perdido em pleno Expurgo.
Características: Vantagem Profissional, Perícias relacionadas a sua profissão, qualquer Complicação
2- Rebelde
Faz parte da Resistência, um movimento anti-expurgo. Você faz tudo pela causa e para achar provas que o Expurgo é uma armação para matar pobres, com especulações imobiliárias e influências políticas!
Características: Perícias Lutar e Atirar, Vantagens Manha ou Conexões, Complicação Dever ou Teimoso
3- Membro de Gangue
Você acha o Expurgo uma coisa dos ricos e fará de tudo para defender seu território, sua gangue e seu bairro.
Características: Perícias Lutar e Atletismo, Vantagens Manha e alguma de Combate, Complicação Pobre ou Leal
4- Rico
Você só quer proteger sua família ou a você mesmo, instalou um caríssimo sistema de segurança, comprou uma arma, mas espera que o Expurgo não chegue até você.
Características: Perícia Conhecimento Acadêmico, Vantagem Rico ou Podre de Rico ou Famoso, talvez Vantagens Sociais, Complicação Excesso de Confiança ou Arrogante
5- Vingador
Você sofreu uma grande injustiça e quer vingança, ou alguém sacaneou você no Expurgo anterior, apesar de não ser a favor do Expurgo dessa vez você resolveu participar para poder fazer a própria justiça e ter sua vingança contra quem o prejudicou.
Características: Perícia Atirar e Dirigir, Vantagem Atirador, Complicação Guiado e Vingativo
6- Justiceiro
Você se preparou o ano todo para se tornar aquele que mata quem mata, você não é membro de organizações rebeldes e nem quer vingança, você se considera a medida da balança que faltava, voce mata quem participa do Expurgo, e por mais que não queira, acaba ajudando as vítimas do Expurgo.
Características: Perícia Atirar e Lutar, Vantagem Rápido ou Musculoso, Complicação Heroico
7- Mídia
No caos do Expurgo você acredita que vai achar a notícia do ano ou o documentário perfeito e está pronto para o Expurgo.
Características: Perícia Persuadir e Perceber, Vantagem Investigador ou Corredor, complicação Curioso e Teimoso
8- Oportunista
Já que vale tudo, você percebeu que durante o Expurgo é o melhor momento para furtar ou roubar, mas não coisas pequenas e sim bancos, mansões super seguras e obras de arte raras, esse é seu dia.
Características: Perícia Ladinagem e Furtividade, Vantagem Ladrão, Complicação Ganancioso
9- Sem teto
Você mora nas ruas, não tendo uma casa ou abrigo você é o alvo preferido dos psicopatas na noite do Expurgo, mas sobrevivência é com você.
Características: Perícia Sobrevivência e Perceber, Vantagem Prontidão, Complicação Pobreza
10- Estrangeiro
Você é um turista, estudante ou estava a trabalho na América Renascida e por algum motivo acabou perdido no meio do Expurgo sem conhecer ninguém.
Características: Perícia Acadêmicos ou Geral, Vantagem variável e Complicações Forasteiro
Abuse das Regras de Ambientação
Algumas Regras de Ambientação são perfeitas para esse tipo de cenário que apesar de absurdo é realista em muitos aspectos.
Escolhas Difíceis
Convicção
Dano Severo
A Aventura
Os personagens estão em fuga e gostem ou ou em uma missão pessoal, gostem ou não são alvo dos participantes da noite do Expurgo e mesmo que tenham objetivos bem diferentes eles vão acabar se encontrando e para sobreviver a essa noite infernal vão ter que unir forças. Cabe ao grupo decidir se vão ajudar aqueles que têm algum objetivo pessoal, entre outras situações que vão surgindo no Expurgo!
Sobreviva, leve seu caráter, sua sanidade e seus instintos de sobrevivência ao limite!
E um bom jogo!
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