Por Leandro Jardim
Em Savage Worlds dizem que é possível jogar de tudo e com certeza isso é uma verdade, pensando nisso montei uma adaptação simplória para emular uma das franquias mais insanas e violentas que por mais absurdo que pareça se trata de um futuro bem possível e possui cinco filmes e uma série de televisão bem inspiradoras.
Regras para a feriado anual do Expurgo
Fonte: site original do filme
Ocorrem toque de sirenes para anunciar o início e o fim.
Todos os serviços de polícia, bombeiros e emergências médicas permanecem indisponíveis durante as 12 horas.
Os funcionários do alto escalão do governo recebem imunidade (revogada no terceiro filme para legalizar o assassinato de um opositor político).
Armas de “Classe 4” e abaixo são permitidas para uso, enquanto armas “Classe 5” (dispositivos explosivos como granadas, lança-foguetes, bazucas, armas de destruição em massa e agentes virais, biológicos e químicos) são proibidas.
Enforcamento público é a punição para os infratores de quaisquer regras.
Uma mensagem do Sistema de Transmissão de Emergência toca por todo o país em diversos meios de comunicação e por megafones em postes.
“Isto não é um teste. Este é o seu sistema de transmissão de emergência anunciando o início do Expurgo Anual sancionado pelo governo dos EUA. O uso de armas da classe 4 e inferiores estão autorizadas durante o Expurgo. Todas as outras armas são restritas. Funcionários do governo da classe 10 receberam imunidade ao Expurgo e não devem ser machucados. Começando após a sirene, todo e qualquer crime, incluindo assassinato, será legal por 12 horas contínuas.
A polícia, os bombeiros e os serviços médicos de emergência estarão indisponíveis até amanhã de manhã às 7 horas da manhã, quando O Expurgo se concluir. Abençoados sejam nossos Novos Pais Fundadores e a América, uma nação renascida. Que Deus esteja com todos vocês.”
Jogando no meio do Expurgo
O cenário se passa na época atual. A criação de personagens usa o Básico. Os personagens dos jogadores podem ser ou não participantes do Expurgo.
Arquétipos
1- Pessoa comum
Você estava voltando para casa mas não chegou a tempo e agora está em apuros, perdido em pleno Expurgo.
Características: Vantagem Profissional, Perícias relacionadas a sua profissão, qualquer Complicação
2- Rebelde
Faz parte da Resistência, um movimento anti-expurgo. Você faz tudo pela causa e para achar provas que o Expurgo é uma armação para matar pobres, com especulações imobiliárias e influências políticas!

Características: Perícias Lutar e Atirar, Vantagens Manha ou Conexões, Complicação Dever ou Teimoso
3- Membro de Gangue
Você acha o Expurgo uma coisa dos ricos e fará de tudo para defender seu território, sua gangue e seu bairro.

Características: Perícias Lutar e Atletismo, Vantagens Manha e alguma de Combate, Complicação Pobre ou Leal
4- Rico
Você só quer proteger sua família ou a você mesmo, instalou um caríssimo sistema de segurança, comprou uma arma, mas espera que o Expurgo não chegue até você.

Características: Perícia Conhecimento Acadêmico, Vantagem Rico ou Podre de Rico ou Famoso, talvez Vantagens Sociais, Complicação Excesso de Confiança ou Arrogante
5- Vingador
Você sofreu uma grande injustiça e quer vingança, ou alguém sacaneou você no Expurgo anterior, apesar de não ser a favor do Expurgo dessa vez você resolveu participar para poder fazer a própria justiça e ter sua vingança contra quem o prejudicou.

Características: Perícia Atirar e Dirigir, Vantagem Atirador, Complicação Guiado e Vingativo
6- Justiceiro
Você se preparou o ano todo para se tornar aquele que mata quem mata, você não é membro de organizações rebeldes e nem quer vingança, você se considera a medida da balança que faltava, voce mata quem participa do Expurgo, e por mais que não queira, acaba ajudando as vítimas do Expurgo.

Características: Perícia Atirar e Lutar, Vantagem Rápido ou Musculoso, Complicação Heroico
7- Mídia
No caos do Expurgo você acredita que vai achar a notícia do ano ou o documentário perfeito e está pronto para o Expurgo.

Características: Perícia Persuadir e Perceber, Vantagem Investigador ou Corredor, complicação Curioso e Teimoso
8- Oportunista
Já que vale tudo, você percebeu que durante o Expurgo é o melhor momento para furtar ou roubar, mas não coisas pequenas e sim bancos, mansões super seguras e obras de arte raras, esse é seu dia.

Características: Perícia Ladinagem e Furtividade, Vantagem Ladrão, Complicação Ganancioso
9- Sem teto
Você mora nas ruas, não tendo uma casa ou abrigo você é o alvo preferido dos psicopatas na noite do Expurgo, mas sobrevivência é com você.

Características: Perícia Sobrevivência e Perceber, Vantagem Prontidão, Complicação Pobreza
10- Estrangeiro
Você é um turista, estudante ou estava a trabalho na América Renascida e por algum motivo acabou perdido no meio do Expurgo sem conhecer ninguém.

Características: Perícia Acadêmicos ou Geral, Vantagem variável e Complicações Forasteiro
Abuse das Regras de Ambientação
Algumas Regras de Ambientação são perfeitas para esse tipo de cenário que apesar de absurdo é realista em muitos aspectos.
Escolhas Difíceis
Convicção
Dano Severo
A Aventura
Os personagens estão em fuga e gostem ou ou em uma missão pessoal, gostem ou não são alvo dos participantes da noite do Expurgo e mesmo que tenham objetivos bem diferentes eles vão acabar se encontrando e para sobreviver a essa noite infernal vão ter que unir forças. Cabe ao grupo decidir se vão ajudar aqueles que têm algum objetivo pessoal, entre outras situações que vão surgindo no Expurgo!
Sobreviva, leve seu caráter, sua sanidade e seus instintos de sobrevivência ao limite!

E um bom jogo!