dados nas chances selvagensEm Savage Worlds o desenvolvimento do seu personagem passa por uma série de decisões. “Será que compro uma vantagem ou subo perícias? Subir uma perícia para d4 vale mesmo a pena? Queria tanto um novo poder Experiente! Ai ai…”

Obviamente não existe formula correta, tudo depende do seu narrador, dos modificadores à frente e do fator diversão da sua escolha. Você precisa sentir prazer em atuar com seu personagem e ele não precisa ser a perfeição em pessoa para que isso aconteça. Muitos grandes personagens são famosos por suas falhas e não por suas qualidades. Faça uma análise retrospectiva  “daquela história específica” que gostou e você perceberá isso. Falhas morais fazem personagens memoráveis!

Não obstante, não é por isso que estamos aqui. Almejando suavizar sua próxima escolha quando seu narrador te agraciar com 5 pontos de experiência veja quais são suas chances (percentuais calculados já levando em consideração o dado base + dado selvagem):

Chances de um Carta-Selvagem ter ao menos um sucesso rolagem de dificuldade 4 (básica) com dado de perícia =

  • d4-2: 17,93%
  • d4: 62,50%
  • d6: 75%
  • d8: 81,25%
  • d10: 85%
  • d12: 87,50%

Chances do Carta-Selvagem conseguir ao menos uma ampliação rolagem de dificuldade 4 com dado de perícia =

  • d4-2: 2,31%
  • d4: 19,27%
  • d6: 25,85%
  • d8: 24,65%
  • d10: 39,72%
  • d12: 49,77%

 

Há uma teoria sobre as vantagens de manter um dado baixo para explodir com mais frequência (O d4 explode uma em cada quatro rolagens), mas em contrapartida ele falha criticamente na mesma proporção (uma em cada quatro).

Aumentar seu dado não só aumenta suas chances de sucesso e ampliação como também torna seu personagem consistente, as falhas críticas ficam cada vez mais distantes. Quando estiver comprando dados de perícia você está empurrando seu personagem para a excelência, quanto maior sua perícia mais próximo você fica de se tornar um MESTRE AMPLIADOR!

 

Perícias vs Vantagens

Não é só de perícias que vivem os heróis de Savage Worlds. Aliás, sabemos que vão muito além delas, mas por hora nos contentaremos em discutir as Vantagens. E nem Todas as Vantagens, não queremos uma postagem Colossal, então o limite será o +1.

Muitas vantagens concedem bônus +1 quando algum requisito é preenchido ou em situação específica. Veja suas chances:

Chances de um Carta-Selvagem conseguir ao menos um sucesso com dificuldade 4 (básica) com bônus +1 =

  • d4-1: 45,83%
  • d4+1: 83,33%
  • d6+1: 88,89%
  • d8+1: 91,67%
  • d10+1: 93,33%
    d12+1: 94,44%

O livro de regras recomenda bônus e penalidades até 2 (+ ou -) aos jogadores, pois como visto eles aumentam drasticamente as chances de sucesso. Claro que o mundo não é estático como a página de um blog, há nuances e fatores que alteram essas chances e fazem do RPG uma atividade tão divertida.

Para finalizar, se você foi observador viu uma anomalia dentre os resultados com d8. Não erramos não, as chances são aquelas mesma. Para te tranquilizar, o d8 é mais vantajoso que o d6 quando precisamos tirar qualquer resultado acima de 9. Isso se torna uma vantagem quando você lida com dificuldade variável (Aparar) ou com penalidades no seu teste. É possível fazer muitas perguntas sobre lance de dados, mas como não queremos um texto de tamanho +15 ficamos por aqui.

Acho que esses dados sobre dados já servem para começar.

 

Bom jogo, caro visitante rápido e furioso!