por João Rodrigo Almeida

A morte é tanto uma arma poderosa quanto uma fuga fácil. Heróis podem virar lendas. Lendas viram mitos. Mitos inspiram novos heróis.

— Últimas palavras de que se tem conhecimento do Machado Negro, herói da Guarda.

Imagine um cenário fantástico que remete a tempos medievais, repleto de adversidades. Aqui não há seres humanos e sim, ratos civilizados que portam capa e espada, e vivem para defender seu povo de todos os perigos e predadores, protegendo o território que clamaram para si e as cidades que criaram para os seus. Seja nos Territórios dos Ratos ou na vizinhança, as condições do clima e a cadeia alimentar determinam sua frágil sobrevivência.

Nessa perspectiva surgiu Mouse Guard, uma série de quadrinhos recheados de ação e aventura, criados por David Petersen e caracterizados por artes belíssimas que remetem a fábulas e narrativas pautadas por valores dignos dos romances de cavalaria como bravura, amizade e honra.

A primeira série foi lançada em 2006 e tornou-se sucesso de público e crítica. Suas vendas ultrapassaram um milhão de exemplares, algo nem sonhado para uma publicação indie. Mouse Guard foi indicado a diversos prêmios e faturou o mais importante dos quadrinhos, o Eisner Awards de 2008, na categoria Melhor Álbum Infanto-Juvenil. A premiada série Fall 1152 (Outono de 1152) foi publicada no Brasil em 2008 pela Editora Conrad com o nome Os Pequenos Guardiões. A ela, sucederam outras séries nos Estados Unidos e Europa, sempre motivo de alvoroço entre os fãs.

Não demorou para que o autor, jogador declarado de RPG, cogitasse um cenário baseado em seus quadrinhos. Com autoria de Luke Crane (criador do sistema Burning Wheel) e projeto gráfico assinado pelo próprio Petersen, o RPG de Mouse Guard foi lançado em 2008 pela Archaia Studios Press e arrebatou (assim como a série de quadrinhos) prêmios importantes como o Origins Awards e o ENnie Awards.

O RPG de Mouse Guard prima pela simplicidade e por um texto informal e direto, com um esquema visual que permite que jogadores e mestres entendam quais são os conceitos endereçados a cada um. A autenticidade da obra não reside apenas na praticidade do texto, claramente focado no roleplay; a ordem dos capítulos também é inovadora, pois apresenta o cenário de Mouse Guard usando os personagens principais da série Outono de 1152 (ou Pequenos Guardiões). Além disso, oferece e recomenda templates de personagens para que o jogo aconteça o quanto antes e deixa o capítulo de criação de personagens por último, para quando você estiver completamente apaixonado habituado ao cenário.

Aqui cabe uma ressalva, embora o livro esteja recheado de ilustrações dos quadrinhos e tenha um projeto gráfico de autoria do criador e artista das HQs, não é necessário ler os quadrinhos para jogar o RPG de Mouse Guard. O próprio autor enfatiza que o jogo que você vai criar, é seu! Por experiência, o que acontece é que ao ler os capítulos sobre os Territórios, As Estações do ano, os animais selvagens e as doninhas (antagonistas naturais dos camundongos em Mouse Guard) você vai ter vontade de escrever suas próprias histórias em quadrinhos.

Mas afinal, do que se trata essa guarda de ratos a qual o título se refere?

Tanto nos quadrinhos quanto no RPG, os protagonistas das histórias desse cenário são os valorosos membros de uma irmandade de abnegados camundongos que seguem um código moral, conhecidos como a Guarda. Os guardiões (como também são conhecidos) têm a árdua tarefa de manter a paz e a civilidade nos Territórios dos ratos, bem como atuar na defesa das comunidades em que vivem, além de vigiar as fronteiras, escoltar e resgatar seus compatriotas e batalhar contra seus inimigos, quando necessário. Então, em Mouse Guard RPG, jogaremos com guardiões que não possuem alinhamentos ou magia. Os ratos da Guarda contam com sua coragem, inventividade e valores para zelar pelo bem comum e garantir sua sobrevivência.

Para garantir aventuras divertidas, o autor utiliza seu sistema de dados de seis faces que prioriza as mecânicas simples, mas que dinamiza a resolução de praticamente qualquer situação com conceitos que exigem dos jogadores, inteligência, cooperação, estratégia e trabalho em equipe.

Na próxima semana vamos conversar em mais detalhes sobre os conceitos do jogo, sistema de pontuação de características, além da interessante mecânica de resolução de conflitos de Mouse Guard RPG. Em seguida, falaremos sobre o projeto de Mouse Guard da RetroPunk e por último, abordaremos ambientações e aventuras protagonizadas por ratos, doninhas, serpentes e corujas!