City of Mist – Um Resumo
City of Mist é um jogo sobre pessoas comuns, vivendo numa metrópole caótica que se tornam as encarnações de mitos e lendas. Numa cidade onde todos se escondem sob véus e máscaras, você quer a verdade.
O jogo traz o clima de uma história em quadrinhos investigativa, com inspirações no gênero Noir e na dualidade de pessoas com super poderes. Tudo isso num clima sombrio de segredos e mistérios. O jogo foca na busca dos personagens por respostas em uma cidade onde tudo parece ser engolfado pelas brumas e mentiras. Ao mesmo tempo, a luta entre sua vida anterior e a sua lenda desperta cresce dentro de você, levando com ela tudo que lhe era caro.
“É sob as sombras de arranha-céus reluzentes e condomínios abandonados que histórias ancestrais e lendas urbanas assumem forma física, se infiltrando pela cidade através dos Portais nos corpos mortais. Mas as Brumas, um véu místico conhecido apenas por alguns poucos escolhidos, impede que os habitantes ingênuos da Cidade sequer reconheçam os milagres que testemunham a cada dia enquanto todos escondem sua verdadeira natureza uns dos outros. Distraídos pelos sonhos e pelos medos do dia a dia, as pessoas nas ruas nem reparam no embate de forças místicas que direcionam e controlam até mesmo a vida na Cidade.”
Quem é você em City of Mist?
Você era uma pessoa comum, até que a semente da lenda dentro de você despertou. Agora, você busca respostas, querendo saber mais sobre seus poderes, mas a verdade sempre parece distante. Ao mesmo tempo, você ainda quer aquilo que todos os humanos querem: amor, dinheiro, poder, paz de espírito. Junto com sua galera, composta por indivíduos brilhantes e diversos, você trabalha para revelar os poderes que operam nos becos escuros envoltos em névoa da Cidade enquanto esses mesmos poderes estão atrás de você, e justamente pelo que você é. Você sai pelas ruas em busca de casos estranhos, questões mal resolvidas ou mistérios sem resposta que o levarão até a verdade, um caminho que inevitavelmente se cruza com o de outras lendas em forma mortal, agentes do poder além das Brumas. Mas fique sabendo: a verdade é tão perigosa quanto as forças que a ocultam. Só quando encarar o sacrifício daquilo que lhe é mais sagrado é que você descobrirá a verdadeira resposta para a questão primordial sobre quem você é. Será que o preço de tal descoberta será alto? Você ainda será a mesma pessoa quando descobrir as respostas? Ou você irá se perder nas brumas…
Você é um Mythos
Um Mythos é uma história que tenta se manifestar na Cidade. Pode ser um mito ou lenda que já exista, como o Lobo
Mau, a Excalibur ou a Rainha Má. Pode ser uma teoria ou um conceito, como um salto evolutivo ou a ideia de onipresença. E pode ser algo vago e abstrato, como um sentimento ou uma sensação, talvez a própria raiva ou o espírito do bem-estar. As brumas te escondem e mantêm as aparências para que a cidade pareça um lugar normal.
Para atuar na Cidade, os Mythoi precisam se manifestar através dos Portais, que são fendas nas Brumas. É preciso algum tipo de tomada de consciência ou de despertar para se tornar um Portal, então a forma mais comum é um residente humano da Cidade. No entanto, até animais, lugares e objetos podem ser imbuídos com consciência o bastante para servirem de Portais; esses ficam conhecidos como Familiares, Enclaves ou Relíquias.
Como Funciona o jogo?
O sistema de City of Mist é voltado para a ação, o drama e a investigação com clima cinematográfico. O jogo enfatiza a interpretação narrativista e introduz os seguintes aspectos:
- Motivação variada para as personagens, construída com base em Identidades e Mistérios envolventes. Interpretar os temas da personagem gera benefícios e a ajuda a crescer, enquanto ir contra esses temas revela novos aspectos interiores, com um sistema de evolução de personagem único e não-linear.
- Não há limites para poderes, habilidades, traços, equipamentos ou aliados. Tudo em City of Mist é descrito em rótulos de texto livre, então você pode criar o personagem que quiser.
- Uma ferramenta narrativa com um quê a mais. Cada ação no jogo é baseada na interpretação dos rótulos, usando os movimentos para chegar a cenas dramáticas que avançam a história.
- Medidores de escala, um novo sistema de “dano narrativo”. Use descrições para criar qualquer obstáculo imaginável ou criar vantagens, de forma que cada ação na ficção, dentro e fora de combate, possa ter implicações significativas no jogo.
City of Mist usa um misto de rolagens e Rótulos, criando uma narrativa única cinematográfica e empolgante. Que coloca o personagem diretamente no meio da ação. Ele é bastante narrativo, e no geral fácil de pegar o jeito. Mas pode ser um pouco estranho inicialmente para quem está acostumado com jogos que te deixam menos solto para imaginar o que quiser. No entanto, com um pouco de desprendimento é fácil pegar o jeito. É um misto de Apocalypse World + rótulos ou aspectos semelhantes ao Fate.
As personagens são feitos inteiramente baseados nesses rótulos, te dando liberdade total para imaginar e construir seu personagem, as habilidades de sua lenda, sua personalidade, recursos e fraquezas.
City of Mist é pensado para que você possa criar todos os clichês de contos de fadas, lendas urbanas e personagens de histórias em quadrinhos. Se você gosta de Fable (HQ), Once Upon a Time e Grimm (séries) e Wolf Among Us (video game) esse é o jogo que simula esses universos. Com pitadas de Jessica Jones e até Deuses Americanos – especialmente se você considerar os personagens nessas séries que não querem viver seus legados super poderosos – esse é o jogo de intrigas e mistérios feito pra você!
Boa sorte com a vida em meio às brumas, se mantenha atento e mantenha sua lenda sob controle…
Baixe gratuitamente o Guia Rápido de City of Mist clicando AQUI
Pingback: City of Mist é um jogo sobre pessoas - RetroPunk
Pingback: Financiamento Coletivo: City of Mist BR – RPG News
Pingback: 5 Inspirações pra jogar City Of Mist - RetroPunk Lançamentos
Pingback: O sistema do City of Mist - Retropunk Publicações
Pingback: 5 técnicas narrativas para sua mesa de RPG – Estranhas Realidades