Winter Eternal é um cenário de fantasia medieval para Savage Worlds ambientado no mundo de Azegar. De autoria do sul-africano Morné Schaap, Winter Eternal possui um elemento muito particular que o distingue dos cenários de fantasia habituais: nele o sol explodiu por razões desconhecidas queimando metade do planeta e deixando o que sobrou, o antes próspero e verdejante continente de Ehlerrac, em um inverno eterno.

Mas não se engane! Winter Eternal não é um cenário pós-apocaliptico, embora o tema de sobrevivência seja bastante predominante. Na prática, o apocalipse já passou e a sociedade se restabeleceu sob novas condições. Isso é possível graças aos Cristais Solares, rochas que fornecem calor e garantem que as pessoas não morram de frio.

Oito cidades já se formaram, interligadas pelas Arcadas (túneis aquecidos que garantem uma passagem relativamente segura entre elas) e sendo elas: Refúgio, Pousada Esmeralda, Limiar do Espelho, Ochrem, Cataratas da Morte, Eco, Drogan e Beira do Paredão. Algumas dessas cidades foram formadas sob as ruínas de cidades anteriores. As novas cidades abrigam várias raças como humanos, elfos, anões, maculados pelos orcs, etc. E claro, há também a Vastidão, uma zona inóspita que abriga vários segredos do mundo antigo e que só é explorada pelos mais bravos e destemidos aventureiros!

Outro tema interessante que o livro aborda, embora não faça disso uma bandeira, é a questão social. Por exemplo: existem as Zonas de Verão que são áreas imediatamente próximas aos Cristais Solares e as Zonas de Outono que são mais distantes. Os mais abastados vivem perto do centro na Zona de Verão enquanto os mais pobres vivem nos limites da cidade na Zona de Outono. As organizações também são dignas de nota em Winter Eternal. É o caso dos Andarilhos, responsáveis por patrulhar as Arcadas e manter as vias seguras.

 

O livro básico é bastante completo e traz uma descrição detalhada do cenário, das raças, das organizações e das vantagens específicas, além de complicações, mecânicas e uma seção com os segredos de Winter Eternal. Spoilers a parte, os segredos são elementos que trazem vida ao cenário e que dão muitas idéias a serem exploradas pelo mestre. A linha já conta com bastante material que abordaremos em um artigo futuro.

 

Em 2016, a Retropunk licenciou Winter Eternal que muito em breve entrará em financiamento. Como já se tornou hábito, nosso FC terá vários diferenciais, incluindo a personalização de personagens a serem incluídos no livro, com ilustrações totalmente originais.

No próximo artigo falaremos um pouco mais sobre a coleção de Winter Eternal, detalhando seus suplementos.