Por Naomi Maratea

Quando pensamos em RPG de mesa, a primeira imagem que vem à mente é um grupo de amigos dando risada, bolando planos juntos, se divertindo e derrubando refrigerante na ficha. Mesmo que os “jogos solo” existam há um bom tempo, associar amigos ao RPG é uma imagem que não muda.

Entretanto, a linha de jogos Four Against Darkness, publicada no Brasil pela editora Retropunk, vem investindo todas suas forças em dar um brilho extra pro RPG Solo.

Criado por um autor que nunca conseguia marcar um RPGzinho com os amigos porque “quinta feira não posso”, “sábado minha mãe vem me visitar” ou “nas terças trabalho até tarde” etc., o Four Against Darkness é um jogo com toda primazia de um grande RPG em grupo, mas que é para ser jogado sozinho (apesar de ter a opção de ainda jogar em grupo). 

O primeiro Four Against Darkness segue a temática de fantasia épica medieval, inspirado nos jogos
Old School, ou jogos da era antiga, onde o objetivo da jornada era entrar em uma taverna cheia de perigos e sair de lá com o maior número de tesouros possível.

Agora, vem aí um segundo jogo da mesma linha: Contra os Grandes Antigos; mais um jogo pensado para você que tem os amigos com a agenda mais complicada do mundo e que quer viver um bom mistério lovecraftiano.

VOCÊ X CTHULHU

Quem acompanha a editora Retropunk já deve conhecer o jogo Rastro de Cthulhu , um jogo de RPG onde o grupo deve enfrentar ameaças cósmicas de proporções inimagináveis.

Todos os fãs da editora amam Rastro, entretanto, nem todos conseguem reunir de três a seis pessoas todo fim de semana para jogar uma partida, e é aqui que Contra os Grandes Antigos entra. Com ele, você sozinho pode viver a aventura de quatro investigadores que se envolvem em conflitos extraordinários e precisam sair vivos dessa, de preferência com o mérito de ter impedido um culto sombrio de trazer presenças não desejadas para a terra, e, talvez, com algumas respostas em suas mãos.

SEU JOGO

Certamente, a sinopse de Contra os Grandes Antigos anima, mas, para alguns, jogar sozinho é um fator negativo. Entretanto, jogar solo oferece um tipo de magia diferente e tão valiosa quanto a do jogo em grupo.

Todo mundo que tem experiência com RPG sabe que a conversa entre os jogadores é o que, geralmente, engata o jogo, e que, em um jogo solo, não há conversa alguma, a não ser com as regras, e é essa conversa que tem que engatar a imaginação.

O jogador solo provavelmente não vai ficar interpretando falas extensivamente sozinho (se quiser pode, mas não é o que acontece normalmente), então a criatividade é atiçada pelas mecânicas. Imagine o seguinte: você começa a jogar quietinho o jogo, e vai controlando seus quatro investigadores, quando, em algum momento… Um deles morre!

Se estivéssemos em um RPG em grupo, essa morte engataria em uma cena dramática, mas sozinho, você jogador provavelmente vai considerar que tem um recurso a menos e tocar o jogo.

Aí… Mais um investigador morre!

Você já perdeu 50% dos “seus recursos” e nem chegou na metade do jogo ainda… Nossa, o jogo tá muito difícil… Você precisa repensar seu manejo de recursos! Afinal de contas, você está vivendo uma história onde um culto sombrio está matando selvagemente os investigadores que estão tentando salvar a terra! Talvez a melhor decisão seja recuar e juntar mais recursos… Ou aproveitar o que já foi juntado e atacar de uma vez?

Quando você menos espera, aquele jogo que estava sendo quase um jogo de tabuleiro te envolveu tanto que você se perdeu no tempo e está completamente imerso nas suas regras, no seu lore e na expectativa por uma conclusão.

DÊ UMA CHANCE

Pro jogador de RPG que está acostumado com os grupos, divertir-se solitariamente soa como algo alienígena (ou lovecraftiano?), mas não é tão difícil quanto parece.

Afinal de contas, tente se lembrar, como jogador, daquele dia que você ficou quase duas horas criando um combo pra sua ficha no dia antes da sessão ou quando você, como narrador, passou a tarde inteira em casa planejando aquela campanha épica pros seus amigos: essas situações são momentos de diversão solitária com jogos. Os jogos da linha Four Against Darkness estão aí para intensificar essa diversão e aumentar sua qualidade.

Leia o novo Contra os Grandes Antigos e tire uma tarde de muita diversão. Não vai se arrepender


Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos entra em pré-venda/financiamento Coletivo na Loja da RetroPunk em breve!

Todos que adquirirem esse lançamento receberão 1 selo do nosso programa Culte des Punks. Ainda  não sabe o que é o Culte? Confira clicando na imagem abaixo!

Culte des Punks