Por Rafael de Lima
Você já imaginou explorar um mundo repleto de aventuras com personagens criados por uma inteligência artificial? Imagine um mapa gerado automaticamente, com cidades, vilarejos e cavernas desconhecidas, e NPCs (personagens não jogadores) com personalidades e histórias tão reais que você sentiria como se estivesse jogando com outros jogadores. Bem-vindo ao futuro do RPG de mesa, onde as ferramentas de inteligência artificial estão revolucionando a forma como jogamos e criamos histórias. Neste artigo, vamos explorar as utilidades dessas ferramentas e como elas podem ser usadas para tornar suas sessões de RPG mais imersivas e desafiadoras, além de discutir as problemáticas de direitos autorais envolvidas. Vamos embarcar nessa jornada juntos e descobrir como a IA pode ser usada para dar vida aos nossos jogos de RPG.
Já faz alguns anos que a tecnologia vem trazendo uma variedade de novas ferramentas e recursos para auxiliar, e muito, a vida dos jogadores e mestres. Como exemplo, hoje temos editores de mapas, efeitos sonoros, plataformas para se jogar remotamente, etc. Esta nova tecnologia de IAs chegou e revolucionou as nossas mesas de RPG. Se você assim como eu, não possui habilidades de desenho mas sempre quis materializar aquele momento épico da aventura, agora isso pode ser feito de forma rápida e barata, assim como os monstros que seus jogadores irão enfrentar, itens mágicos, e diversos outros recursos.
A utilização de recursos visuais durante as sessões de RPG pode aumentar vertiginosamente a imersão dos jogadores, e quem é mestre sabe, como é boa a sensação de ver os jogadores empolgados com o material que construímos com carinho para aquele momento, tão especial quanto apenas uma boa sessão de RPG pode gerar. Logo abaixo eu trago duas imagens feitas através de plataformas de criação de imagens por I.A, a primeira foi feita pelo Playground Ai para ser um NPC em uma mesa de DeadLands, e a segunda foi feita pelo MidJourney para representar um cajado mágico da aventura Mistério em Ponta Salgada para SWADE.
As IAs conseguem fazer isso graças a capacidade de aprender como gerar novas imagens a partir de exemplos pegosde grandes conjuntos de dados de imagens presentes na internet. Dessa forma, as IAs podem criar imagens novas e inéditas, como personagens de RPG, monstros e cenários, tendo como base apenas palavras ou frases dispostas pelo usuário.
O que você achou da introdução deste artigo? As aspas que foram colocadas não foram por um descuido do autor que vos escreve. Todo o primeiro parágrafo foi feito através do ChatGPT, um modelo de linguagem desenvolvido pela OpenAI que foi treinado com milhões de textos para poder gerar respostas de forma automatizada. Além de fazer boas introduções, ele também é capaz de gerar histórias para lugares e NPCs, ou fichas de personagens em poucos segundos. Na imagem abaixo segue um exemplo de personagem criado pela ferramenta em 4 segundos:

Perceba que uma simples frase explicando o conceito do personagem já foi suficiente para que a IA produzisse o restante da ficha e até uma breve história para o personagem. No entanto ela não é perfeita, tenho certeza que o leitor que conhece o sistema SWADE percebeu algumas incongruências presentes nesta ficha, como a presença do atributo carisma, a falta dos valores de resistência e aparar, etc. No entanto, é uma ótima base para criar personagens quando estamos sem muitas ideias, um NPC que surgiu de última hora durante a aventura, ou apenas se divertir com os resultados que surgem.
As ferramentas de inteligência artificial (IA) podem ser muito úteis dentro do RPG, mas elas também estão envolvidas em problemas de direitos autorais. A geração automatizada de conteúdo pode causar violações de direitos autorais, pois o conteúdo é gerado sem a permissão do autor original. Isso pode levar a problemas legais, já que o conteúdo gerado pode ser considerado como uma cópia não autorizada do trabalho original.
Outra problemática tem relação com a ética em nossa sociedade. É ético automatizar o processo de criação de conteúdo? Onde ficam então os designers, os desenhistas, os artistas? Além disso, pode-se questionar a originalidade e a autenticidade do trabalho gerado por IA, uma vez que ele não passou pela criatividade e interpretação humana. Este último caso já está sendo observado por algumas editoras de RPG que já manifestaram sua preocupação ao dizer que as artes de seus jogos serão feitas apenas por artistas humanos apaixonados pelos jogos da editora, assegurando aos seus clientes a procedência de suas artes.
Como produtor de conteúdo de RPG, acho importante lembrar que, embora as ferramentas de IA possam ser úteis e oferecer benefícios, elas não são ferramentas neutras, elas são criadas por pessoas e alimentadas por grupos podendo alimentar e amplificar uma só voz, como ocorre na internet. Além desse enviesamento, como já citado anteriormente, elas geram uma desvalorização do trabalho dos artistas levando a diminuição da procura por seus serviços. E como vimos não se trata apenas de ilustrações, escritores e produtores de conteúdo assim como eu, também correm risco de serem substituídos por tecnologias geradoras de textos através de IA.
O desenvolvimento tecnológico não para, e é importante estarmos a par do que está acontecendo e como podemos nos apropriar das novas tecnologias, de forma não só criativa mas crítica e consciente. E você, já conhecia essas tecnologias?

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