Dentro do sistema mais rápido, divertido e furioso da editora, algo que é muito comum de se acontecer são os cenários serem uma parte da história do nosso mundo real, recebendo seus toques de fantasia, bizarrice, terror e emoção. Um exemplo disso está num dos mais aclamados cenários de Savage Worlds, o Oeste Estranho de Deadlands. Nele temos aventuras em todo o território norte americano e o seu Oeste Mitológico, com passagens e com pessoas que foram presentes e muito famosas no mundo real. Outro cenário que faz isso também é os fronts de batalha de Weird Wars II, numa guerra frenética dos aliados contra o eixo Nazi-fascista e suas aberrações.
Mas e se pegarmos um dos acontecimentos estranhos de um cenário e aplicarmos em outro, mudando a realidade da história que é passada, ou até mesmo levando a um rumo totalmente diferente do que ocorreu na vida real?
No oeste estranho tivemos o Efeito Morgana, onde o Tagarela acabou encontrando a última descendente direta de sua mãe e através de seu poder, conseguiu mudar o rumo da história e alterar acontecimentos do cenário antes da atualização para a Edição aventura.
E se pegássemos esse mesmo efeito e aplicasse na segunda guerra mundial? Afinal, para o Tagarela e Morgana seria muito vantajoso se unir ao eixo e se aproveitar da divisão de estudos sobrenaturais e ampliar seu poder.
Narrar uma aventura ou uma campanha onde não foram os aliados que venceram a guerra, mas sim o Eixo, graças ao mesmo Efeito Morgana. Um cenário onde os jogadores se tornam uma resistência ao regime totalitário e ditatorial colocado no mundo todo por Adolf Hitler, Himmler e toda a força nazista. Isso abre até mesmo precedentes para que o cenário The Day After Ragnarok entre em cena com suas criaturas tão bizarras quanto as de Weird Wars II, onde a serpente que cobriu parte do território europeu e africano não foi abatida e é a principal arma que impõe o respeito e o medo de forma Global.
A guerra mundial e os cavaleiros do apocalipse
Usar estas ideias de acontecimentos em cenários fora do seu original abre cada vez mais caminhos e aventuras e fazem com que não somente a história, mas as criaturas e os poderes de cada cenário se cruzem e se encaixem como uma sinfonia distópica de destruição e terror. Usar o conceito de “Terras Mortas” (quando algum território alcança o nível 6 de medo) durante a guerra e fazer com que além dos experimentos malditos do eixo apareçam, as criaturas dos campos de caça também se façam presentes. Fazer com que, além dos terrores daquela brutal batalha mundial, os q uatro cavaleiros do Apocalipse e seus servidores vagassem livremente pelos campos de guerra e pelo rastro de destruição deixado pelo embate entre aliados e o eixo.
E tudo isso se torna ainda mais fácil graças a modularidade e a “conversação” entre cenários de Savage Worlds, permitindo que uma criatura do velho oeste esteja presente nos frontes de batalha sem muita dificuldade e sem precisar realizar nenhum tipo de conversão. Apenas colocar e jogar contra seus jogadores, deixando o terror rolar solto.
Buscando inspiração
Alguns filmes e séries tratam sobre como seria o mundo se o nazismo tivesse ganho a guerra ou como o nazismo age até hoje mesmo depois da derrota, como por exemplo “O homem no castelo alto” e a “Hunters” ambos em catálogo na Amazon Prime. E um jogo que pode te ajudar muito a bolar todo um mundo e como seria a guerra dentro desse espectro de ações diferentes da história real é o jogo “Hearts of Iron IV” te permitindo jogar com quase todos os países presentes na segunda guerra mundial e mudar o rumo da história, inclusive podendo fazer uma campanha com o próprio Brasil e suas cobras fumantes, permitindo-o se aliar ao eixo e ser o braço sul-americano da ameaça nazista, ou então transforma-lo em uma vertente da força russa da União Soviética e junto a Cuba ser uma divisão da cortina de ferro da Mãe Rússia.
No fim, você trará uma experiência diferente do que os jogadores estão acostumados, com um cenário totalmente original, mas completamente embasado e eles também não terão muita fonte de pesquisa afinal de contas tudo alí foge da história contada nos livros de cenário ou na história real, obrigando-os investigar durante o jogo uma solução para os problemas deste repulsivo mundo novo.


Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso