Por Mateus Herpich

Na luta contra o Rei Amarelo e seus asseclas, pessoas comuns precisam desvendar mistérios e encarar perigos dos mais terríveis: gárgulas trazidas à vida, máquinas de guerra bizarras, aberrações frutos de experimentos e entidades que emergem do insconsciente coletivo. Estes encontros contra as forças de Carcosa erodem a mente e a vida de quem ousar se erguer contra elas e, em Rei Amarelo RPG, o tormento das personagens é representado por um conjunto de Cartas como você nunca viu.

Investigando o Oculto em Rei Amarelo RPG

O Rei Amarelo RPG é um jogo de investigação paranormal e horror de realidade do mesmo autor de Rastro de Cthulhu e, assim como seu antecessor, o foco das regras é garantir as pistas para a resolução dos mistérios, deixando a aleatoriedade dos dados apenas para os momentos mais dramáticos. Se você quiser conhecer mais sobre o sistema, confira o texto QuickShock GUMSHOE: A Evolução de Rastro de Cthulhu, no site da RetroPunk.
Como é de se esperar em um jogo de horror, as personagens enfrentam inúmeros perigos, os quais podem feri-las tanto física quanto mentalmente. A maneira que o Rei Amarelo RPG encontra para controlar esse dano é bastante única: as Cartas de Ferimentos e de Traumas, recebidas a cada novo infortúnio e que podem rapidamente levar ao fim trágico de uma personagem.
Como Funcionam as Cartas?Seja ao enfrentar um monstro, ao presenciar um crime grotesco, pela exposição às energias alienígenas de Carcosa ou ao cair rolando de uma escada, há inúmeras maneiras das personagens dos jogadores sofrerem um abalo corporal ou psicológico. Nos livros de Rei Amarelo RPG, cada perigo distinto possui um conjunto de cartas correspondente para representar o dano sofrido pelas personagens. Estas cartas vêm em pares de uma Carta Maior, mais severa, e uma Carta Menor, mais branda, e recebê-las tem consequências sérias.
No modo de jogo Horror, as personagens podem receber até três Cartas de Ferimento ou três Cartas de Trauma, enquanto no modo Aventura Oculta o limite é de quatro Cartas. Receber a última Carta de qualquer categoria significa o fim da sua carreira investigativa: a personagem morre ou enlouquece, ou quem sabe fique tão ferida ou traumatizada que se torna impossível continuar na luta contra o Rei Amarelo.
As Cartas em Jogo
Ao receber uma Carta, o jogador deve ler seu efeito, o qual pode ser mecânico, narrativo ou ambos. Efeitos mecânicos incluem penalidades nos Testes e restrições para utilizar suas Habilidades ou Ímpetos. Por outro lado, os efeitos narrativos podem obrigar a personagem a agir contra sua própria vontade ou mudar a maneira como enxerga a realidade. Por exemplo, a terrível visão de um monstro metamorfo trará desconfiança até mesmo sobre a identidade dos seus amigos mais próximos!
As Cartas também dizem como você pode se livrar delas. Nos casos mais simples, como uma simples escoriação, receber Primeiros Socorros ou um simples descanso já são suficientes para descartar a Carta. Entretanto, certas Cartas exigem Testes específicos, condições especiais ou talvez nem sejam passíveis de remoção — as chamadas Cartas de Continuidade). E, para piorar, ao remover uma Carta Maior, há grandes chances de você receber em troca uma Carta Menor.
Por Que Cartas São Divertidas?
Boa parte dos sistemas de RPG usa alguma forma numérica de controlar o dano, inclusive Rastro de Cthulhu, mas o Rei Amarelo RPG e suas Cartas parecem ir na contramão. Em vez de um número de “Vitalidade” para somar e subtrair constantemente, você recebe e se livra de Cartas visualmente distintas entre si. Isso por si só facilita a organização dos jogadores, a percepção do estado geral das personagens e ajuda a estabelecer a tensão narrativa: Se você tiver Cartas impressas ou destacadas no seu VTT de escolha, elas vão se acumulando bem diante dos seus olhos, indicando o risco cada vez maior para a sua personagem.
Por outro lado, vamos lembrar que há um limite para quantas Cartas você pode receber. Portanto, elas continuam sendo um tipo de marcador numérico. Afinal de contas, não existe muita diferença entre receber 3 Ferimentos em Savage Worlds e receber 3 Cartas de Ferimentos em Rei Amarelo RPG.
Junte-se à Luta Contra Carcosa
Achou a mecânica das Cartas interessante? Então acompanhe a RetroPunk nas redes sociais para não perder o lançamento desse e de outros RPGs fantásticos. Além disso, há muito material de apoio na seção de downloads do site da RetroPunk e nos podcasts, e a lista cresce a cada nova publicação.
E se, por acaso, você encontrar por aí um livro antigo com o título “O Rei De Amarelo”, sugiro que você não leia uma frase sequer… a não ser que queira receber algumas Cartas.
O Rei Amarelo continua em financiamento coletivo, apoie e ajude a trazer esse jogo para o Brasil! https://bit.ly/RP-OReiAmarelo

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso