Por Paulo Henrique
Os Estilos de Combate de Usagi Yojimbo podem, por si só, apresentar profundidade aos jogadores. Afinal, cada estilo de luta pode ter uma história e uma técnica que, se levada em consideração, pode auxiliar na personalização de cada personagem. O intuito é aprofundar ainda mais a caracterização dos personagens, pensando não só na sua filosofia de vida para a interpretação, mas em como percebe a luta e o combate dentro de sua espiritualidade.
Por isso, não nos resumimos apenas ao Bushido, Kikotsu, Ninjustu, Ranto e Sohei, falaremos sobre as particularidades de cada um deles, com o objetivo de maior personalização. A história por trás desses estilos pode, sem dúvidas, dar ainda mais significado ao próprio jogo. Afinal, quanto mais imersos dentro do RPG, mais profunda é a experiência.
Bushidô
O Bushido não é apenas um conjunto de códigos de conduta e valores que foram adotados pelos samurais no Japão feudal. Como parte desse código de conduta, os samurais eram pressionados para dominar diversas técnicas de luta qu
e eram consideradas essenciais para sua habilidade como guerreiros. Por esse motivo, havia distinção entre os lutadores que dominavam a técnica com a espada e outras armas, como:
● Kenjutsu
– É a arte do combate com espada, e foi fundamental na formação dos samurais. Essa técnica envolve o uso de várias armas de lâmina longa, incluindo katana e wakizashi. É o estilo mais comum visto.
● Jujutsu
– É uma arte marcial que se concentra em técnicas de imobilização e torção para controlar ou incapacitar um adversário. O Jujutsu é frequentemente utilizado em combinação com outras formas de luta, como o Kenjutsu.
● Naginatajutsu
– É a arte do combate com naginata, uma arma de lâmina longa semelhante a uma alabarda. Essa técnica é geralmente utilizada em formação de batalha, e foi particularmente eficaz contra cavaleiros e soldados montados.
● Kendo
– É uma forma moderna de Kenjutsu, que se concentra principalmente na prática de combate com espada utilizando equipamento protetor e um bambu para simular a espada. Importante ressaltar que o Kendo foi desenvolvido como um aprimoramento do Kenjutsu muitos anos depois, por volta do século XIX.
● Kyudo
– É a arte do arco e flecha, que era considerada uma habilidade essencial para os samurais. Essa técnica envolve uma combinação de força, precisão e concentração para atingir o alvo com sucesso. Cada um desses estilos de luta do Bushido tem suas próprias peculiaridades; Essas habilidades eram consideradas cruciais para a sobrevivência em batalha, e também eram valorizadas como uma forma de desenvolvimento pessoal e disciplina espiritual. Existem, ainda, diversas variações dentro de cada forma e estilo de luta. Miyamoto Musashi, que inspira a criação de Miyamoto Usagi, utilizava o Ichi-ryu, que é uma variação de Kenjutsu usando uma espada longa (katana) e uma espada curta (wakizashi).
Ninjitsu
Os estilos de Ninjitsu envolvem técnicas mortais e estão associados a armamentos de espiões e assassinos, podendo esses ser lâminas, shurikens ou instrumentos de observação, por exemplo. Ainda, é possível separar alguns elementos de estratégias e técnicas de Ninjitsu, como:
● Taijutsu: envolve técnicas de combate corpo a corpo, incluindo golpes, chutes, bloqueios e projeções.
● Bojutsu: técnicas de combate com bastão longo, ou bo.
● Shurikenjutsu: técnicas de arremesso de shurikens e outras armas de arremesso.
● Kusarigamajutsu: técnicas de combate com a kusarigama, uma arma tradicional que consiste em uma corrente com uma foice ou uma lâmina presa na ponta.
Sohei
Mais do que apenas um estilo de combate e de luta, os Sohei eram considerados como uma força militar poderosa, muitas vezes liderando tropas em batalhas em defesa de seus templos e territórios. Eles desenvolveram suas próprias técnicas de combate, geralmente usando armas como espadas, arcos e lanças, bem como escudos e armaduras.
Os Sohei tinham um código de ética rigoroso, semelhante ao do Bushido, que enfatizava a disciplina, a lealdade, a coragem e o respeito pelos superiores. Além de suas habilidades marciais, os Sohei também eram responsáveis por ma
nter os templos e ensinar as tradições religiosas e filosóficas. 
Kikotsu e Ranto
Ambas se tratam de formas de luta e combate adaptativos a sua própria rotina. O Kikotsu se trata de combate sem grande técnica ou filosofia. A luta poderia ocorrer com qualquer objeto que fosse, ainda que improvisado dentro de um contexto de trabalho (enxada, machadinha, etc).
O Ranto, por outro lado, trata sobre um conjunto de armas e equipamentos que podem ser usados, tanto para combate físico e autodefesa, como para intimidação, controle, manipulação e etc. Por isso, o Ranto é utilizado por criminosos fora de um estilo de luta formal.
O objetivo do Ranto é o controle do adversário, para isso, pode-se utilizar de estratégias que busquem inviabilizar o combate formal, como limitar movimentação (lutar na água), desarmar ou quebrar armas do oponente, derrubá-lo no chão, impedir sua visão da batalha (golpe de areia ou sangue nos olhos), etc.
Usagi Yojimbo RPG está em financiamento coletivo! Apoie e faça parte desse universo fantástico e ajude a trazer mais esse jogo para o Brasil! https://bit.ly/RP-fc-usagi-yojimbo-rpg

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso