Sentimos “por algum motivo” que quanto mais nos aproximamos do dia 17 de dezembro mais cresce o interesse dos nossos rpgistas pelo gênero Sci-Fi. Curioso… é quase como se um grande evento Sci-Fi estivesse prestes a acontecer.

 

Brincadeiras à parte, na esteira de Star Wars o gênero Sci-Fi Pulp é catapultado em todos os aspectos e em todas as frentes, inclusive no RPG. Savage Worlds não fica de fora, especialmente por ser famoso por sair da caixinha e propor cenários excêntricos e interessantes. Accursed e Deadlands são ótimos exemplos de como explorar novas histórias e formas de imaginar aventuras. No gênero Sci-Fi o sistema não fica atrás e como prova disso temos um compêndio (ainda não traduzido no momento dessa matéria) exclusivamente dedicado ao gênero.

Tanto a Pinnacle quanto outras editoras que trabalham com o sistema lá fora lançaram diversos cenários do gênero, material de qualidade e com abordagens surpreendentes e não convencionais. Para demonstrar quão querido o gênero é oferecemos a vocês uma sinopse de “quase tudo” que há lá fora e pode vir para o Brasil. Apresentaremos tudo em ordem alfabética:


high-spaceHigh Space Core Rules: 
Apresenta um cenário chamado “The Lantern”, uma ilha nebulosa de alta tecnologia e conflitos políticos, filosóficos e religiosos vinda de um passado cataclísmico de civilizações antigas. O cenário se apresenta como um caldeirão de conflitos prestes a explodir.

High Space Core Rules se adapta a todos os tipos de proposta. É possível contar histórias com o cenário através de uma visão “Hard sci-fi” como Star Trek ou viajar pelas estrelas ao melhor estilo Space Ópera ao acrescentar Antecedentes Arcanos ao cenário. A flexibilidade digna de um compêndio atrelada a um cenário pronto para você jogar!

High Space Core Rules foi criado pela StoryWeaver.

 

mercenary breedMercenary Breed: Um dos mais novos cenários Sci-Fi que ocupou bastante destaque nas propagandas da Pinnacle em 2015. Mercenary Breed é um cenário robusto com 3 livros principais: Galaxy Guide, Mercenary’s Handbook e Xenopedia. O cenário também se apresenta como “Sci-fi-tudo-em-um” aproveitando a característica modular que o sistema Savage Worlds nos oferece. Afinal, basicamente todo mundo que já narrou com o sistema acabou alterando uma regra aqui e ali.

Com detalhes da Galaxia Argos, inúmeros planetas e megacorporações, antecedentes arcanos tecnológicos, diversas criaturas e raças alienígenas, regras para viagem no espaço, sistema de aquisição de equipamentos por reputação, o kit te prepara para jogar anos de aventura. Para os mestres criadores de plantão, a tríade abre seu código fonte para criar suas próprias galáxias, seus próprios planetas, raças, equipamentos e mais!

Mercenary Breed foi criado pela Mystical Throne Entertainment.

nemezisNemezis: O Juizo Final chegou e deuses sombrios enviaram suas bestas “mito cósmicas” para pulverizar o planeta terra e a humanidade. Eles só não contavam com o poder de
fogo e a tecnologia desenvolvida pelos homens. O que era para ser uma cena de destruição inexorável, memorável e digna de incorporar histórias milenares se revelou uma guerra franca. OK, as bestas do apocalipse podem ter poderes quase divinos, mas continuam sendo erradicadas por uma bateria concentrada de plasma.

Nemezis é para aqueles que gostam do volume aumentado. Os jogadores assumem o papel de Cartas Selvagens que não temem as bestas e os servos dos deuses sombrios ou outras entidades de poderes incomensuráveis. Personagens que descobriram os segredos dos corruptos e dos convertidos sujos. Eles caçarão os cultistas dos deuses sombrios e despacharão as bestas malignas que tentam erradicar a humanidade.

O livro base é um só, mas o cenário já possui suplementos para gerar aventuras e enriquecer a galáxia existente. Nemezis foi criado por GRAmel.

TLP_Primer_CoverThe Last Parsec: Recentemente lançado por financiamento coletivo, The Last Parsec é a opção Sci-Fi da Pinnacle Entertainment e por isso o que mais se apoia no Savage Worlds Science Fiction Companion, O cenário virá amplo e solto o suficiente para o mestre e seus jogadores explorarem todo tipo de aventura graças às possibilidades ilimitadas de galáxias. Apesar de existirem “Confederações Galáticas”, elas são pequenas e milhares de mundos prosperam longe de seus braços. A interação entre mundos se dá individualmente e acordos comerciais pululam em todos os cantos. Praticamente qualquer configuração combina com The Last Parsec.

Nesse cenário os personagens são membros da JumpCorp, uma corporação de expansão espacial que opera em todos os ramos imagináveis: mineração, segurança, exploração, coleta de recompensas, etc.

Apesar de o financiamento coletivo já ter passado você pode ler sobre o básico do cenário baixando o PDF direto do site da Pinnacle.

 

Esperamos que se inspirem com todas essas possibilidades e muitas outras que a ficção científica oferece!

 

E aí, qual desses cenários gostaria de ver em terrinhas brasileiras?