Por Luis Fernando Rossafa
Este é o Novo Normal é o Quarto jogo da linha O Rei Amarelo RPG. Ele é um cenário que acontece nos dias atuais e pode ser usado em conjunto com os outros ou de forma independente (no entanto, as regras básicas do GUMSHOE QuickShock se encontram no livro Paris). Se usado em conjunto com os outros cenários, os eventos de Paris geraram duas linhas do tempo, uma que resulta no cenário As Guerras e posteriormente Consequências e outra que dá direto ao Este é o Novo Normal.
O jogo se passa nos tempos atuais, mostrando como a globalização, notícias rápidas e as redes sociais poderiam coexistir e propagar a alienígena mensagem trazida pelo Rei Amarelo. O jogo pode se passar tanto na cidade que o grupo desejar ou seguir o padrão do jogo que é em Nova Iorque. O livro também te dá 3 opções de como lidar com o “normal”: O Normal de Verdade, onde a realidade é parecidíssima com a nossa e as coisas estranhas vão aos poucos quebrando o mundo dos jogadores; o Normal Irônico, que é o cenário padrão, onde o mundo possui estranhezas, mas as pessoas tratam com normalidade e, por fim, a Normalidade Alterada, que começa com o mundo de Normal de Verdade, mais a medida em que os investigadores confrontam o Rei e seus lacaios, as coisas começam a mudar abruptamente (Como os investigadores acordarem um dia e descobrirem que as pessoas consideram normal que monstros rondem as cidades, na verdade é assim há anos, apesar dos investigadores não terem conhecimento disso até ontem).
O Rei Amarelo nos dias de Hoje
Mas como com exércitos organizados, câmeras e a internet os monstros não são de conhecimento geral e combatidos? Na verdade, inicialmente os líderes mundiais tentaram lutar contra os Massacradores, os monstros vindos de Carcosa. Porém, devido a grande perda de vidas eles decidiram adotar uma política de redução de danos, tratando os massacradores como um desastre natural inevitável e, em resposta a deixarem de ser caçados, os monstros estabilizaram a predação de seres humanos. Para controlar a área de caça dos monstros, os municípios passaram a deixar pilhas de carcaças animais nas bordas das cidades para alimentá-los e evitar o ataque a humanos.
Com relação ao conhecimento sobre os monstros, a maioria das pessoas prefere não pensar muito nisso, devido a Reintegração: um procedimento de negação terapêutica auto-guiada que busca tirar qualquer coisa que te incomode da sua mente. As pessoas costumam ficar muito abaladas quando alguém interrompe sua reintegração de alguma forma (como por exemplo quando um investigador começa a fazer perguntas incômodas e falar de monstros) e, portanto, os repórteres e mídias sociais evitam escrever matérias que vão abalar a reintegração de alguém. Quando uma pessoa morre devido a um incidente carcosiano, ele é apenas noticiado como um Incidente Relacionado à Segurança (Os chamados IRS) e eles são mais mortais do que a taxa de assassinatos em estatísticas criminais comuns, vitimando 15 a cada 100.000 habitantes. Com a prática Reintegração as pessoas acham difícil entender exatamente o que aconteceu, muitas vezes lamentando a morte de alguém próximo que morreu devido a um IRS como se tivesse perdido a pessoa por uma morte acidental.
Quem são as personagens?
Nesse mundo estranho, as personagens são pessoas que vivenciaram um incidente que as fizeram sair completamente da Reintegração. Esse incidente é chamado de “Momento Estranho pra Caramba” e o livro te dá alguns exemplos muito legais (como alguém que é curado de uma doença auto-imune após se encontrar um um homem misterioso no metrô ou uma pessoa que recebe ligações constantes da amiga morta).
Assim como nos jogos anteriores, você vai escolher um kit de personagem que na verdade são profissões. Se o jogo estiver sendo jogado junto com Consequências, as personagens serão versões da realidade alternativa dos investigadores que estavam jogando neste outro cenário.
Entrelaçamento
O livro contém também uma aventura pronta para jogar, que não precisa que as personagens se conheçam e dá um pontapé inicial na carreira de investigadores. Nesse cenário, as personagens vão para uma palestra, cada uma por um motivo diferente, de um físico charlatão que sofre um atentado. Posteriormente elas são adicionadas em um grupo misterioso de Facebook e começam a notar que existe algo muito estranho nessa história toda (como por exemplo o fato de que elas não conseguem sair do grupo de maneira alguma).
Considerações Finais
Este é o novo Normal é um livro excelente para contar histórias carcosianas em tempos modernos. Ele funciona maravilhosamente bem tanto em conjunto com os outros 3, quanto como um jogo separado. O livro contém organizações, uma lista muito útil de coadjuvantes e vários exemplos de estranhezas que o mundo moderno pode gerar.
É um respiro muito bom contar essas histórias de terror em um ambiente diferente da década de 20 que geralmente abrigam as histórias do Mythos. A integração da tecnologia aos mitos do Rei Amarelo (como por exemplo a ideia que o livro te dá de usar os trending topics atuais do twitter para criar as aventuras) é muito bem explorada no livro, mostrando como pode existir muita coisa escondida em meio à quantidade absurda de informações que recebemos todos os dias.
O Rei Amarelo continua em financiamento coletivo! Apoie e ajude a trazer esse RPG para o Brasil! https://bit.ly/RP-OReiAmarelo

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso