Por Fabio Sapragonas
Há várias formas possíveis de categorizar os livros de RPG, como por exemplo: os que você tem e os que você não tem; ou os que são sobre um cenário específico e os que são genéricos.
Os genéricos são aqueles que apresentam um sistema sem vínculo com algum cenário específico, ou seja, são um conjunto de regras e mecânicas gerais para se jogar no cenário que quiser. Não raramente, as editoras lançam suplementos com temáticas e cenários específicos para serem usados no sistema. Se você acompanha a revista Rolepunkers, praticamente toda a edição fornece um cenário para jogar no sistema de Savage Worlds, um sistema genérico.
Mas você também pode escolher seu RPG por alguma temática ou cenário específico. Há várias opções. É interessante perceber que muitos desses RPGs com uma temática mais restrita são construídos a partir de um sistema genérico com algumas mudanças e acréscimos. Rastro de Cthulhu (RdC) é um exemplo.
O RdC é um sistema temático, já que é focado em aventuras investigativas e de horror no cenário de horror cósmico ou das histórias baseadas na obra de H.P. Lovecraft. O Rastro, contudo, é construído a partir do sistema Gumshoe – reconhecido pela mecânica para jogar RPG investigativos – com a inclusão de regras e mecânicas de Sanidade, para melhor refletir os efeitos perturbadores de contato com os mistérios próprios dos cenários lovecraftianos.
No entanto, um sistema atrelado a um cenário não é um sistema fechado. Ele é mais limitado em termos do que é possível jogar, uma vez que depende de regras e mecânicas específicas àquele tipo de cenário. Apesar disso, permite algumas extrapolações.
Por exemplo, é possível jogar uma aventura de super-heróis em Rastro de Cthulhu? Depende. Imagine uma aventura do Batman e do Robin impedidos de usar suas traquitanas do cinto, sem seus recursos tecnológicos e presos em algum estratagema do Charada aliado com o Espantalho, ou do Curinga. Assim, seria possível fazer uma aventura investigativa com elementos que afetassem a sanidade dos personagens.
Contudo, fora a vontade de experimentar, há outros sistemas preferíveis ao Rastro para jogar uma aventura de supers, como o próprio Savage Worlds. No caso de querer usar alguma mecânica de perda da razão e da noção de realidade por parte dos personagens, você pode adaptar o sistema de Sanidade e Estabilidade do RdC, por exemplo.
Então, Rastro de Cthulhu é só para jogar aventuras do tipo “Lovecraft”? Preferencialmente, sim, pois o jogo foi desenhado, adaptado e elaborado para isso. No entanto, é possível jogar outros horrores com o Rastro e, para fazer isso, temos que considerar o âmago do sistema e do cenário.
Sobre o que é Rastro de Cthulhu? É sobre investigar coisas aparentemente mundanas que, em algum momento, revelam-se envolvidas ou causadas por elementos sobrenaturais, não raramente terríveis e mortais, associados a mistérios antigos e ancestrais.
Você pode encontrar isso também em outras inspirações e referências possíveis do terror e do fantástico: mitologias, folclores, bestiários de outros sistemas, literatura, séries, quadrinhos e cinema. Considere o folclore brasileiro, com as lendas do saci ou do curupira, por exemplo. Com RdC, você também pode jogar só a parte investigativa, sem os elementos sobrenaturais. Isso não significa que você deva abrir mão da mecânica de perda da razão dos personagens. Primeiramente, para a maioria das pessoas, ver um corpo assassinado já seria um abalo em sua sanidade e isso é refletido em RdC.
Se faltar ideias, leia um pouco de história, veja e ouça séries sobre true crimes e terá um conjunto amplo da capacidade de crueldades e absurdos que a humanidade foi capaz, muitas das quais abalariam a sanidade de muita gente. Investigue os que as ditaduras em diferentes momentos da história produziram ou leia o conto “Feliz ano novo” de Rubem Alves, e encontrará feitos terríveis completamente executados por pessoas comuns, cujos resultados perturbariam profundamente muitas mentes.
No cinema, podemos citar vários exemplos de casos de detetives que, apesar de lidarem com coisas mundanas, enfrentam situações aterrorizantes. Assista ou lembre do Silêncio dos Inocentes e o desafio de lidar com um canibal, ou, em Seven, do caso de um serial-killer que mata conforme os pecados capitais – dê atenção à cena da caixa no deserto, no final do filme, como um exemplo de alguém que está próximo de perder a sanidade – ou, por fim, o estado do personagem de Al Pacino durante toda a investigação em Insônia, o que ocorre nem tanto pelas situações dos crimes, mas pelo contexto: por estar em um local onde os dias são muito longos, o investigador não consegue dormir e isso vai afetando sua sanidade.
Portanto, por mais que Rastro de Cthulhu seja um sistema construído para jogar aventuras de horror cósmico, é possível se divertir mesmo se você não gostar tanto dos temas lovecraftianos. Você só precisa descobrir qual rastro você procura.

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