Por Maurício Fülber
Como Influenciar Ativamente a Narrativa com sua Personagem
Introdução
Olá novamente! Chegando na quarta parte desta nossa série de artigos sobre a preparação do jogador, iremos seguir com um mini guia para você utilizar enquanto se acostuma ao processo e algumas dicas sobre como trazer mais interação narrativa para o combate!
Um Guia Prático pra Você se Acostumar
Durante o processo de preparação para a sessão, comentamos na primeira parte do artigo sobre como a narradora ou mestre precisa se preparar para eventuais acontecimentos e apontamos também como seria muito interessante que os jogadores e jogadoras pensassem nisso também. Quando nos preparamos, pensamos em possibilidades de situações e em como nossas personagens reagiriam a elas. Fazer isso nos permite manter uma coerência com a personalidade que desenvolvemos para nossas personagens. Quando planejamos possibilidades de cenas, pensamos em Gatilhos, ou seja, eventos, momentos, falas, encontros ou qualquer outra coisa que faça com que algo que planejamos tenha início.
Por exemplo, você planejou que, no momento em que determinado personagem de seu passado surgisse na sua frente, o atacaria sem pensar duas vezes. Você tem o Gatilho do surgimento dessa personagem e a resposta pronta para isso nesse momento. Porém, é claro, nem tudo sairá sempre como o planejado, pois há inúmeras influências que podem fazer isto decorrer de uma forma diferente da que você imaginou. Talvez essa personagem surja em um momento em que você está amarrado e amordaçado, ou algum outro personagem, sem você saber, também o conhecia e realiza uma ação antes da sua, entre outras possibilidades.
Ou seja, muitas situações são basicamente imprevisíveis, sem contar a criatividade das outras jogadoras, que também estarão em um processo similar de pensamento sobre suas próprias personagens em relação às situações possíveis. Dessa forma, existirá sempre um espaço onde não poderemos nos preparar e, nesse ponto, pode ser útil utilizarmos uma sequência de pensamento que nos permita colocar em prática, da forma mais ágil e precisa possível, uma reação minimamente condizente com a personagem.
Dentro disso, criamos um pequeno roteiro de como estruturar um pensamento para performar sua personagem independente da situação que se segue mais ou menos a partir da resposta das seguintes perguntas, que podem ser utilizadas para transpor verbalmente em jogo, que seriam:
1 – O que sua personagem está sentindo neste momento?
2 – Como ela está transparecendo isso?
3 – Como ela comunica isso?
4 – Como ela age a partir disso?
Um Exemplo Prático
Para que a teoria do trecho anterior possa ficar mais clara, imaginemos a situação descrita anteriormente de uma personagem que encontra com um desafeto do passado e que estará pronta para atacá-lo assim que apareça. Nossa jogadora, performando Calliha, uma guerreira, ao ver que a cena que ocorre com o surgimento deste desafeto do passado ativa o Gatilho da cena que ela imaginou, ela segue a seguinte construção para demonstrar a cena:
Mestre – Você percebe, Calliha, que seu maior inimigo, o responsável por toda sua tragédia, emerge por entre a névoa e te olha nos olhos profundamente e sorri. O que você faz?
Jogadora – No momento em que eu percebo ele surgindo por entre a névoa, me vem de volta todas as lembranças de tudo o que aconteceu no passado (1). Vocês percebem que meus músculos estão tensos e que eu estou em posição estática de ataque, pronta pra me defender (2). “Fiquem atrás de mim!” (3). E eu dou um impulso explosivo correndo em frente pra atacar ele (4).
Cada frase no exemplo acima responde uma das quatro primeiras perguntas que apontamos anteriormente, construindo assim uma lógica de processo narrativo, permitindo que você comunique tudo que está acontecendo com a sua personagem em algumas frases e dando ganchos para que as outras personagens e jogadoras realizarem ações a partir dessas informações.
Você pode adicionar outras perguntas que respondam questões mais situacionais ou mesmo mecânicas, de acordo com o sistema que você estiver utilizando, mas partindo dessas quatro perguntas básicas você poderá comunicar muito bem narrativamente como sua personagem se sente, age e é percebida pelos outros.
Performance no Combate
No momento em que o jogo entra em modo de combate, ou algo que seja o equivalente a isso no sistema que você estiver utilizando, ainda assim é possível manter algum nível de imersão utilizando as mesmas perguntas mas agora neste novo contexto, que acaba tendo suas particularidades.
A principal diferença no combate se dá pela ordenação dos turnos de ação, o que acaba causando uma sequência praticamente linear de atividades de todas as personagens que participam da cena. Isso faz com que você tenha um tempo para analisar a situação e as ações dos aliados e inimigos e definir como a sua personagem irá reagir e agir em relação ao que veio antes do seu turno nesta sequência. Ou seja, você irá agir de tal forma em seu turno levando em consideração os turnos que te antecederam, podendo até puxar elementos narrativos de ações de turnos anteriores retroativamente e complementar as ações a partir das suas.
Turno de Lafiru – Eu disparo a minha flecha em direção ao Goblin.
Mestre – Você atinge o Goblin, que cambaleia.
Turno de Calliha – Quando a sua flecha passa por mim atingindo o Goblin eu sinto um ímpeto de fúria e me lanço na direção dele gritando “Continua atirando!”.
Esse tipo de complemento de um turno em outro acaba criando uma sensação de continuidade e correlação entre as ações, fazendo com que se tenha uma percepção de que o grupo está agindo e interagindo entre si.
Concluindo
Encontrar formas de correlacionar acontecimentos, transmitir sentimentos e realizar ações impactantes e que movimentem as cenas de forma criativa e divertida (ou mesmo dramática) são sempre bem vindas, independente de como elas se iniciem. Se o seu grupo quer lidar como RPG como um jogo de tabuleiro, narrando em 3ª pessoa e com foco mecânico, não há problema nenhum nisso, mas se vocês quiserem adentrar esse universo imagético e narrativo que vai construir fortes memórias das mesas, essas dicas podem ser muito úteis. Boas aventuras!

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