Por Leandro Jardim

O Rei Amarelo é uma coleção de contos fantásticos, todos com um fio condutor, como um romance de várias partes. Este clássico da literatura de fantasia americana vem da imaginação fértil de um pintor e escritor nova-iorquino cuja família descende dos fundadores de Providence, Robert W. Chambers.

O jogo O Rei Amarelo [The Yellow King] é composto por quatro livros correspondentes às quatro principais épocas em que os personagens viverão. Cada um desses livros apresenta a estrutura correspondente, o primeiro acrescentando a ela as regras reais do jogo. Cada volume é ilustrado por um artista principal diferente.
Abaixo o que você vai encontrar no primeiro livro desse RPG completo e muito referenciado
Paris (ilustrada por Shel Kahn)
Apresenta a criação de personagens para o primeiro cenário de jogo em que os investigadores são estudantes de arte na Paris da virada do século.
Quando a publicação de uma peça chamada O Rei de Amarelo começa a sobrescrever a cidade com a realidade de um mundo alienígena chamado Carcosa, esse grupo de jovens artistas é imerso em mistérios estranhos.
Algo une esses personagens através do tempo e realidades alternativas — um destino sombrio que pode permitir que desvendem o plano final do rei.
Para jogar, você precisa desse livro, que inclui tanto as regras quanto o cenário central de Paris na Belle Époque.
Realidades Estilhaçadas, Egos Destruídos
Apresenta o RPG onde os jogadores assumem os papéis de jovens artistas estudando fora em Paris em 1895.
O Uivo de Carcosa e Descrições
Apresenta o cenário de Paris e kits de personagens, conjuntos de habilidades de investigação correspondentes a perfis (poeta, estudante de arquitetura, pintor, musa…) e conjuntos de habilidades gerais, também na forma de kits de perfil (atleta, cadete, conterrâneo…). Também são abordadas as Motivações (Drive) dos personagens, como estabelecer uma rede de relacionamentos entre eles e as descrições das várias habilidades.
No segmento Paris, os jogadores são estudantes de várias formas de arte aprendendo seu ofício e se esbaldando na beleza e prazeres da Cidade das Luzes.
Eles começam o jogo na bênção da ignorância sobre os perigos alienígenas e sobrenaturais que estão prestes a encontrar.
RARPG pode ser jogado em um de dois modos.
• Horror é o modo mais difícil dos dois, provavelmente com uma chance maior de morte de personagem.
• Aventura Oculta é um pouco mais piedoso, embora também não será um passeio no parque.
Regras do Jogo
Expõe os mecanismos de utilização das habilidades investigativas (com os casos particulares de uma aptidão), mas também os testes das habilidades gerais (vários casos especiais, como personagens cooperando ou se opondo, personagens tirando proveito de uma habilidade do outro, tentativas sucessivas, etc.), a atualização de reservas de pontos e, finalmente, o gerenciamento de conflitos, com todos os seus casos individuais. O capítulo continua com o gerenciamento de danos, o uso de mapas de danos e uma lista de mapas de danos de riscos naturais.

Executando o Jogo
Oferece conselhos para o GM, incluindo decidir se deve escolher um jogo que cobrirá todas as eras ou se concentrará em apenas uma, se deve conduzir os jogadores ou escolher uma abordagem “na missão”, como criar um mistério a resolver.
A Belle Époque – Paris
Passa então a descrever o cenário efetivo do jogo, a Paris do final do século XIX e início do século XX, com a forma como os estudantes americanos podem ali se integrar, com seus elementos marcantes (incluindo o consumo de absinto).
A história das últimas décadas é revista, assim como a situação política da cidade, e detalhes significativos da época (início da construção do metrô…) e lugares interessantes para visitar (os cafés de Saint Germain des Prés, igrejas e cemitérios, lojas, etc.) e uma página dedicada à Bretanha no universo de YKRPG.

Pessoas
É dedicado a descrever vários personagens, reais ou não, que servirão como NPCs no jogo, uns cinquenta no total, com suas datas de nascimento e morte (para personagens reais) ou idade e função, descrição e o possível uso como patrocinador dos investigadores.
O Rei, seu Plano e seus Asseclas
Explora a questão do Rei Amarelo como ele aparece nas histórias de Chambers, retomando os elementos que podem ser extraídos delas para fazer uma síntese.
Inimigos
Apresenta uma série de potenciais adversários (cerca de cinquenta), com uma descrição, suas características e como podem variar dependendo da época escolhida, os limites e outras informações necessárias durante o jogo. Esses adversários podem ser naturais (policial, canibal,…) ou não (os Ankou, gárgulas, aranhas de Carcosa…).

Fantasma do Garnier
É um cenário em que os investigadores descobrem o projeto de montar uma ópera baseada no Rei de Amarelo na ópera Garnier. Se a estrela é uma jovem atriz/cantora sem experiência, parece que um misterioso protetor está por trás dessa escolha. Qualquer semelhança com uma obra de Gaston Leroux obviamente não é coincidência.

Cartas
166 cards de lesão e 100 cards de choque adaptados ao cenário de Paris.

Anexos
Ficha de personagem, e listas de nomes franceses e americanos.

Tabelas e Referências
Percorre um lembrete dos limites de dificuldade e um resumo da sequência de combate, e os efeitos dos perigos naturais e algumas tabelas de ajuda (monitoramento de combate, lista de habilidades investigativas, etc.).

RARPG usa o sistema GUMSHOE da Pelgrane Press – uma série de regras focadas em reunir informações e resolver mistérios – porém com algumas alterações. Como em todos os nossos jogos GUMSHOE, as regras foram especificamente ajustadas para um cenário e estilo de jogo em particular — neste caso, o horror de realidade subjetivo de Robert W. Chamber no Mythos de O Rei de Amarelo. Essas regras fazem uma nova iteração das regras centrais, que chamamos de GUMSHOE QuickShock.
O Rei Amarelo continua em financiamento coletivo! Apoie e ajude a trazer esse RPG para o Brasil! https://bit.ly/RP-OReiAmarelo

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