O coldre secundário do seu cinto!

Por Lobo Loss
Para quem está acompanhando o financiamento coletivo da nova edição de Deadlands, pela Retropunk Publicações, sabe que temos entre as metas a ser batidas o Compêndio de Deadlands. Muito bem, mas o que é o Compêndio e o que ele contém? Neste artigo traremos um resumo de cada um dos capítulos deste livro nos tópicos a seguir. Permita que eu apresente a vocês o que há nesse Compêndio e mostrar o por que ele é uma peça indispensável para sua mesa! E porque estamos tão animados para que essa meta seja batida.
Mas resumindo de forma geral, o Compêndio é como um grande apêndice do livro básico, com vários elementos novos, tanto narrativos quanto mecânicos, que vão ajudar o Xerife a colocar mais camadas em suas campanhas. 
Revisitando o Oeste Estranho
Começamos nossa jornada pelo Compêndio com uma introdução à história de Deadlands, desde seu lançamento na década de 90 até a versão Weird West, lançada recentemente, passando pelas várias versões que viram a luz do sol. Nele vimos um pouco da jornada dos Serviçais pelos territórios, incumbidos de espalhar terror e medo e o desfecho de suas histórias em quatro campanhas épicas!
Novos Arquétipos
Esse capítulo já abre com um tiro, mostrando novas vantagens para seus Atormentados. Acredite quando eu falo, são vantagens deveras interessantes. Garras sanguinolentas, possessão, até mesmo uma montaria infernal está neste arsenal que abrange todos os níveis, desde Novato até Lendário. Com estas novas vantagens, você vai QUERER jogar com um Atormentado!
Logo depois temos a apresentação de novos arquétipos para o Oeste Estranho, aqui a coisa fica (mais) interessante. Mais do que meras adaptações de arquétipos já existentes, estes novos possuem sua própria história dentro do cenário e cada um possui um conjunto completo de poderes e vantagens que os ajudam a se destacar perto dos já conhecidos. São eles:
  • Magos do Metal*: Inventores que se entregaram à insanidade e criam artefatos arcanos. Diferente dos Cientistas Loucos, os “Magos do Metal” conjuram artefatos com sucata com a ajuda de espíritos que sussurram segredos sombrios. Eles podem até mesmo “Barganhar com o Diabo” assim como os Mascates!
  • Federais*: Como um agente da lei, um Federal é similar a um Agente ou Patrulheiro, mas nesse caso, ele cuida apenas do Estado, enquanto o Patrulheiro cuida de um Território e o Agente é infiltrado em qualquer meio necessário. Normalmente um Marshal não lida oficialmente com o sobrenatural igual suas contrapartes, mas ele serve de ponte entre os ocorridos e o governo.
  • Voduísta*: Como uma mistura de Abençoado e Xamã, um Voduísta se comunica com espíritos chamados Loas para realizar encantamentos e invoca os aspectos de seu Loa preferido. O arquétipo vem com descrições impressionantes dos aspectos diferentes de cada Loa em seu arsenal, além de termos usados pelo Voodoo.
  • Bruxas*: As Bruxas de Whateney são guerreiras conjuradoras ferozes que utilizam Magia das Trevas para realizar suas façanhas. A Magia das Trevas das Bruxas fazem elas lidarem com a Corrupção local e cada nível de Medo num local as torna mais fortes, a custo de sua própria Fadiga se algo der errado. 
*estas traduções não são definitivas e podem ser alteradas no produto final. 
Relíquias e Tranqueiras
Graças à magia e a corrupção dos Algozes no mundo, vários itens mundanos se tornaram relíquias mágicas, seja por causa de seu usuário ou por algum ato que tornou aquele objeto poderoso. Todos possuem história com o cenário e permite que você enriqueça a campanha com itens únicos que podem variar de armas mais poderosas a uma mão (!!!) decepada que recupera Pontos de Poder. Os vários itens provêm benefícios diversos, como ganhar Benes e dar bônus em dano. Mas não se empolgue, porque todos os itens também possuem mal agouros imbuídos neles, use-os com parcimônia. Mas também se divirta levando isso a seus jogos e vendo como os jogadores vão lidar com essa dinâmica de poder versus consequências.
Um Punhado de Ambientação
Neste curto capítulo são dadas algumas dicas de ambientação para o início de sua campanha. Aplicando um western clássico e também passando por tom e clima, como horror e gore. Uma ajuda a mais caso você precise, para fazer com que os jogadores sintam aquele arrepio nas sessões.
O Oeste até aqui
Deadlands possui décadas de história e os Serviçais tiveram trabalho para espalhar a influência dos Algozes. Muito do que ocorreu está espalhado nos vários suplementos de campanha e livros e, este capítulo, mostra um pouco da história até aqui. Com o Efeito Morgana, o tempo mudou e a história foi reescrita de maneira subliminar. Alguns dos acontecimentos mostrados no livro básico de Deadlands são mostrados com mais detalhes, principalmente a influência dos serviçais, agora derrotados, nos territórios. Se quiser incrementar a história do Oeste Estranho na sua campanha, esse capítulo é quase obrigatório!
Os Campos de Caça e Aqueles que Habitam
Por fim, nestes dois últimos capítulos do Compêndio, é mostrado com detalhes surpreendentes como funcionam os Campos de Caça, lar dos terríveis Manitus e Algozes. Passando pelas descrições de regiões espirituais como as Terras Mortas, Inferno e o misterioso Paraíso, aqui você encontra até mesmo um novo poder, apenas para as travessias espirituais. Também temos as fichas de Manitus, Menores e Maiores, além de elementais que podem servir de ajuda (ou obstáculo) para seus personagens.
Por fim, o livro fecha com uma série de fichas de pessoas notórias que podem servir de Extras em suas campanhas. 
O Devorador de Cavalos
Para fechar com chave de ouro, o Compêndio traz uma aventura macabra que puxa um gancho da queda do Serviçal da Fome, onde seus fanáticos estão causando terror pelos territórios. Completo com mapas, áreas com níveis de Medo alto, ganchos e antagonistas, a aventura é um prato cheio (perdão pelo trocadilho!) para quem quer começar a jogar contra as forças dos Algozes!
Com todas estas novidades, o Compêndio é um item imperdível na coleção de Deadlands além de ser um agregador, tanto mecânico – com poderes, vantagens e itens novos – como narrativo, com descrições de acontecimentos e grandes notáveis do cenário. É um maravilhoso adicional para narradores e também para jogadores querendo conhecer mais o jogo e incrementar novos arquétipos nas suas opções.
Espalhem a palavra! Vamos bater essa meta!
bit.ly/FCdeadlands 

Ah e já tivemos outros textos super bacanas sobre Deadlands:
A magia no Oeste estranho – Por Igor Tancredo
e Dicas de Filmes para se inspirar para jogar Deadlands – Por Ray Galvão