Por Mikka Capella

Salve, salve, seus furiosos! Tudo bem?

Hoje é dia de separar a capa de chuva, um par de galochas e aquela sombrinha marota… O tempo está fechando e há previsão de fortes tempestades, porque nós vamos falar do Homem Torto.

Se você leu o meu artigo da semana passada na coluna Ganchos, já sabe do que estou falando – o vilão assustador e misterioso de Criando Dion, uma série disponível na Netflix para a sua comodidade.

Vou logo avisando: não gosta de spoiler? Então para por aqui! Vá na cozinha, beba uma água, faça umas pipocas e dê uma maratonada na série antes de continuar… porque vai cair um temporal de spoilers aí embaixo! (não, eu não resisto a um trocadilho!)

UMA CRIATURA DE TEMPESTADE

Nosso primeiro contato com o Cabeça de Raios acontece quando Nicole, desesperada após descobrir os superpoderes de Dion, não sabe mais o que fazer e leva o moleque para um chalé isolado à beira do lago. Sua intenção é ensinar ao garoto a usar seus superpoderes (ainda que ela não faça a menor ideia de como fazer isso) pra ver se ele para de causar desastres. Naquela mesma noite, eles são surpreendidos por uma tempestade inesperada. Nicole escuta Dion chamá-la e, quando ela o encontra, ele está do lado de fora, no meio da chuva, cercado por fantasmas, entre eles seu pai.

No dia seguinte, um policial bate à porta do chalé. Durante a tempestade, uma moça desapareceu. O tira pergunta à Nicole se ela conhecia a desaparecida ou se havia visto alguma coisa suspeita durante a noite. “Err, fantasmas servem, policial?” Mas é claro que ela não disse nada…

Neste ponto, nós ainda não sabemos, mas tanto a tempestade quanto as aparições fantasmagóricas são um sinal da presença da criatura que, mais tarde, Dion chamará de Homem Torto.

O Homem Torto é uma coisa difícil de discernir. Ele tem uma forma humanoide, eu acho. Na verdade, está mais para uma silhueta, uma escuridão antropomórfica – e enorme – que se delineia entre descargas elétricas, relâmpagos. Na realidade, poderíamos dizer que ele é a própria tempestade. Uma tempestade consciente – e bastante saliente também.

CHUVA CÓSMICA… COM UMA PEGADINHA

Vocês estão lembrados da chuva cósmica que deu poderes inexplicáveis ao pai de Dion (e às outras pessoas também, tutupom)? Nós a chamamos de Evento X e, não, não se trata de um conceito da série, é invenção minha mesmo. Acontece que o mesmo evento que deu poderes a uns ferrou a vida de outros.

Pat Rollins, o amigo-da-onça de Mark (pai do Dion), também foi afetado, mas de uma forma diferente. Ele não ganhou poderes, exatamente; ganhou uma fome terrível que, pouco a pouco, vai consumindo o seu corpo, a sua vitalidade. Trata-se de uma espécie de doença, para a qual o único remédio é consumir as pessoas afetadas pelo Evento X; possivelmente a energia que alterou o DNA delas e lhes deu superpoderes. É, porém, um paliativo. Apenas retarda o inevitável e Pat Rollins sabe disso.

Quando ele assume a forma do Homem Torto, perde a autonomia. Apenas seus instintos lhe guiam, ele não é mais capaz de controlar – ou de dosar – os próprios atos. Na verdade, até mesmo transformar-se no Homem Torto não é algo que dependa de sua vontade, de maneira que a tentativa de evitar a transformação exige um esforço imenso da parte dele.

Ao contrário do que acontece com Mark, Dion e os outros, esses poderes não são do Pat. Mais tarde, descobriremos, inclusive, que Pat não é o Homem Torto, mas apenas um hospedeiro, uma roupa de carne para alguma coisa que veio à Terra junto com o Evento X.

UMA SUPER FOME!

Este é o verdadeiro superpoder do Homem Torto! Ele é um ser dotado de voracidade irrefreável; se não estiver devorando e digerindo os supers (ou a energia que lhes dá poder), devorará o próprio corpo do hospedeiro de dentro pra fora.

Por esse motivo, Pat Rollins parece estar bem e saudável apenas por algum tempo após ter consumindo alguém na forma do Homem Torto. Tão logo a “digestão” – se é que podemos falar assim – esteja terminada, ele começa a adoecer. Fortes dores de cabeça o acometem primeiro, depois ele começa a suar frio, ficar com febre e manchas escuras se espalham pelo seu corpo… Finalmente, chega um momento em que ele precisa encontrar outra pessoa afetada pelo Evento X ou sabe que acabará morrendo.

Na forma do Homem Torto, ele é uma silhueta gigante, uma sombra de aproximadamente vinte metros, cujos contornos se delineiam por relâmpagos que correm em várias direções. Uma forte tempestade o acompanha, sempre. O tempo se fecha completamente no raio de alguns quilômetros; há forte chuva e muito vento.

Apesar desse show de efeitos pirotécnicos, o Homem Torto não tem lá muitos poderes, apenas os raios; os mesmos raios que lhe delineiam a forma e que tanto podem eletrocutar vítimas comuns como desintegrar e consumir as superpoderosas.

Falando nos superpoderosos, seus poderes não parecem ajudar muito contra o Homem Torto, mas creio que isso se deva mais ao tamanho da criatura do que a uma suposta invulnerabilidade. Ele é resistente, mas não invulnerável.

Uma vez que tenha absorvido alguém, a consciência do pobre coitado parece sobreviver dentro do monstro, num tipo de limbo antropofágico, e é capaz de assumir uma forma espectral em suas aparições, na tempestade.

TEMPESTADES ASSOMBRADAS NA MESA

O Homem Torto é um antagonista que funciona muito bem em jogos de supers dentro dos ganchos propostos no artigo anterior.

Isso significa que você não pode usá-lo do jeito que quiser? Claro que não! A mesa é sua, monamú! Se você quiser usar o Homem Torto numa campanha de Cthulhu, por exemplo, eu vou te dizer: se joga!

No entanto, eu acho que existe certa genialidade nessa coisa da pegadinha, sabe?

A mesma coisa que te deu poderes, também te deu um algoz; um algoz contra o qual, é preciso dizer, seus poderes serão potencialmente inúteis. Na verdade, esse algoz está querendo comer você e os seus poderes! Sabe aquele lance de maldição disfarçada de bênção? Pois é! Na verdade, o Evento X te transformou numa suculenta refeição para uma criatura esfomeada!

E essa criatura pode ser um supervilão alienígena, como parece ser o caso em Criando Dion, ou uma entidade sobrenatural. Como já dissemos antes, seu jogo pode ter uma pegada pulp e heroica, ou ser uma experiência de horror, na qual os PJs não têm chances reais de vitória. Eu já disse que um jogo de horror com supers não é algo que se vê todo dia, né?

Enfim, sugestões à parte, o fato é que você pode (e deve, zé mané!) usar as ideias que damos aqui do jeito que achar melhor. Elas são exatamente isso: ideias. O objetivo é te ajudar.

Eu vou colocar aí em baixo uma ficha feita por mim (não sejam muito perfeccionistas, tá? Eu sou noob!) só para você usar como referência. Estou partindo das características do Homem Torto tal como elas aparecem na primeira temporada de Criando Dion, mas sintam-se livres para melhorar essa ficha do jeito que quiserem ou adaptá-la às suas próprias histórias e conceitos.

Pra dizer a verdade, eu vou ficar bastante contente se alguém tiver uma experiência bacana em mesa e depois me contar nos comentários!!! Xingar está liberado também, mas tenham respeito pela minha mãe, oh, cacete!

HOMEM TORTO – ESTATÍSTICAS

 

Lembrem-se, o Homem Torto usa um hospedeiro e se manifesta somente de vez em quando. Logo, é preciso ter uma ficha do hospedeiro, quem quer que seja ele, pois serão sempre dois personagens diferentes.

PAT ROLLINS

  • Atributos: Agilidade d6, Astúcia d8, Espírito d4, Força d6, Vigor d4
  • Perícias: Atletismo d4, Ciência d10, Consertar d10, Furtividade d4, Investigar d6, Perceber d8, Persuadir d8.
  • Carisma: +0; Movimentação: 6; Aparar: 2; Resistência: 4
  • Complicações: Ativação, Código de Honra, Doença Terminal
  • Vantagens: Antecedente Arcano (superpoderes).

HOMEM TORTO

  • Atributos: Agilidade d10, Astúcia d10, Espírito d12, Força d12+4, Vigor d12
  • Perícias: Intimidar d12, Lutar d10, Perceber d8
  • Carisma: +0; Movimentação: 10; Aparar: 7; Resistência 8
  • Complicações: Dependência (supers), Implacável (Maior)
  • Vantagens: Aguento o Tranco
  • Super Poderes:
  • Ataque de Longa Distância: o Homem Torto pode disparar relâmpagos contra seus adversários. Alcance 24/48/96, Dano 3d10, Modelo Médio de Explosão.
  • Forma Alternativa: Tempestade. Alcance (+3). Viscoso.

  • Tempestade: Aguaceiro. Trovão.

  • Características Especiais:
  • Tamanho +12: O Homem Torto aparece como um vulto de aproximadamente 20 metros de altura, delineado por raios.

  • Gigantesco: Ataques contra o Homem Torto recebem +6 de bônus para atacantes de tamanho Normal.

  • Medo: Ver o Homem Torto em sua forma de tempestade é horrível até para os mais corajosos. Defrontar-se com ele pela primeira vez exige em teste de Medo. Em caso de falha, o personagem estará Abalado.

  • Consumir: tudo o que o Homem Torto deseja é consumir o super e a energia, o que quer que seja, que lhe dá poder. Uma vez que um super esteja Abalado, o Homem Torto poderá usar seus raios para desintegrá-lo e absorvê-lo. Para evitar esse destino terrível, o herói precisa ser vitorioso em um teste resistido de Espírito.