Por Eder Marques

Um dos tipos mais bacanas de campanhas em cenários inspirados nas obras da HP Lovecraft são as chamadas Campanhas “Globetrotter”, mas vocês devem estar se perguntando, que diabos é isso de Globetrotter?

Globetrotter, em uma tradução livre do Inglês, seria um viajante do globo, aquele que viaja ao redor do mundo. Esse conceito aplicado a uma campanha reflete a ideia de que os personagens terão que rodar o globo para resolver os mistérios ali presentes. Embora possa soar desafiador, esse tipo de campanha também traz diversas possibilidades interessantes para o Guardião e para os Investigadores. Eis algumas delas:

Locais Diferentes, Temas Diferentes

Uma das coisas mais legais das campanhas nesse estilo é que os personagens vão poder conhecer localidades completamente diferentes e com isso o Guardião pode abordar temas diferentes dentro de uma campanha. Isso é bacana, pois deixa as coisas mais interessantes e menos monótonas. Digamos que um determinado jogador não goste muito daquelas sessões onde os personagens passam horas e horas confabulando e juntando pistas. Na próxima sessão as coisas podem ficar mais focadas na ação de modo que ele não perca o interesse.

Locais diferentes também têm climas diferentes. Imaginemos a Nova Iorque dos anos 30 durante a grande depressão: urbana, imponente, monolítica, agitada. Ela é muito distinta da exótica Bangcoc do mesmo período. Aliás, cabe ressaltar que sendo um cenário semi-histórico, as oportunidades de explorar e aprender sobre a história de um determinado local são imensas.

Interlúdios em Viagens

O período entre viagens pode ser usado como um momento para interlúdios, aventuras secundárias ou mesmo um período para os personagens descansarem e confabularem sobre a situação até o momento. Muitas vezes, as aventuras “oneshot” não dão essas oportunidades para os personagens descansarem um pouco, e isso pode ser muito útil.

Viajar Sem Sair de Casa

Como eu citei acima, os jogos ambientados em RdC são semi-históricos: é basicamente o nosso mundo com elementos do Mythos nele, e isso dá a oportunidade de conhecer e pesquisar sobre lugares que de outra forma você não conheceria. Raras são as pessoas que vão ao Tibete, por exemplo, mas pesquisando sobre ele você tem uma grande oportunidade de conhecê-lo.

Uma campanha nesse estilo certamente é bastante desafiadora para o Guardião, afinal ele terá de pesquisar bastante e manter controle de um volume grande de informações, mas ela também pode ser uma experiência extremamente gratificante, o tipo de experiência que te faz vivenciar o mundo sem sair de casa.

O Financiamento de Mentiras Eternas, uma campanha estilo “Globletrotter” para Rastro de Cthulhu, começa dia 09/12.