Por Paulo ‘Kastas’ Taransinschi
Pradarias UltraVioletas já é um jogo onde existem diversas mecânicas que tornam essa jogatina uma experiência psicodélica. Nada obstante, não é uma experiência ilimitada, contendo alguns traços tradicionais de RPG, como uma linha de continuidade no tempo, a necessidade de uma ordem de narrativa, além da manutenção das regras de combate que representam muito bem a aplicação da física na realidade.
No entanto, existem outros tipos de regras que podem deixar sua experiência em UVG ainda mais extravagante. Claramente, não queremos desestruturar o RPG como ele é concebido, contudo o objetivo é ofertar algumas regras alternativas que podem elevar o sistema narrativo ainda mais adiante. 
Sistema de Clima Bizarro 
No mundo das Pradarias Ultravioletas, o clima é imprevisível e estranho, repleto de fenômenos atmosféricos surreais. O Sistema de Clima Bizarro acrescenta uma camada de imprevisibilidade e maravilha ao mundo das Pradarias Ultravioletas, mantendo os jogadores alertas e envolvidos com o ambiente. Eles precisarão tomar decisões estratégicas com base nas condições climáticas e aproveitar ao máximo os efeitos benéficos, enquanto lidam com os desafios apresentados pelos fenômenos climáticos peculiares.
Ofereça uma tabela aos jogadores a partir de um determinado ponto do mapa até o outro, ou a partir de um determinado número de dias. Essa condição climática pode ter os elementos da tabela à seguir: 

,

Ruínas Vivas
Introduza ruínas antigas que têm uma vida própria. Essas ruínas podem mudar de forma, revelar passagens secretas ou até mesmo apresentar desafios interativos baseados em quebra-cabeças e armadilhas. Afinal, muitas são as estruturas nas Pradarias UltraVioletas que tem alguma capacidade mágica ou sobrenatural.
Essa mecânica tornaria sua mesa de UVG mais parecida com animes ou séries fantásticas, possivelmente. É provável, ainda assim, explorar a psicodelia por trás de uma parede falante, ou de uma cachoeira que deixa de cair água para fazer uma subida, com o objetivo de apontar uma direção, por exemplo.
Ressonância Psíquica
Outro elemento muito bem vindo nessas novas mecânicas de UVG é um sistema de ressonância psíquica, onde os personagens podem se sintonizar com o ambiente e os seres das Pradarias Ultravioletas. Isso lhes permite perceber coisas que normalmente não seriam visíveis ou interagir com entidades espirituais. Ademais, essa mecânica permitiria muito mais informações para a história do jogo, favorecendo muito uma campanha de narrativa compartilhada, inclusive.
A Ressonância Psíquica poderia ter certos limites, vantagens e desvantagens. Um personagem poderia se conectar com um número X de objetos por dia, de acordo com sua pontuação em Aura. Além disso, algumas conexões poderiam gerar vantagens de informações, mas também desvantagens como dano, fadiga ou a necessidade de consumir mais sacas de recursos.
Por último, se conectar a diferentes tipos de criaturas poderia gerar efeitos na vida do próprio personagem, gerando elementos narrativos filosóficos. Conectar-se a uma personagem bom poderia gerar impressões boas e esperanças, enquanto a uma criatura maligna poderia gerar dor e até causar pontos de dano no personagem. Ademais, há a possibilidade do personagem se conectar a algo invisível e compreender os sentimentos e sentidos daquela criatura.

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso