Texto escrito por Toni Simplicio.

UVGUVG é um cenário de fantasia psicodélica com regras versáteis e facilmente adaptáveis para outros sistemas de RPG. E não seria diferente com RPG Solo, afinal, o livro está repleto de tabelas para quase tudo, um prato cheio para esse modo de jogo.

Se você não sabe o que é RPG Solo, é basicamente uma forma de se jogar sem precisar de Mestre, ou Mediadora, no caso de UVG. Apesar do termo “Solo”, é possível jogar com outras pessoas, onde o papel da mediadora ficará a cargo de um Oráculo.

Um Oráculo consiste de uma tabela com respostas às perguntas que você normalmente faria à Mediadora. Ex: “O Biomante está em casa?” É importante destacar que nenhuma tabela vai substituir uma pessoa, o objetivo de jogar RPG solo é apenas se divertir e se surpreender com resultados que estão fora do seu controle. Há também quem jogue assim para testar as regras e decidir se aquele sistema se adequa ou como você vai adequá-lo ao seu grupo.

Para entender como funciona um Oráculo, comecemos com respostas simples e diretas de sim e não. Você pode usar uma moeda, por exemplo, para representar as respostas. Podemos usar cara para “sim” e coroa para “não”. Ex: você joga a moeda para responder à pergunta anterior e dá coroa, logo aquele Biomante que você está procurando não está em casa, é melhor voltar outra hora. Outras perguntas e respostas podem ser feitas, esse foi só um exemplo bem simplório, e em UVG existem diversas tabelas usadas para Encontros, Descobertas, Viajantes, Clima, etc., ou seja, quase tudo que seu Herói ou sua Heroína pode encontrar e vivenciar nas Pradarias Ultravioletas. É quando você não tem a resposta nas tabelas que você consulta o Oráculo.

Outra coisa importante é que não é preciso deixar tudo a cargo das rolagens. O próprio UVG recomenda que dados só precisam ser rolados quando for realmente necessário. No caso das tabelas, é possível simplesmente escolher aquele resultado que mais se adeque à situação e no caso do Oráculo, você só precisa usá-lo quando quiser um destino imparcial para sua personagem.

Agora podemos estender um pouco a gama de respostas possíveis de um Oráculo e adicionar as variantes de sim e não, representadas no Oráculo da seguinte tabela:

d6

Resposta

O que isso quer dizer?

1

Não, e…

Além da resposta negativa, algo nega ainda mais a resposta. Ex: o Biomante não está e parece que não vai voltar nem tão cedo.

2

Não

Um não curto e grosso.

3

Não, mas…

É um não, mas nem tanto. Ex: o Biomante não está, mas volta logo.

4

Sim, mas…

É uma resposta positiva à sua pergunta, só que não ajuda muito. Ex: sim, ele está, mas está ocupado e pode demorar para te atender.

5

Sim

Você já entendeu.

6

Sim, e…

Além do sim, algo a mais reafirma a resposta. Ex: sim, ele está, e ainda estava ansioso para falar com você.

 As consequências dessas respostas devem ser improvisadas, jogar Solo é um ótimo exercício de criatividade, pense na primeira coisa coerente que vier à sua cabeça, se em 5 segundos você não pensar em nada, não se preocupe, use apenas a resposta direta e siga em frente, na próxima você pensa em algo. Faça sempre perguntas em que o “sim” é algo vantajoso para sua personagem, e vice-versa. Isso pode ajudar um pouco, já que as respostas sempre terão um direcionamento estabelecido. Com o Oráculo acima já é possível jogar qualquer sistema de RPG no modo Solo de forma satisfatória, mas UVG está além do satisfatório e você pode querer algo mais… psicodélico. Então o Oráculo a seguir pode ser mais interessante.

d20

Resposta

O que isso significa?

1/1

Não interessa. O caos acontece!

A resposta não importa, algo muito raro e prejudicial ocorre. Ex. E daí se o Biomante está em casa, pois uma colônia de Mevos irrompe do chão e começa a atacar todos!

1-3

Não, e…

Você já sabe.

4-8

Não

9-10

Não, mas…

11-12

Sim, mas…

13-17

Sim

18-20

Sim, e…

20/20

Não importa,
algo maravilhoso acontece!

Exatamente o contrário do 1/1, pense em algo muito raro e vantajoso para o herói!

Como usar esse Oráculo?

Sempre que fizer uma pergunta ao Oráculo, avalie as chances e role 1d20 + o modificador de probabilidade, afinal, nem tudo tem a mesma chance de acontecer. Fatores como horário e outras circunstâncias podem mudar a chance daquele Biomante estar em casa, por exemplo. Digamos que você o está procurando à tarde, quando normalmente as pessoas saem para fazer negócios, então a probabilidade dele estar em casa é pequena, ou seja, pouco provável. Os modificadores de probabilidade são:

Probabilidade

Modificador

Quase impossível

-6

Improvável

-4

Pouco provável

-2

50/50

0

Provável

+2

Muito provável

+4

Quase certo

+6

Faça a rolagem de d20, some os modificadores e consulte a tabela para ter sua resposta. Rolar 1 natural é sempre algo negativo, não importam as chances. E se rolar 1 natural, jogue o dado de novo, se cair outro 1, consulte o resultado 1/1 e deixe as coisas caóticas. O mesmo vale para o 20, é claro.

Mais detalhes podem ser abordados, mas o importante é que você comece logo a jogar e vá adaptando as regras de acordo com suas preferências. A regra de ouro também vale aqui: o mais importante é a diversão!

UVG