Por Eder Marques

Toda boa aventura começa com um bom gancho! Pode ser uma mera ideia simples que se desenvolverá em uma trama memorável, ou mesmo um evento acidental que se desenrola em algo maior, pode ser épico, ou mesmo uma situação ridícula, mas o fato é bons ganchos são essenciais para uma boa aventura.

Neste texto eu irei abordar elementos que caracterizam um bom gancho (em minha opinião, claro), dar idéias de como “roubar” ganchos de outras mídias e providenciar alguns ganchos para alguns dos jogos da RetroPunk.

O que caracteriza um bom gancho?

É realmente bem simples, bons ganchos são aqueles que atendem às motivações e anseios dos personagens. Pensar no que os personagens querem e porque eles se interessariam por uma determinada situação é essencial para prender a atenção dos seus jogadores, pode ser algo simples, como mercenários atrás de dinheiro (uma motivação tão boa quanto qualquer outra), pode ser acidental, como, por exemplo, acordar em uma banheira de gelo desmemoriado sem um rim (garanto que o personagem gostaria de entender o que está acontecendo ou ao menos tentaria conseguir seu órgão de volta), ou pode ser uma coisa muito estúpida, digamos que os personagens tenham fome e querem comer no White Castle (espero que saquem a referência).
Os personagens devem se sentir cativados e estimulados ou, se me permitem o trocadilho, fisgados pelo gancho, querendo saber onde aquilo vai dar, e claro, eles devem ser recompensados no final com uma boa história.

O que caracteriza um gancho ruim?

O gancho ruim é aquele que não faz sentido para o personagem, aquele que faz ele se perguntar “o que estou fazendo aqui?”, em suma é aquele que não cativa o personagem. De que adianta oferecer uma recompensa em dinheiro para um paladino que luta apenas pela justiça? E aquele NPC estranho sem conexão alguma com os personagens, mas que parece ser “super confiável”, qual motivo os personagens teriam para ajudá-lo?

Roubando ganchos.

Se tudo mais falhar e você se encontrar em um momento de baixa criativa, há uma resposta bem simples para obter seu gancho, roube! Tire seu gancho de alguma outra mídia, pode ser um jogo, um livro, um filme… as possibilidades são infinitas.
Na era do remake e do reboot, nada se cria, tudo se copia, e você pode copiar também!
Seu maior esforço aqui será encaixar o gancho nas motivações dos personagens, mas desde que você crie algo que atraia o interesse dos personagens tudo deve fluir bem.

Eu sempre cito como exemplo o filme The Warriors (Os Selvagens da Noite), cujo gancho é bastante universal e simples, os personagens são falsamente acusados de um assassinato e passam a ser caçados por várias gangues. A motivação é sobreviver e ela se enquadra naquela ideia acima da motivação acidental.

Ganchos para nossos jogos

Eu já expliquei muito sobre teoria, mas agora vamos falar em termos práticos, vou dar um gancho para cada um dos nossos principais jogos e explicar como os personagens podem se envolver na história.

Rastro de Cthulhu: Os personagens são militares brasileiros designados para acompanharem a missão exploratória Roosevelt-Rondon, quando completamente isolados da civilização e com poucos recursos, eles encontram uma aldeia abandonada com um estranho totem em seu pátio principal.
Motivação – Dever e Sobrevivência

Terra Devastada: Sem recursos, personagens recebem uma transmissão de rádio falando de um local seguro e livre de infestação, a sobrevivência em longo prazo deles depende disso.
Motivação- Sobrevivência.

Castelo Falkenstein: Os personagens são membros de um renomado Club de Cavalheiros/Damas/Exploradores da Nova Europa e este clube é acusado de estar envolvido em um infame roubo, a reputação de todos os seus membros está em jogo, cabe a eles elucidar o caso e limpar sua honra.
Motivação – Honra

Hora de Aventura: As pilhas reserva do BMO estão acabando,a última loja de conveniência está na Floresta do Mal, os personagens devem ir até lá para obter novas pilhas.
Motivação – Amizade

Savage Worlds – Lankhmar: Você é um ladrão e tem um sujeito dando sopa com uma bolsa de Rilks na sua frente.
Motivação – Ganância

Como vocês podem ver essas são idéias muito simples, mas que trazem os personagens pra dentro das histórias.