Texto de Mateus Herpich

Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos!Salvar o mundo dos horrores cósmicos nunca é uma tarefa fácil, já que não dá para ficar diante de Cthulhu e esvaziar seu revólver na sua cara de polvo. As coisas são mais complexas do que isso. Para começar, a loucura do Mythos pode estilhaçar a mente humana e os monstros serviçais dos Grandes Antigos são obstáculos bastante nefastos. No fim das contas, enfrentar os horrores cósmicos é uma tarefa longa e árdua baseada na investigação insistente e em impedir que os Deuses Exteriores invadam nossa realidade.

E assim são as partidas de Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos, um RPG solo de horror lovecraftiano derivado do sistema de Four Against the Darkness.

Sozinho Contra o Horror Cósmico

Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos é um RPG solitário, de jogar único e sem narrador, cujo objetivo é impedir a conjuração de uma entidade do Mythos de Cthulhu. A missão é reunir três Pistas espalhadas por várias localizações e encontros icônicos retirados das obras de H. P. Lovecraft, desvendar qual é o Grande Antigo por trás do ritual final e impedi-lo de acontecer, o que geralmente envolve enfrentar cultistas e monstros serviçais.

O jogador tem apenas quarenta dias de jogo para acabar com este plano maléfico e, neste tempo, deve viajar entre cidades e áreas remotas, recrutar aliados, combater inimigos e reunir itens arcanos, feitiços e pistas antes do tempo acabar. Se não conseguir realizar esta difícil tarefa dentro do prazo… bem, é melhor torcer para um fim rápido nos tentáculos do Grande Antigo.

O sistema usa dados de seis lados em todas as jogadas: para decidir os eventos em cada uma das localidades visitadas, nos testes para lidar com o oculto, nas jogadas para atacar monstros e também para se defender deles. O alvo da jogada de d6 é sempre um número igual ou maior à dificuldade da tarefa ou o nível do inimigo enfrentado, tanto na Fase de Ataque (quando você está tentando atingi-lo com suas armas) quanto na Fase de Defesa (quando você deve esquivar dele).

Investigadores e Ajudantes

O jogador de Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos monta e controla uma equipe com quatro Investigadores que representam vários arquétipos típicos das histórias investigativas pulp e de horror. Alguns são mais voltados para o combate, como Gângsteres e Veteranos de guerra, outros para a investigação, como Professores e Ocultistas. Cada tipo de personagem tem habilidades especiais e valores específicos de Vida e Sanidade para resistir às ameaças mais sinistras.

Para auxiliá-los em suas buscas e batalhas, a equipe pode recrutar Ajudantes das mais diversas especialidades, porém muito menos duráveis. Portanto, não se apegue aos curadores de museus, marinheiros e guias da natureza pois eles provavelmente terão um fim trágico. Este é o preço de se enfrentar o Mythos.

Você Nunca Sabe o Que Esperar

Assim como em 4AD, todo o progresso de Contra os Grandes Antigos é determinado aleatoriamente, desde o ponto de partida, passando pelos eventos em cada nova localidade e até chegar no Grande Ritual final. Quando os dados favorecem, um encontro fortuito leva o jogador até uma Pista que indica a entidade por trás de tudo, mas sua identidade só é confirmada após reunir três Pistas. Quando a sorte não colabora, há monstros e outros perigos que ameaçam a saúde e a integridade mental das personagens.

Você verá muitos monstros lovecraftianos em suas aventuras de Four Against Darkness Contra os Grandes Antigos e, geralmente, as criaturas sobrenaturais não são simples de enfrentar. Monstros Incorpóreos são resistentes a ataques comuns, outros mudam seu ambiente e devem ser enfrentados em duas fases distintas. Alguns monstros são vulneráveis a armas específicas, outros podem ser derrotados por feitiços ou itens arcanos especiais. Contudo, seus recursos são limitados e você deve considerar seu gasto com cuidado.

Como já mencionado, o grand finale é o Grande Ritual de conjuração de um Grande Antigo, uma entidade cósmica de poder inimaginável. Cada entidade do Mythos possui um encontro com regras particulares, quase um mini game, então você nunca saberá o que esperar. Estes encontros são o clímax da partida e tudo está em jogo: se você falhar, é game over e o apocalipse está a caminho. Se você vencer, o mundo está salvo!

…pelo menos até sua próxima partida.


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