Por Leandro Jardim
O RPG Tiny Dungeon apresenta diversas opções de oponentes, criaturas e vilões para serem usados contra ou a favor dos jogadores, e há uma grande facilidade para o Narrador criar os seus próprios, e pensando em novos desafios para minha mesa imaginei como o grupo reagiria a um enxame de criaturas pequenas, porém quando unidas se tornam uma grande ameaça e na maioria das vezes bem mortal!
Enxame
Modelo de Enxame – Use para qualquer massa de pequenas criaturas que, de outra forma, não representariam uma ameaça aos personagens.
Também pode ser usado para criaturas disformes, como uma bolha de protoplasma ou uma massa de tentáculos escorrendo.
Tamanho do Enxame:
– Enxame Pequeno: 2 PV por Personagem
Este é um tapete de criaturas com cerca de três metros quadrados. Poderia engolir uma única pessoa.
– Enxame Médio: 3 PV por personagem
Esta é uma massa de criaturas que cobre o chão de uma sala de 6 metros quadrados. Pode engolir três pessoas.
– Enxame Grande: 4 PV por personagem, faz 2 ataques por turno
Este enxame preenche completamente uma sala, sendo composto por tantas criaturas que pode se comprimir e expandir um pouco, chegando a até 10 metros quadrados ou até mais. Pode engolir todos os membros do grupo.
Os enxames sempre agirão no final da fase de iniciativa. Eles fazem Ataques contra cada Personagem que está em contato, normalmente na Zona Próximo – faça jogadas contra cada Personagem separadamente.
Os personagens podem escapar do enxame temporariamente realizando uma Ação de Movimento ou a Ação Desviar para recuar para a fora da Zona de Alcance ou colocando um obstáculo entre eles e o enxame.
Traços do Enxame:
Engolir – Se um enxame atingir um Personagem com os dois dados, ele engolfou o Personagem, impondo Desvantagem aos ataques e causando 1 Dano extra. Um personagem pode fazer um rolamento para escapar do enxame em seu turno.
Regeneração – Qualquer Enxame pode regenerar 2 PV no início de cada rodada. Isso representa os membros do enxame ignorando os ataques de armas comuns. Eles não podem regenerar danos de ataques de área (frascos de ácido, poções explosivas e óleo flamejante, por exemplo), ataques de varredura (Ataque em Desvantagem) ou ataques mágicos. Se o Enxame for reduzido a 0 PV, ele não será capaz de se regenerar.
Agora, a partir daqui, você pode adicionar Traços ao seu Enxame para imitar outra criação. Veja os Exemplos:
Exemplos de Enxames:
– Besouros Comedores de Cadáveres
Consumidores de cadáveres e criaturas moribundas, mas que na fome excessiva também atacam os vivos.
Se juntam em Enxames de besouros pretos que ameaçam aqueles que exploram masmorras e cavernas profundas. Eles são atraídos pelo barulho, calor e pelo cheiro da morte, eles correm sobre os vivos quando famintos arrancando pedaços de carne de suas vítimas. Individualmente, eles são facilmente mortos, mas como um grupo eles ameaçam a maioria dos seres.
• PV: Depende do Tamanho
• Traços: 
– Furtivo (pág. 36)
– Vespas Carnívoras
Vespas individualmente podem ser apenas um incômodo, mas essas vespas vivem em charcos ou pântanos e apesar de raras quando encontradas são muito perigosas, atacando em conjunto com seus ferrões numa nuvem barulhenta com um zunido terrível.
• PV: Depende do Tamanho
• Traços:
– Voo (pode voar)
– Ratos Furiosos dos Esgotos
Esses ratos moradores de esgotos sujos e fedorentos estão famintos e com raiva, seja por doença ou outro motivo, mas atacam qualquer coisa viva que cruzar sua área com uma enorme brutalidade devorando tudo.
• PV: Depende do Tamanho
• Traços:
– Furioso (pág. 36)
– Bolinhas Luminosas (Seres de energia)
Esses seres lembram minúsculos fogo-fátuos, talvez até tenham alguma ligação, ficam em áreas onde a magia é forte ou onde um ser sobrenatural tenha morrido recentemente, o porque não se sabe, mas elas se uniram num Enxame assustador e atacarão aqueles que forem curiosos e se aproximarem demais conjurando pequenos truques, especialmente para confundir suas vítimas.
• PV: Depende do Tamanho
• Traços:
– Voo (pode voar)
– Tocado pela magia (pág. 37)
– Piranhas Devoradoras
Nos rios há uma ameaça que espreita perigosamente, essas piranhas são menores que as piranhas comuns, mas sempre andam unidas num cardume silencioso e sedento por comida.
• PV: Depende do Tamanho
• Traços:
– Nadador (Teste 2d6. Com um sucesso, duplique a velocidade de movimento na água por uma única ação.)

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso