Por Leandro Jardim
A Ação Realista
A ação realista pretende ser simulada e dinâmica. Isso implica que ela tenta se ajustar à realidade, ao que aconteceria em um combate ou tiroteio da vida real e trazê-lo para o RPG de forma mais parecida mesmo em jogos cinematográficos. Neste tipo de situações na vida real é importante o treino e a perícia dos envolvidos, mas também, perceber o que acontece quando as balas começam a assobiar e buscar sempre manter a cabeça fria. Muitos RPGs tentam simular a realidade ao extremo, para aqueles que gostam disso não é preciso quebrar a cabeça e procurar soluções complicadas, é possível aplicar o Efeito Visão de Túnel nos personagens e simular combates e situações mais realistas.
O que é o Efeito Visão de Túnel?
É chamado assim pois representa ou compara a perda de visão quando se está dentro de um túnel ou caverna e a visão periférica fica impossibilitada ou muito afetada. Em situações de estresse a pessoa mesmo estando em campo aberto tende a centrar somente em suas ações e em si mesmo perdendo a noção ou não se concentrando no que ocorre ao seu redor e, em alguns casos, a adrenalina e emoções não permitem nem mesmo notar algo que esteja ocorrendo consigo mesmo mas que não representa atenção ou perigo comparado ao objeto ou cena do foco da pessoal. Nessas situações que parecem ocorrer em flashs mesmo se na realidade são demoradas não há tempo de reação para refletir ou observar as pessoas e objetos ao seu redor.
O Efeito em Jogos
Quando nossas vidas estão em perigo, nossa adrenalina sobe, nossos corações disparam e tudo estremece. Os segundos são transformados em horas e as horas em segundos. Quando tudo acaba, encontramos um corpo – talvez o de um amigo – falta uma das botas, ferimentos, mas não sabemos com o que nos machucamos, e toda a ação foi como um turbilhão bestial dos quais só nos lembramos de fragmentos.
Sofremos o que se chama de “Efeito Visão de Túnel”. Somos incapazes de saber exatamente o que aconteceu ao nosso redor; muito menos sabemos o que nossos companheiros estavam fazendo. Se você sofreu um acidente, se envolveu em uma briga ou sofreu um evento traumático, entenderá perfeitamente; você não sabia o que estava fazendo, o suficiente para saber o que os outros ao seu redor estavam fazendo. 
Mesmo que alguém tenha gravado e vejamos depois, não seremos capazes de nos reconhecer e veremos que esquecemos coisas que aconteceram. Claro que lembramos perfeitamente de um olhar, de uma telha quebrada ou do cigarro aceso que se consumiu em nossos dedos e queimou nossa mão, ignorados durante o acidente. Em muitos RPGs, esse não é o caso.
Os jogadores executam uma espécie de dança de combate onde todos sabem o que estão fazendo, quando vão fazer, conversam entre si, preparam magias ou do tipo enquanto o foco vai de um para o outro como em um filme de aventura dos anos 40.
Este não deve ser o caso em uma mesa onde você deseja jogar uma simulação da realidade. É como ver os cenários e o cinema antigo, onde as formas correspondem ao teatro e os atores projetam suas vozes, o sangue é mais falso que uma nota de três reais e a retroprojeção quebra a ilusão. Para evitar essas coisas, temos certas ferramentas. 
Primeiro descreva as ações com detalhes e emoção, e faça com que os jogadores entrem nessa onda também. Uma forma de afetar emoções é o uso de regras de Saúde Mental, como as regras de Sanidade de Rastros de Cthulhu ou as regras de Medo no básico do Savage Worlds ou você pode simular testes que afetem o controle dos sentidos durante o combate, que equivale a manter a respiração controlada, observar o campo de batalha com calma e agir devagar e com a cabeça, mas faça poucos testes ou testes rápidos para não atrapalhar o andamento da ação e nem atrasar o combate. Falhar é colocar ainda mais estresse no corpo: o coração tenta sair pela boca enquanto corremos para a segurança.
A perda de Saúde Mental / Sanidade (ou equivalente) pode eventualmente nos tornar incapazes de aguentar mais e deixar nossos corpos fugirem, desistirem ou ignorarem nossa própria segurança.
Por outro lado, a visão de túnel deve estar presente na sua mesa por meio de interpretações e regras. Durante um tiroteio, o Narrador nunca deve falar sobre porcentagens, chances, pontos de vida ou coisas do gênero. Da mesma forma, a menos que as rolagens relacionadas a Prontidão sejam feitas ou declaradas claramente, nenhum personagem do jogador pode saber o que seus companheiros de equipe estão vendo. O metagame mata a verossimilhança.
Se dois personagens jogadores estiverem sendo atacados, eles nunca devem saber o que está acontecendo com o outro até que a cena termine. Somente por meio de treinamento e repetição eles poderão controlar o campo de batalha. O Narrador deve descrever as ações como se fossem um incidente individual. Durante a ação de simulação, não descreva regras, não descreva possibilidades ou números, não faça estatísticas: descreva a ação mínima para os personagens jogadores e mantenha a visão de túnel. Isso é especialmente fácil de fazer ao jogar RPG de textos, comuns em fóruns, Discord, Whatsapp, Telegram ou em mensagens instantâneas.
Em jogos de mesa presenciais e online usar o Efeito Visão de Túnel pode trazer bastante diversão e um novo tipo de imersão, se usadas em conjunto com as regras de Sanidade e Medo a simulação de combates pode se tornar mais próxima da realidade sem perder toda a emoção e dar um clima de imprevisibilidade sem deixar virar um caos.
Use o que for melhor para sua mesa e bons jogos!