Por Mateus Herpich
Quem acompanha as publicações da RetroPunk já conhece o RPG solo Four Against Darkness e sua versão lovecraftiana, o 4AD: Contra os Grandes Antigos. Chegou a hora de expandir esse universo de horror cósmico de jogador único com a Aurora do Horror, um conjunto de cinco aventuras que levarão você aos limites da sanidade.
Novas Possibilidades
A Aurora do Horror é um suplemento para 4AD: Contra os Grandes Antigos repleto de material novo, desde novas classes de personagens investigadoras até aventuras cheias de enigmas, monstros e desafios no clássico estilo de H. P. Lovecraft.
Quem já experimentou jogar com Ocultistas, Veteranos da Grande Guerra, Enfermeiras, Médiuns e outros investigadores do jogo base terá a chance de acrescentar à sua equipe Arqueólogas e Cultistas Redimidos, cada um com novas habilidades e opções. Essas classes podem ser transportadas para as partidas normais de 4AD: Contra os Grandes Antigos.
Além disso, as aventuras deste livro se conectam com o jogo base como uma história de origem que antecede as partidas principais. Em cada uma delas, em vez de controlar uma equipe com quatro personagens investigadoras, você conduzirá uma única personagem no início de sua carreira enfrentando horrores além da compreensão.
Junto à protagonista, um elenco de ajudantes lhe prestará auxílio nessa investigação e facilitará um pouco as coisas, mas não muito: Todas as aventuras são desafiadoras, repletas de enigmas, combates mortais e exigem estratégia para sobreviver.
Clássicos do Horror
O suplemento traz cinco aventuras, cada uma para ser jogada com uma personagem investigadora que, tendo sucesso, pode ser transportada para o jogo base já com uma melhoria exclusiva. Além disso, quem conhece a obra de Lovecraft encontrará várias referências literárias que expandem seu universo.
Em O Horror da Mina, uma personagem precisa resgatar sua amiga de infância, levada para as cavernas de uma mina abandonada por um culto arcano. Entretanto, há muito mais mistérios espreitando no subterrâneo do que se pode imaginar.
Em O Uivo do Mutado, um grupo de amigos acampando na mata se vê perdido após uma estranha mutação se alastrar por toda a floresta. Será preciso desvendar a origem dessa transformação e lidar com aberrações monstruosas para conseguir escapar com vida.
Em Passeio Noturno, a visita a um museu para vislumbrar um sarcófago se transforma no palco para o horror quando os visitantes desaparecem e estranhas entidades começam a circular por entre os salões históricos e artísticos.
Em Retorno à Antártida, uma nova expedição segue para as ruínas do conto Nas Montanhas da Loucura. Cabe ao jogador fazer o que nem mesmo os protagonistas da história de Lovecraft conseguiram e transformar essa investigação em um sucesso científico.
Por fim, em A Herança, um indivíduo recebe uma propriedade após a morte de um parente distante e deve correr contra o tempo para se livrar das ameaças sinistras que tomaram conta do lugar.
Jogar essas aventuras é uma experiência muito diferente de 4AD: Contra os Grandes Antigos, ainda que utilizem as mesmas regras do jogo base, salvo pequenas modificações explicadas durante o texto. Contudo, um livro não substitui o outro, e sim são complementares, trazendo novas maneiras de explorar o Mythos de Cthulhu nos RPGs solo.
Material Exclusivo
A Aurora do Horror está em financiamento coletivo nesse exato momento, e você pode adquirir tanto a versão física quanto a digital do livro. Não só isso, mas preparamos um material exclusivo que traz o Mythos de Cthulhu para o Brasil, dentro das regras de 4AD: Contra os Grandes Antigos. O link do financiamento é ESSE AQUI.
Com ele, você poderá jogar com duas novas classes, o Malandro e o Membro do Clero. Além de suas novas habilidades e possibilidades estratégicas na equipe de investigadores, eles trazem orientações para serem incorporados nas suas partidas ao lado das classes típicas.
Além do mais, há duas novas localidades: O Rio de Janeiro da década de 1930 e a Universidade Andurá, a “Miskatonic brasileira.” Esses locais trazem conexões com as cidades apresentadas no jogo base, tabelas de encontros com novos monstros, itens arcanos e desafios, além de referências nacionais folclóricas e culturais.
E se você quiser dar uma espiadinha na Universidade Andurá, pode conferir o suplemento gratuito lançado pela RetroPunk que, apesar de ser voltado para as regras de Rastro de Cthulhu, traz a ambientação ideal para você viver aventuras e mistérios lovecraftianos no Brasil. O link é ESSE.
Então prepare seus dados, tome coragem e mergulhe nas investigações de A Aurora do Horror!

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso