Por Leandro Jardim
Sprawlrunners é um excelente livro que inclui regras opções para um jogo tradicional de Cyberpunk de uma forma adequada para o sistema de Savage Worlds, mas ele tem um algo a mais, possui descrições opcionais de magias e espécies fantásticas.
Quando lançado em inglês ele ganhou muitos elogios de mestre e jogadores, que o descrevem como um livro elegante, mais simples e fácil de usar que outros Cyberpunks sem perder nenhum de seus elementos e de poderem simular perfeitamente outros cenários de Cyberpunk com Fantasia, ele te dá tudo que você precisa.

Detalhes do Livro

• Créditos (1 página):
Aqui estão os envolvidos com o jogo, da edição original e da edição brasileira, eu estou lá, tive o enorme prazer de ser um dos revisores finais do livro.
• Como usar este livro (2 páginas). 
Estas são as notas dos designers, o autor faz um excelente esclarecimento sobre o livro e suas intenções e especifica que não há nenhum capítulo massivo de equipamentos, os cibernéticos são Vantagens, em vez de equipamento, o uso de um sistema abstrato de riqueza, afinal nem tudo o que os cyberpunks desejam pode ser comprado com mero dinheiro.
• Índice (1 página)
• Introdução: Bem-vindo ao Sprawl (3 páginas)
Aqui está a configuração padrão; uma distopia em um futuro próximo dirigida por megacorporações impiedosas, tramas noir com os PCs sendo ativados por corporativos, onde pode ter magia e semi-humanos no mundo caso deseje e se assim escolher há 3 formas de aplicar a magia e seres ao cenário.
• Capítulo 1: Criação de Personagem (16 páginas)
Aqui você encontra as Espécies possíveis de se jogar, incluindo Elfo, Anão, Orc, Humano e Troll; seus Antecedentes e Metas, as Regras de Ambientação, incluindo um inovador sistema de Logística, os Pontos de Implantes, o Estilo de Vida, Contatos, e também 2 Complicações modificadas, 8 novas Complicações, 3 Vantagens modificadas e 29 novas Vantagens.
• Capítulo 2: Magia (25 páginas)
Capítulo para aqueles que optaram por magia em seu cenário. Existem três Antecedentes Arcanos disponíveis, Adeptos do Chi (artistas marciais Wuxia, com regras e poderes próprios), Magos (Feiticeiros urbanos semelhante ao antecedente no básico) e Xamãs (canalizador de magia por um Totem animal, ao qual o jogador pode escolher um da lista).
O capítulo explica Magia Ritualística, o efeito dos cibernéticos, o Dreno (Choque de retorno da magia no cenário), o Espaço Astral, espírito e invocações, companheiros espirituais, espíritos mágicos (os Elementais com suas estatísticas) e artefatos mágicos chamados de Focos.
• Capítulo 3: Cyberespaço (15 páginas)
Nesse capítulo há tudo necessário para o Cyberespaço, incluindo seus sistemas, as ações possíveis dentro dele, as regras para Alarmes, Gelo, Cyberdecks e seus utilitários, e todas as informações usuais de um cyberpunk para realidade virtual.
As regras de hacking estão presentes em duas formas, Queima Lenta (esgueirando-se detalhadamente através dos nós do sistema lutando contra o Gelo) e Pista Rápida (Tarefas Dramáticas modificadas).
• Capítulo 4: Joqueis (4 páginas)
Os jóqueis são aqueles que usam implantes para se tornar “um” com seu veículo, o que dá ao jóquei tempos de reação mais rápidos e, portanto, um bônus para interromper os outros em combate.
Aqui você encontra Veículos Autônomos, Drones, softwares, como hackea-los e suas estatísticas, além da descrição completa de 4 drones.
• Capítulo 5: Equipamento
Aqui você encontra os Cibernéticos e seus Pontos de Implante, incluindo melhorias oculares (os famosos Ciberolhos por exemplo) e auriculares (como ouvidos gravadores), conectores de chip e de dados, rádio, moduladores de voz, aprimoradores corporais, navalhas embutidas e muitos outros aparatos cibernéticos para o personagem implantar e criar seu próprio cyberpunk.
O Capítulo inclui 7 novas Armaduras, 1 Capacete, descrição de armas de combate, armas de fogo, armas pesadas e armas veiculares do cenário, além de mísseis, granadas e munições.
Há modificadores de armas e acessórios de armas e como eles afetam os Pontos de Logística.
Os equipamentos gerais são bem detalhados, com uma grande variedade, incluindo eletrônicos e computadores. No fim do Capítulo há diversos veículos, tendo motos, carros, barcos, helicópteros e opções extras para veículos
• Capítulo 6: Glossário
Esse Capítulo inclui uma lista da Terminologia do jogo e tabelas muito uteis que resumem as Complicações, Vantagens, Poderes do Chi e os Implantes Cibernéticos (Cyberwares),
O cenário de Sprawlrunners pode ser encontrado para jogar online No Fantasy Grounds
https://store.steampowered.com/app/1618680/Fantasy_Grounds__Sprawlrunners/
No Foundry:
https://www.drivethrurpg.com/product/351063/Sprawlrunners–FoundryVTT-Module
Na Loja da RetroPunk, em português (em desenvolvimento) Savage Worlds Edição Aventura: Sprawlrunners para Foundry VTT (retropunk.com.br)
Sprawlrunners está atualmente em financiamento coletivo em nossa loja e já bateu a meta base, apoie e garanta o seu, além de ajudar a bater as metas extras: Sprawlrunners para Savage Worlds Ediçõ Aventura! (retropunk.com.br)

 

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso