Por Eder Marques

Como Incrementar sua Mesa de Rastro de Cthulhu

Um das culturas mais bacanas dentro dos RPGs inspirados no Cthulhu Mythos é a de produção de props para as aventuras e campanhas; é algo meio que uma diversão à parte preparar a aventura e os props e imaginar o impacto deles nos seus jogadores. Nesse texto vamos dar dicas de como produzir, onde buscar referências e como utilizar os props. Mas antes de tudo, vamos explicar o que são props.

Adereços e Cenografia

Em uma tradução livre, props seriam adereços cenográficos daqueles que são usados em filmes para compor o cenário. Sabe aquele banquete enorme em Game of Thrones? Provavelmente toda aquela comida é cenográfica, então, são props. A espada do Jon Snow? Também não é uma espada de verdade em todas as cenas, é um prop. O pingente da Mão do Rei e o Livro de Registro dos cavaleiros, idem. Todos esses itens supracitados são elementos cenográficos que ajudam a compor o cenário e dar mais “cor” à ele, e de certa maneira eles ajudam a contar a história.
Sendo o RPG um meio teatral até certo ponto (lembremos do conceito de interpretação de papeis da própria sigla), props também podem ser usados na sua mesa de RPG para ajudar a compor o cenário e dar mais clima; eles não são imprescindíveis: de fato, você pode jogar apenas no teatro da mente, mas também é fato que eles dão um algo a mais para sua mesa.

Criando Props

Se assim como eu você nunca foi muito hábil em trabalhos manuais, artesanato e afins, não precisa se preocupar. Ao contrário das milionárias produções Hollywoodianas, cuja qualidade da cenografia é essencial, você não tem que apresentar uma réplica perfeita do Necronomicon para seus jogadores: basta fazer algo razoável e que transmita a ideia do item. Se você achar que não dá mesmo, pode se focar em criar material impresso (cartas, bilhetes, etc.) que é mais fácil; na verdade, boa parte das aventuras já vem com esses props prontos.
Se você quiser tentar criar props físicos, existem diversos vídeos e cursos online que podem te ensinar como envelhecer papel, criar cadernos, pintura e etc. Há uma curva de aprendizado, e você melhorará com o tempo e experiência; não se esqueça que a papelaria é a Disneylândia de todo RPGista. Lá você encontrará diversos materiais e terá muitos recursos para sua mesa.

Referências

Temendo que isso soe meio cretino, basta dar um Google, “H.P. Lovecraft props” e você será inundado de referências e idéias!
Como falei acima, criar props é uma cultura dentro da cultura, e tem muita gente que faz isso e faz muito bem. Por falar em gente que faz muito bem, vale destacar o trabalho da H.P. Lovecraft Historical Society, que é uma sociedade dedicada à memória do autor. Sem sombra de dúvidas, eles são a maior autoridade e referência em criação de props inspirados no Mythos do mundo! Basta olhar o site deles (http://www.hplhs.org/) que há muito material para se inspirar, muita coisa à venda e também material gratuito, os caras são tão bons que já fizerem até filmes!
Claro, ferramentas como Pinterest e Instagram também são ótimas para busca de referências.

Como Usar

Eu costumo pensar que existem dois tipos de props, os úteis e os climáticos:

Props úteis são aqueles absolutamente necessários para a continuidade da aventura: é o excerto do diário do cultista que dá a pista sobre seu paradeiro, é o pedaço de pergaminho que explica a magia de banimento ou a escritura do imóvel que garante que os personagens não serão importunados pelas autoridades enquanto realizam o ritual; sem eles, a aventura não anda.

Props climáticos existem apenas para ajudar a dar o clima: é a identidade de investigador particular, a estátua estranha na estante do marchand ou o chapéu de feltro que você usa em suas mesas. Eles são bacanas, mas a aventura pode funcionar sem eles.

Reiterando o que eu disse acima, você pode jogar apenas no teatro da mente sem acessório algum, mas assim você deve pensar em uma alternativa para os props úteis, nem que seja ler um texto para os jogadores.

Por fim, eu faço uma advertência: criar props é extremamente viciante e você pode acabar exagerando, então cuidado! Certa vez eu criei tanto material para uma mesa que eu me enrolei todo e as escolhas dos jogadores fizerem com que parte do material sequer fosse utilizada, foi muito frustrante.

Criar props pode ser um tanto trabalhoso e você deve ter cuidado para não exagerar, mas a satisfação dos seus jogadores e a reação deles será absolutamente memorável e no fim as contas isso faz valer a pena.

Claro, se você quiser ver props mais de perto antes de se arriscar a criar os seus, pode financiar a campanha Mentiras Eternas para Rastro de Cthulhu (https://www.catarse.me/mentiras_eternas). À partir de R$ 180,00, você receberá o livro da campanha e todos os props dela impressos, prontos para usar! Participe!