Por Luiz Fernando ‘Alface’ Rossafa
Usagi Yojimbo é um rpg PBTA (Powered by the Apocalypse, ou Empoderado pelo Apocalypse) se passa no universo do quadrinho de mesmo nome: um Japão no período Edo, com animais antropomórficos ao invés de humanos.
Nesse jogo você joga com viajantes (e na maioria das vezes excluídos da sociedade) que viajam pelo Japão tentando sobreviver e ganhar a vida com base nos seus ideais e habilidades.
Quem é Usagi? O quadrinho que deu origem a tudo
A série de quadrinhos Usagi Yojimbo começou a ser publicada em 1987 e lança histórias até hoje. Nela temos Miyamoto Usagi, um coelho samurai que perdeu seu mestre durante uma guerra, sendo obrigado a vagar o Japão como um ronin (Samurai sem mestre) sendo muitas vezes empregado como guarda-costas ou auxiliando alguém em perigo na estrada.
As histórias de Usagi são muito baseadas nas grandes histórias de samurai, como a vida de Miyamoto Musashi (do qual ele pega o sobrenome emprestado), os filmes de Akira Kurosawa, o mangá Lobo Solitário e Filhote, entre outras.
O mundo de Usagi também é recheado de lendas, criaturas sobrenaturais e magia. Mas apesar de todas as pessoas terem sido substituídas por animais antropomórficos nos quadrinhos, a arquitetura, as roupas e a cultura tentam ser bem fiéis ao período histórico que emulam.
Usagi também fez participações especiais nos quadrinhos das Tartarugas Ninjas, indo para Nova Iorque, assim como as Tartarugas também foram ao Japão de Edo de Usagi. Quem sabe você não pode fazer o mesmo em seu jogo e usar os personagens em conjunto com as tartarugas?
Usagi Yojimbo, o jogo de RPG
Em Usagi Yojimbo as personagens jogadoras são viajantes, assim como Usagi em seu quadrinho. Você monta sua personagem escolhendo uma espécie (que dará seus atributos iniciais, mas não se preocupe, você pode realocar os pontos depois, então não se sentirá mecanicamente punido pela escolha de espécie), uma cartilha de personagem (que será basicamente sua função, como guarda-costas, ladrão, feiticeiro etc.) e traços de personagem, que oferecem aspectos positivos e negativos para a personagem.
As cartilhas oferecem uma combinação de três fatores: Classe Social (Onde o personagem está na sociedade japonesa, se é um samurai, um sacerdote, um criminoso etc), um movimento único (Uma especialidade da cartilha  como Espreitar, Budismo, Trabalho de Equipe) e um movimento de ataque (que diz que tipo de armas você pode usar, como Bushido, que usa armas samurais, Kikotsu, armas de plebeu e Ninjutsu, armas geralmente destinadas a ninjas). Então enquanto o Caçador de Recompensas é um Samurai, com espreitar e Bushido; O Guarda-Costas é um Samurai, com Dairokkan (senso de perigo) e Bushido.
O sistema é o padrão dos PBTAs, com as rolagens acontecendo por meio de movimentos e consistindo em 2d6 + atributo. A diferença principal é que além dos atributos básicos (Iniciativa, Negociação, Integridade e Escolaridade), existem atributos flutuantes (Pontos de História, Pontos de Suporte e Pontos de Contratempo). Os Pontos de História são o que você rola em combate, eles aumentam à medida em que a história avança! Então no começo da história você provavelmente enfrentará oponentes fracos, mas conforme você se aproxima do Clímax, mais poderoso fica! Os Pontos de Suporte servem para você auxiliar as outras personagens, fornecendo bônus em testes que elas farão. Por fim, os Pontos de Contratempo são a forma de “dano” que você recebe, sendo que sempre que você rola dois dados com mesmo número, você deve fazer um teste para não prejudicar seus atributos e eventualmente perder a personagem!
Outra característica interessante do sistema são as armas! Elas são divididas pelo estilo de combate que representam, mas cada uma possui características próprias. Então apesar da Katana, Wakizashi e Ninjato serem espadas, elas possuem habilidades especiais que terão efeitos diferentes no combate!
O Jogos de Usagi Yojimbo RPG
Como dito anteriormente, Usagi é um jogo sobre viagens, personagens que vivem de alguma forma à margem da sociedade tradicional e não possuem uma raiz em algum lugar. Para auxiliar o Mestre de Cerimônias a ambientar sua história, o livro te dá a história do período Edo, em 1605 durante o Shogunato Tokugawa, onde o japão é um país dividido em feudos controlados por Daimyos (senhores de terra) e sob a constante ameaça de uma nova guerra civil!
O livro também te dá um mapa bem interessante do japão, com todas as províncias e locais onde os personagens podem viajar e uma lista das personagens que aparecem em Usagi Yojimbo, desde personagens que apareceram em uma única história, até personagens recorrentes, o que é muito útil para povoar seu mundo!
A maneira como os desafios se apresentam são bem interessantes, visto que os conflitos não precisam ser necessariamente combates. Eles são divididos em Fracos, Fortes e Grandiosos, o que define o quão difícil vai ser superá-los. Os inimigos também são divididos da mesma forma, o que torna criar antagonistas uma tarefa muito simples.
Ele também dá uma estrutura de criar histórias divididas em 3 atos (com as personagens recebendo 1 ponto de história em cada um deles) e para exemplificar traz uma aventura pronta e diversos exemplos de aventura usando essa estrutura!
Por fim, o livro termina com algumas regras opcionais, entre elas a regra de melhoria, uma vez que no sistema as personagens não tem necessidade de evolução, mas se o grupo desejar, existe essa opção.
Considerações finais
Usagi Yojimbo é um jogo excelente para contar histórias no período Edo do japão. As regras são simples, fluidas e te ajudam muito a contar o tipo de história que o livro propõe! Particularmente quem é fã do quadrinho ou das histórias que o inspiraram, vai apreciar muito o jogo!
Por fim, como o livro mesmo coloca, lembre-se sempre dos três pilares da boa narrativa: Aja com justiça, crie em conjunto e divirta-se!

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso