Por Gustavo Tenório

O financiamento coletivo do bestiário Criaturas Terríveis entra em sua reta final e faltando apenas oito dias para sua conclusão, apresentamos mais alguns motivos para ajudar os jogadores que têm dúvidas sobre a participação no projeto, que é uma iniciativa da editora RetroPunk Publicações e bateu a meta inicial no primeiro dia.

Criaturas Terríveis apresenta 31 adversários para Rastro de Cthulhu. Destes, nove nunca estiveram presentes em um livro de rpg sobre os Mythos de Cthulhu. Cada um dos seres conta com 12 páginas de descrições, estatísticas, sugestões de aventuras e handouts personalizados para auxiliar os Guardiões. Os textos, escritos por Kenneth Hite, um dos maiores conhecedores da mitologia criada por H.P.Lovecraft, promove uma releitura completa e atualizada.

Por conta disso, Criaturas Terríveis pode ser utilizado por jogadores de qualquer sistema que seja baseado nos Mythos de Cthulhu. Naturalmente, quem utiliza Rastro de Cthulhu leva vantagem, pois as estatísticas são baseadas no mesmo cenário. RPGs que tenham o GUMSHOE como engine, podem aproveitar sem nenhum problema, como por exemplo, Night’s Black Agents, The Esoterrorists, The Fall of Delta Green e o recém-chegado The Yellow King RPG.

Como utilizar com os cenários GUMSHOE

Por exemplo, a campanha principal de Dulce et Decorum Est (também parte do financiamento coletivo), de Rastro de Cthulhu, tem como adversário Mordiggian, entidade conhecida como pai dos Carniçais. As aventuras do livro se passam durante a Primeira Guerra Mundial. Vamos imaginar que os investigadores consigam impedir os desígnios do Deus Sepulcral, mas não o derrotem em definitivo.

Os anos se passam e o Guardião resolve ambientar a nova campanha durante a Guerra do Vietnã, foco do cenário The Fall of Delta Green. E a missão dos agentes secretos passa a ser impedir o retorno de Mordiggian e de seus Carniçais durante o conflito. Nesse caso, as descrições alternativas presentes em Criaturas Terríveis podem ser utilizadas para confundir os jogadores e dificultar que eles descubram precocemente qual a ameaça estão enfrentando, possibilitando um desafio adicional e maior diversão em jogo.

Para finalizar, os Carniçais podem ser novamente adversários, utilizando Night’s Black Agents como cenário para o tempo presente. Neste caso, como sugestão, os Guardiões podem selecionar, na parte de Ecos Míticos, a descrição do Gallu, espécie de demônio babilônico e uma das interpretações que podem ser dadas ao carniçal “clássico”. A escolha vai garantir uma nova criatura para ser combatida e diversificar as aventuras, mantendo a mesma linha central de jogo (que é impedir a manifestação de Mordiggian).

Como utilizar com Chamado de Cthulhu

Guardiões de Chamado de Cthulhu podem utilizar Criaturas Terríveis em sua totalidade sem dificuldade. Sua linguagem acessível e as descrições inovadoras dos adversários fazem dele um suplemento plural e necessário para ajudar na criação de novas aventuras. Mais de 90% do conteúdo do livro é descritivo e apenas a parte de estatísticas é restrita aos jogos que utilizam o sistema GUMSHOE (mas que podem ser aproveitados por jogadores habilidosos).

 

Como Utilizar com Savage Worlds e Outros Sistemas

Como dito acima, a parte descritiva do Criaturas Terríveis faz com que seja fácil usar suas ideias em qualquer jogo e a parte mecânica, as fichas e poderes, podem ser facilmente convertidas para vários sistemas.

Savage Worlds, por exemplo, apesar de possuir uma vasta gama de criaturas em cada um de seus cenários, se aproveitaria bastante destas ideias em seus jogos, principalmente se deseja jogar algo baseado em investigação dos Mythos de Cthulhu. A simplicidade do Savage Worlds faz que a conversão e ideias se encaixem facilmente, inclusive, muitas vezes podendo até usa fichas de algumas criaturas já existentes e aplicar as ideias apresentadas em Criaturas Terríveis. O sistema, rápido, divertido e furioso de Savage Worlds apresenta uma proposta diferente do que o clima purista de Rastro de Cthulhu, porém não é impossível se usar o Mythos de Cthulhu em uma campanha selvagem, inclusive há dois cenários (apenas em inglês até o presente momento), que se usa da mitologia criada por Lovecfraft, são eles Realms of Cthulhu e Acthung! Cthulhu.

Pode parecer estranho em um primeiro momento recomendar o Criaturas Terríveis para Hora de Aventura por ser um desenho infantil, mas se lembrarmos que o Mundo de Ooo é um cenário pós-apocalíptico com criaturas doidas e um poderoso lich como grande vilão, as coisas começam a fazer mais sentido. Mais uma vez, o caráter descritivo deste lançamento de Rastro de Cthulhu faz com que as ideias sejam facilmente transpostas e a simplicidade das fichas de personagem de Hora de Aventura casa bem com essa ideia.

Por fim, sem querer parecer repetitivo, mas as ideias apresentadas no livro, principalmente nas seções Ecos Míticos e Ideias de Cenários, podem ser facilmente transpostas para outros sistemas e cenários com pouquíssimo trabalho.

Além de todos os fatores citados acima, a parte de handouts de Criaturas Terríveis é um dos destaques do suplemento. Os “souvenires”, contidos nas maiores campanhas de Chamado de Cthulhu, estão presentes em grande quantidade no livro. De telegramas a recortes de jornais, cada elemento gráfico tem um gancho de aventura que proporcionará novas ideias para desafiar os jogadores.

Criaturas Terríveis é um dos melhores suplementos publicados para Rastro de Cthulhu. O bestiário é o ponto de partida para exercitar a criatividade de Guardiões, forçando-os a “sair da caixa” e estimulando a criação de adversários perigosos, revitalizando as criações clássicas de H.P.Lovecraft para uma nova audiência.

A boa notícia é que o livro está garantido (juntamente com Dulce et Decorum Est) e nesta altura do financiamento, quanto mais gente participar, mais metas extras serão liberadas. Falta pouco para que a versão impressa do suplemento Revelação Final seja atingida.

A Revelação Final é composta pelas aventuras puristas Agonia de St. Margareth , Observadores nos Céus, Dança do Sangue e A Caixa Dilaceradora (todas já publicadas no Brasil em pdf). O livro será em capa mole, miolo preto e branco, com cerca de 128 páginas. Os financiadores de nível EXPLORADOR DO MYTHOS e os de nível GUARDIÃO DO MYTHOS receberão gratuitamente.