Por Daniel Tschiedel

Savage Worlds é um jogo de RPG de ação “genérico”, ou seja, sem um cenário fixo, de forma que possa ser usado para se jogar usando a temática de sua preferência. Ele casa muito bem com fantasia medieval, ficção científica, super heróis, guerras históricas ou até mesmo tempos atuais.
Para que isso seja possível, ele fornece um conjunto de regras que vão desde o básico como a criação de personagens (incluindo como criar suas próprias raças fantásticas), testes de atributos e perícias, combate e poderes, até maiores granularidades, como situações específicas, combates em massa, perseguições etc.
Quem abre o livro básico do Savage Worlds Edição Aventura (a versão mais recente do jogo) e inicia sua leitura pode se sentir intimidado pela quantidade de regras e conteúdo que ele possui. Mas não se assuste. Começar a narrar Savage Worlds é mais simples do que parece, e ele, inclusive, traz algumas mecânicas que facilitam a vida do Mestre, como as regras de extras e a contagem de ferimentos.
Por onde começar
A parte mais importante do jogo e seu verdadeiro coração se encontram nas páginas 101 a 112 do Capítulo 3: Regras, do livro básico do Savage Worlds Edição Aventura. Ali há toda a explicação dos conceitos principais do jogo, como o que são cartas selvagens e extras, benes, áses, ampliações etc.
Além disso, ali estão contidas todas as regras para testes de características (atributos e perícias), bem como as regras de combate, com a explicação da iniciativa, como fazer ataques e como funcionam os ferimentos e a cura no jogo.
Dominando-se essa parte básica, já é possível narrar Savage Worlds. Não se preocupe por enquanto com as Regras Situacionais e as diversas manobras de combate. É possível improvisar a maior parte dessas situações apenas aplicando modificadores aos testes (-4, -2, +2 ou +4) ou através de testes resistidos.
Por exemplo, se houver algo que possa dificultar o ataque de um personagem, como haver algum obstáculo, aplique uma penalidade de -2 na rolagem do atacante, e caso seja algo que atrapalhe muito, aplique uma penalidade de -4.
Outro exemplo, seriam as manobras de combate. Se um personagem quiser desarmar outro, simplesmente aplique uma rolagem resistida de uma característica que se achar adequada, como ambos simplesmente fazerem uma rolagem da perícia Lutar.
O baralho de iniciativa
A regra de iniciativa do Savage Worlds é bastante peculiar e pode parecer tentador simplesmente ignorá-la e usar regras de iniciativas de outros jogos. Mas, por favor, não faça isso logo de cara. Tente jogar usando a regra como ela é, vale a pena.
Ela facilita muito o controle da ordem dos turnos com as cartas na mesa, além de ser empolgante toda vez que alguém saca um Curinga. Mas caso queira agilizar mais a iniciativa do jogo, basta usar a regra para Grupos Grandes, onde basicamente apenas duas cartas são sacadas, uma para os antagonistas e outra para os protagonistas, definindo qual grupo agirá primeiro.
Inimigos Rápidos
O livro de Savage Worlds Edição Aventura já vem com um enorme bestiário, recheado de inimigos que você pode escolher e usar em suas aventuras. Porém há momentos em que acaba sendo necessário improvisar um inimigo na hora. Apesar das fichas das criaturas não possuírem estatísticas complexas, pode ser um pouco trabalhoso criar um oponente do zero, distribuindo seus atributos, perícias e habilidades especiais.
Uma forma simples de se criar inimigos rapidamente (principalmente extras), é atribuir um valor de dado para todas as suas características. Para o dano, considere como sendo 2x o dado escolhido. A movimentação é 6 por padrão (incremente caso queira) e o valor de Aparar e Resistência são calculados conforme as regras básicas. Ou seja, um inimigo d4, terá d4 em todos os atributos e perícias, aparar 4 e resistência 4 (mais qualquer armadura que tiver), 2d4 de dano, e assim por diante.
Caso seja necessário tornar um inimigo mais mortal (como o lobo líder de uma matilha), basta transformá-lo em uma carta selvagem. Só o fato dele ter o dado selvagem, benes adicionais e poder suportar 3 ferimentos, já o torna uma ameaça perigosa.
Finalizando
Como visto, é possível começar a narrar Savage Worlds sabendo-se apenas o básico das regras e improvisando o resto. Não tenha pressa e inclua as demais regras conforme vá se sentindo confortável com o sistema.
E caso queira experimentar o jogo antes de comprá-lo, basta fazer o download gratuito do Test Drive na seção de Downloads aqui do site. Ele possui tudo que você precisa para jogar, como as regras básicas, uma aventura e personagens prontos. Boas rolagens!

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso