Em City of Mist, os antagonistas têm perfis de perigo. Desde vigias noturnos de meia idade Dormentes que podem ser superados com um simples suborno, até verdadeiras lendas vivas na forma de portais extremamente poderosos que comandam operações extensas e demandam embates heroicos para serem derrotados, todos têm um perfil de perigo. O livro de Ferramentas da Mestre de Cerimônias traz uma visão detalhada sobre antagonistas e seus perfis.

Esses perfis ajudam a MC a planejar ameaças antecipadamente, em vez de improvisar movimentos. Eles possuem todas as informações necessárias para um encontro com o Perigo durante a sessão: uma breve descrição, os espectros de condições (que servem para definir as formas como cada oponente pode ser derrotado) e os movimentos do perigo, que são as ações que o perigo pode executar com base em seus poderes ou outros recursos.

Com isso a MC pode estabelecer desde o início as melhores formas de enfrentar um adversário. O Guia da MC contém vários perfis de perigo prontos, representando Dormentes e Portais, bem como lugares e objetos perigosos. Estes perfis podem ser utilizados como estão, ou adaptados às necessidades particulares do seu jogo.

Digamos que seu inimigo seja um portal poderoso prestes a explodir uma bomba. Sua ficha de perigo pode conter os aspectos “ferir ou incapacitar: 5”, para representar a dificuldade de subjugar fisicamente um inimigo tão forte. No entanto, esse homem está sendo chantageado, sua ficha de perigo também traz “negociar: 3” dando aos jogadores a opção de dissuadi-lo. Esse é apenas um exemplo da diversidade de estratégias que ficam disponíveis para a galera para lidar com seus desafios… mas lógico que o grupo de jogo não sabe disso! É preciso testar as formas de subjugar esse adversário.

Os perigos mais poderosos são os Avatares, então damos a eles atenção especial. Existem poucos Avatares e eles dominam a cidade por trás do véu das brumas. Dentro da dinâmica dos jogos, eles costumam ser o desafio final de uma campanha, ou ao menos de um arco, já que é possível construir muitas histórias onde a galera vai se emaranhando no seu esquema para chegar a eles, geralmente sem nem ter ideia do quanto suas operações são enormes e cheias de camadas, ou quem está por trás delas.

Para descrever um Avatar, você geralmente pensa na sua história: como seu Myhtos tomou o controle, e a partir daí como construiu sua operação, em que ramos essa operação atua, quem está envolvido… isso é material suficiente para manter sua mesa entretida por várias sessões. O Avatar é mais que um grande adversário, é um poderoso recurso dramático.

Por exemplo, Anatoli Vidales, o Avatar de Hades, criou uma operação com várias camadas para comandar seu esquema cujo objetivo é levar as almas de todos na cidade para o submundo. Neste esquema, apresentado na imagem abaixo, ele está na camada mais profunda do iceberg, liderando vários portais lendários, que por sua vez fazem o mesmo com portais limítrofes, e assim por diante. Apenas os portais lendários conhecem Anatoli, de modo que a galera pode ir resolvendo uma série de casos envolvidos nas camadas mais superficiais sem saber que estão lidando com o deus do submundo em pessoa – mas ele já estará de olho na galera.

City of Mist - Iceberg de Exemplo

Com o Guia da MC em mãos, os perigos que a galera encontrará nos seus casos ganharão vários níveis de complexidade. Se você quer desafiar seu grupo de jogo de verdade, esse é o livro perfeito para você!


Fique ligado que o Guia da MC de City of Mist entra em financiamento coletivo na loja da RetroPunk no dia 26/07/22 e todos que participarem receberão 1 selo do nosso programa Culte des Punks. Ainda  não sabe o que é o Culte? Confira clicando na imagem abaixo!

Culte des Punks