Os Vários Mundos de Savage Worlds – Cenários VI
Hoje finalmente passamos da metade dos cenários apresentados. Ainda teremos 6 posts destes, então fica de olho.
Confira também os dias anteriores: Dia 1, Dia 2, Dia 3, Dia 4 e Dia 5.
Guildas, por Ilan Mendes
Com a descoberta das esferas de magia e da nova ciência chamada tecnomágica, dois dos maiores reinos do continente estão em guerra a mais de dois anos pelas disputas destes recursos místicos, vilas destruídas, plantações queimadas e fronteiras frágeis são algumas das marcas pela “corrida arcana”. Em meio a isso, organizações conhecidas como guildas se aproveitam da situação, oferecendo serviços especializados para qual reino puder pagar mais ouro.
Em Guildas os jogadores criarão juntos uma guilda, dando a ela um nome, um brasão, histórico, objetivos, força, renome, escolhendo seu reino e personalidade, com isso seus personagens farão parte da mesma como membros ativos, lideres, espiões, capitão, dentre outros postos. Essas escolhas determinarão seu papel no mundo, um assassino dorin? Místico tritão? Ou quem sabe um atirador de elite goblin? Use a tecnomágica e sobreviva a guerra.
Habitantes do Cosmos, por Francélia Pereira & David Dornelles
No futuro distante, uma catástrofe expulsa a humanidade da Terra, levando os humanos a colonizarem outros planetas e a construírem lares artificiais pelo
Sistema Solar. Nesse contexto, tecnologia e magia convivem lado a lado no Sistema Apolo, assim como as formas de vida orgânica e mecânica se confundem nas paisagens.
Habitantes do Cosmos é um cenário de ficção fantástica e space opera, repleto de aventura e intrigas, onde militares do Governo, mercenários e piratas
gananciosos viajam pelo espaço desvendando mistérios ancestrais, desafiando forças superiores que antecedem a humanidade.
Hamartía, por Vitor Bornéo
Seja bem-vindo a Hélade!
Hamarta é um cenário sobre HeróisԀ Mas não espere tpicos heróis de fantasia. Hamarta é sobre Heróis Trágicos, humanos normais tocados pelos deuses, de quem recebem proteção e, em contraposição, sofrem com as rivalidades e perseguições divinas.
Hamarta nomeia também é o erro trágico, um conceito aristotélico que descreve a falha cometda por um personagem e que resulta em uma peripécia, ou seja, uma mudança súbita na situação apresentada.
O Herói Trágico luta para fazer a diferença na Hélade, um mundo de deuses indiferentes; sua vida é uma luta desigual contra a vontade de divindades egoístas e frívolas. Sua história raramente termina bemԀ Mas se for audacioso o sufciente para sobreviver à peripécia, o prêmio maior o espera: a imortalidade e um lugar no lendário Monte Olympus.
Helcyon, por DiegoBastet
Helcyon é um cenário de aventura e horror vitoriano steampunk. O cenário pega do visual dos tradicionais penny dreadfuls vitorianos e das tropes do horror gótico da época.
O principal twist do cenário é o tal Helcyon, um líquido verde retirado da terra, que como o petróleo de nosso mundo é capaz de gerar grande energia, nesse caso elétrica. Descoberto a menos de um século atrás, ele tirou o cenário do período medieval e acendeu sua revolução industrial. O Helcyon é porém extremamente tóxico, gerando todo tipo de câncer e deformação em quem é exposto à sua forma bruta ou ao pior de sua onipresente poluição.
O Helcyon serve não apenas como fonte de energia steampunk, mas também foi refinado para gerar o segundo elemento icônico do cenário: As Artes Taumaturgicas; mutações genéticas benéficas que garantem poderes extraordinários (e horrorosos) a quem encara seus tratamentos.
Heróis & Tiranos, por Rensir
Vocês não são heróis, mas nasceram com talentos extraordinários. Convivem com seus poderes e seguem uma vida comum, mas nem tudo é como gostariam, terão que fugir de seu próprio lar para sobreviver da perseguição de grupos que vocês não sabem quem são. Alguns deles não se importam se são bons ou ruins, matarão se tiverem oportunidade, outros lutarão para proteger cada um de vocês e civis e há aqueles que irão tentar convencê-los que sujar as mãos de sangue é a melhor opção. As escolhas que fizerem traçarão seu destino. Não são heróis, suas ações os farão quem são. São pessoas com dons que lutarão contra loucos e fanáticos, muitas vezes iguais a vocês, mas não foram instruídos a controlar seus poderes, podendo, num momento de tensão, causar mais danos que o previsto, indo a público o que a maioria das pessoas não sabia que podia existir. O que ocorreria se eles descobrissem? O que farão?
Homens e Demônios, por Hugo Ledo Calarres
Eis que o mundo espiritual, tão sombrio, narrado nos livros sagrados, de repente, revelou-se aos homens, e os Anjos que caíram com Lúcifer, os Demônios, passaram a ter nomes e objetivo: Subjugar a humanidade.
Invocados de Umbra, em Adama os Demônios se organizaram numa hierarquia fiel e severa, espalhada pelos territórios. Seu líder, Lúcifer, o grande Dragão, ainda que destituído do seu poder e acorrentado ao Seol, a cadeia de Umbra, coordena todo o plano com vigor e energia. Tão poderosa é a força e dedicação dos Demônios.
Todavia, Deus, o Criador, percebendo o fim iminente dos homens, concedeu uma última chance a eles, e por meio de um Anjo, anunciou um chamado: ERGAM-SE E LUTEM! E EIS QUE DAREI PODERES PARA PISAREM SERPENTES, ESCORPIÕES E AS DEMAIS FORÇAS INIMIGAS. Assim, Deus se desligou de Adama e deixou que Homens e Demônios travassem sua própria batalha.
Ikonics, por Uncle Ed
Você estará acima da grande maioria das pessoas, alguém que terá poderes além da compreensão humana, você será um “icônico” por assim dizer. Você também verá uma ameaça: o Louco Doutor Dämon e seus Robôs… Estamos no começo do século XX (mais preciso, no dia 10 de dezembro de 1901, no meio do primeiro premio Nobel de Física) mundo está em perigo “Icônico”, e cabe a você salvá-lo (ou não)…
Império Arruinado, por André Colabelli
Este é um cenário baseado nos pulps do começo do século XX, mas com as presunções colonialistas que prevaleciam no gênero invertidas, para ser mais interessante para um mundo moderno. É um pulp dieselpunk afrofuturista na Zona de Strugátski.
Vinte anos atrás, o Império de Albion dominava o mundo. Então alguém explodiu uma bomba taumatúrgica na sua capital. A bomba não destruiu nada, mas transformou tudo. Pessoas e animais viraram monstros terríveis. O Império caiu em um dia.
Agora, com um dirigível de segunda mão, um rifle enferrujado e talvez um golem roubado, os jogadores voam a área afetada pela bomba, procurando artefatos místicos e tecnológicos que tenham sobrevivido… enquanto seus protetores não o tenham. Há o risco de que o artefato que eles estejam procurando também tenha se tornado algo amaldiçoado… mas o problema é de quem está pagando, não é?
Império de Diamante, por J.M.Beraldo
Na África antiga acreditava-se que um rei devia tornar-se um com a terra e, se ele fosse forte e saudável, assim também seria a terra.
E se esse rei fosse um deus? E se, um dia, esse deus fosse morto.
Império de Diamante é um cenário inspirado em mitos e culturas africanas, passado no continente de Myambe, onde o Deus-vivo conquistou quase todas as terras no intuito de protegê-la da força de entidades sombrias. Um dia o Deus-vivo caiu, e Myambe conheceu o caos.
Jogadores poderão fazer parte de unidades mercenárias contratados pelos opositores do Império de Diamante, células rebeldes de povos conquistados, organizações heréticas interessadas em libertar as entidades ancestrais aprisionadas pelo Deus-vivo ou mesmo fazer parte dos exércitos do Império, responsáveis por proteger a fé no Deus-vivo, apagar as demais culturas, e impedir que um mal maior reine sobre Myambe.
Império do Metal Negro, por Cobra
Em Iuméria, onde as artes antigas movem as leis da natureza, o Tratado de Uno garante que a vida é finita. Sabido disto, fica estabelecido que quaisquer meios de busca pela imortalidade é uma quebra desse acordo. Um tratado simples a ser seguido e mantido por milênios, conheceu a desonra.
O Império do Metal Negro quebrou o Tratado iniciando uma guerra contra todos os outros impérios: Fênix Escarlate, Geada Profunda, Rocha Caída e Falcão Divino. Muito embora seja um, Metal Negro não se encontra em desvantagem, pois, seus astutos lideres por meio da tecnologia multiplicaram seu exército: humanos melhorados geneticamente, robôs caçadores, cyber-ninjas e androides.
Artes mágicas antigas ou tecnologia avançada? Quem sairá vitorioso e dominará a morte? O vencedor estará enfrentando criaturas místicas, surripiando tesouros ou desmascarando as tramas entre os impérios? Viva um dia de cada vez.
Império Sagrado, por Abel
Tudo começa após a terceira guerra mundial. O mundo mudou e com a crise nos governos, a igreja assume todo o controle devido considerável aumento de fiéis. Só existe ruínas, pessoas moram em destroços das cidades, em contradição as construções monumentais das igrejas. As armas de fogo são raras e as que existem são da nova polícia que protegem o clero e suas igrejas e também voltaram a forjar armas medievais para compensar. A única chance são os jogos que acontecem uma vez por mês, uma matança total em uma arena e também onde os espectadores tem direito ao pão e vinho de graça, e ao vencedor todas as glórias. O controle de uma cidade como um prefeito coletando impostos para si e uma parte ao sagrado império. Mas existe uma resistência que tenta entrar no jogo e ganhar os benefícios para sua luta. E também gangues perigosas saqueando e contrabandeando.
Inada Monogatari – Crônicas dos Campos de Arroz, por Renan Barcellos
A era do bushidô e dos velhos valores ficou para trás. Ao fim da Guerra do Sol, o traidor Kurogane usou a lança sagrada para matar a deusa do sol, Amaterasu. A morte da deusa da linhagem Imperial trouxe o fim do ciclo do Karma, lançando o mundo para além dos Últimos Dias da Lei. Na nova ordem instituída pelo então Imperador já não há honra, pecado ou moral. Livre do ciclo de renascimentos, mesmo a casta samurai abandonou seus valores para viver o agora e governar pela força e traição, sem medo de deuses e espíritos.
Com um sol morto pairando no céu e monges pecadores abandonando seus caminhos, a população precisa lidar com o Kegare, a poluição espiritual que se espalha, corrompendo a tudo e assolando o Império com os nefastos youkai. Um mundo difícil para os fracos e os humildes, e principalmente para os que buscam viver em nome dos antigos valores samurai
Incendium: Sombras de Um Mundo em Chamas, por Felipe Soares da Silva
Incendium é um cenário de super-heróis, uma versão de nosso mundo contemporâneo onde existem forças extraordinárias (poderes psíquicos, superciência e magia) e aqueles que as controlam.
Este é um mundo assombrado pelo Fogo do Amanhã: O crescimento cada vez mais veloz e instável da civilização (em tecnologia e superpoderes) que ameaça consumi-lo.
Um mundo onde os vilões têm o controle, agindo do conforto das sombras como grandes sociedades secretas, lutando entre si em uma guerra invisível por poder antes que o Fogo queime tudo.
Não há uma poderosa organização benevolente para enfrentar estes perigos, nenhuma equipe de grandes heróis em uma torre brilhante para salvar o dia.
Sobram então os pequenos heróis: Párias e rebeldes, mutantes e fugitivos, indivíduos de talento e poder unidos por um patrono para enfrentar as sociedades secretas e salvar o que puderem das chamas.
Inferno Movido a Vapor, por Armageddon
Uma entidade ancestral chegou ao mundo mágico de Gandara, caçando e destruindo até o último dos deuses, rasgando os céus e partindo em seguida. O que ele deixou para trás foram as ruínas de um mundo morto, de recursos escassos e leis questionáveis.
A fome e o preconceito transformaram os antigos territórios em um campo de batalha por água, carvão e metal. Povos aliados há milênios se tornaram inimigos, disputando palmo a palmo a soberania sobre as nações emergentes.
Criaturas temíveis se escondem nas sombras dos arranha-céus das cidades, lutando para se adaptar a este novo mundo que não dorme, iluminado pela luz dos lampiões e tingido pela fumaça das fábricas. Os sobreviventes precisam aprender a lidar com uma nova realidade, abraçando a tecnologia pagã goblinóide enquanto o sol se apaga aos poucos.
Hoje, o Inferno é movido a vapor.
Inimigos do Sono, por J. C. Carvalho
Com o avanço da tecnologia, exploração genética e energética, novas formas de manipular o mundo surgem a cada momento, mas nada é tão eficiente quanto a colheita de sonhos!
Num futuro sombrio, grandes empresas criaram uma forma de extrair energia das ondas cerebrais de pessoas inconscientes, adormecidas ou entorpecidas. A manipulação genética gerou uma nova raça, capaz de utilizar essa energia diretamente, fundindo sua consciência a esses miseráveis usados como ferramentas. Pertencem à nova elite os poderosos Regentes do mundo, antes, líderes de corporações privilegiados com sua incalculável fortuna, e agora, também, pelo poder psíquico desenvolvido.
Máquinas de realidade virtual mantêm os campos de colheita. Aqueles que dormem não gastam, não criticam, não se rebelam, e ainda alimentam o poder desses donos do mundo.
Porém, sempre há aqueles que não estão felizes. Rebele-se!
Insubstância, por Zee
Insubstância é um cenário cyberpunk com terror e drama criando um pesadelo tecnológico. O cenário se passa num futuro não determinado, onde corporações fazem o jogo politico-cultural e, governos e organizações, são suas marionetes. Uma startup japonesa, criada por um jovem gênio, apresenta uma nova tecnologia de realidade virtual batizada de: NetJumping. Com ela qualquer pessoa “pula com sua consciência” para dentro da rede, para poder se divertir em cenários e jogos virtuais fornecidos pela corporação.
Mas por trás da febre de consumo e dos holofotes há um terrível segredo. A tecnologia possibilita não só que a consciência de uma pessoa vá para rede, mas que fantasmas e coisas do além também façam a transição. Os mortos literalmente habitando a internet e podendo assim acertar as contas com os vivos. Enquanto isso, nas sombras corporativas todos os grandes querem um pedaço do bolo.
Insurgência Oculta, por Mariana Bentes
A DESCRIÇÃO ABAIXO É CONFIDENCIAL.
Quantas histórias você não ouviu sobre criaturas, lugares e objetos impossíveis de existir? Quantas vezes as histórias te deixaram alerta durante a noite invadindo os cantos mais frágeis da sua mente? Sua falta de sono não foi em vão. Monstros e o sobrenatural realmente existem. A humanidade evolui e os mais aptos superaram seus medos em prol do conhecimento, agora temos como garantir a segurança dos incapazes de entender a verdade.
A Instituição Sobrenatural e Contenção (InSC) busca prodígios capazes de caçar, catalogar e guardar (quando possível) toda criatura, local e objeto paranormal que possa trazer caos e desordem ao nosso mundo. Junte-se a uma equipe da InSC como agente, pesquisador ou cobaia nesse cenário de ficção e terror onde os mistérios deste e muitos outros universos são limitados por sua curiosidade e coragem.
Isekai, por Gurgel
Os jogadores eram pessoas normais, que infelizmente tiveram uma morte extremamente trágica: Um mal funcionamento em um novo videogame de realidade virtual fritou seus cérebros! Fora as repercussões mortais de tal incidente houve um problema maior para a divindade do mundo: A alma destes pobres infelizes foi fragmentada!
Comodiversos corpos de raças diferentes, para que em cada reencarnação um pouco da alma fragmentada seja resultado Deus não conseguia envia-los para a próxima etapa… A solução foi reencarna-los em refeita! Porém cada reencarnação lembra e leva as habilidades da vida anterior! Um elfo com a força de um orc? Um goblim com a inteligência de um mago que viveu por 100 anos?? A cada encarnação os poderes e força aumentam, em quanto os jogadores vivem aventuras longas e bizaras.
Justiça Urbana, por Rafael Pregador
A violência e o descaso tomam conta do país; a justiça se faz de cega; as leis fracas tornam o cidadão refém de bandidos; grades não servem mais para deixá-los na prisão. Você se dá conta que ninguém vai fazer nada e nada vai mudar; não adianta protestar, votar, exigir. Mesmo assim você se segura. Com o tempo isso lhe incomoda mais, vai progredindo, vai aumentando; você engole em seco pra não vomitá-lo.
Mas quando a violência lhe alcança numa tragédia pessoal, você procura dentro do guarda-roupa a sua principal alienação diária e a veste junto com uma máscara e um sobretudo. Pega seu taco de baseball mais pesado e vai promover justiça pelas ruas.
Quem sabe não existem outros como você por lá?
Justiça Urbana é sobre pessoas comuns que surtaram e se tornam vigilantes urbanos, usando como característica de seu personagem, alguma mania, medo, vício ou característica do dia-a-dia.
Kael’Thuir – O Mundo Morto, por Diogo Nogueira
Kæl’Thuir é um mundo morto. Seu passado glorioso e verdejante já é uma lenda, esquecida pelos povos de hoje. O grande Império dos Ancestrais, como são chamados os primeiros homens e mulheres pelas atuais culturas, alcançou avanços gloriosos em vários campos como
ciência, magia, arte, literatura, arquitetura e muitos outros. Mas algo fez com que ele se fosse, deixando para trás diversas raças humanas que brigam pelo título de herdeiras do mundo. Com eles, os Ancestrais levaram a própria vida de Kæl’Thuir, já que só nos murais e tomos antigos é que se pode encontrar as formosas vistas e belas criaturas com as quais eles conviviam.
Este é um cenário de fantasia científica inspirado na literatura pulp. Os jogadores assumem o papel de sobreviventes em um mundo decadente e em ruínas, lutando pela própria vida,e em busca de riquezas, glória ou mesmo a verdade por trás das lendas e superstições.
Kami Wars, por Lucas Monteiro Oliveira e Matheus Vinícius
O ano é 1877, os revoltosos liderados por Saigo encontram-se em conflito direto com as forças Imperiais. Os samurais reivindicam seu antigo status. No meio da revolta estranhos eventos começam a ocorrer por todo Japão, vários relatos falam sobre eventos sobrenaturais e estranhas aparições, dizem que os espíritos estão revoltados. Enquanto isso o Rei Pálido com sua máscara branca e seu amarelado manto em farrapos executa um plano que mudara a
própria realidade. É no meio desta turbulência que o submundo, o mundo celestial e o mundo dos homens se reconectam, espíritos e demônios, antes adormecidos ou fracos demais para agirem reganham forças. As tremendas mudanças forçam os dois lados da revolução a darem trégua para enfrentarem os horrores que agora dominam a Terra do Sol Nascente. É o início da Era dos Kami, onde os horrores mortais se unem a beleza e ao perigo do plano espiritual.
Kerpimanha, por Luiz Antonio Ahumada
O cenário é uma mistura da ideia do livro “Deuses americanos” (Neil Gaiman) com o livro de RPG chamado “Changeling”.
Se passa inteiramente no Brasil, aproveitando e fazendo uso de toda a sua geografia. O clímax do conflito se baseia na luta entre os antigos seres folclóricos e lendas, contra as novas idolatrias referente ao mundo moderno (onde as pessoas gastam a maior parte do seu tempo). Os personagens escolhem um ser folclórico brasileiro, como por exemplo Saci-pererê (representando uma raça) e enfrentam seus antagonistas ‘modernos’, talvez um chamado “Redes sociais” ou “Futebol” (ainda a definir quais são as mais comuns brasileiras).
Todos estes seres sobrenaturais serão invisíveis aos olhos dos humanos comuns (salvo alguns raros casos) e as batalhas invariavelmente afetam o mundo dos humanos de alguma forma.
Será criada novas ‘raças’, ‘monstros’ e novas regras de AA.
Ketema, por Rafael Barros Vargas
Ketema é um cenário pós-apocalíptico, vítima de uma guerra estúpida e sem sentido e ambientado no leste da África subsaariana 60 anos após o fim do mundo.
Diferente de outros cenários com essa temática, por aqui não há monstros, mortos-vivos ou mutantes. Ninguém foi transformado e ganhou superpoderes por conta da radioatividade. Não existem magia, tecnologia futurista, ou elementos sobrenaturais.
Então qual seria seu atrativo?
Ketema é sobre pessoas, simples assim. Sobre pessoas e o que elas são capazes de fazer em situações extremas. Fala sobre a natureza da humanidade e sobre como tentamos preservá-la (ou a abandonamos por medo, egoísmo e necessidade de sobrevivência).
O cenário traz mistério, violência extrema, desolação e horror pessoal, além de perseguições e conflitos empolgantes, influenciados pela fome, o cansaço e a dor, com regras especiais para sobrevivência, medo e loucura.
Kobolds & Canollis, por RPGordo
O reino de New Apple foi tomado por mafiosos.
A parte norte da cidade é tomada pela Família Bronss, formada pelos halflings e comandada pelos irmãos Bono e Bino.
Na parte noroeste, temos o domínio da Família Tatouille, formada pelos homens-ratos, e comandada por Don Enzo Splinteronni.
Ao sul, temos o território da Família Tattaglia, formada por todos os de pele verde. Don Pesci, um goblin, uniu todas as famílias do território.
A região leste é tomada pela Família Giovanni. Comandada por três mulheres, chamadas apenas como As Rainhas.
Ainda temos a Família Dragnat, que vem de uma ilha ao sul, formada inteiramente por kobolds. Seu chefe, Don Alphonse, é o único que faz negócios com o narcótico Lotus Dourado, proibido no reino.
Os personagens se vêm nesse mundo, em meio à rivalidade entre as famílias, podendo jogar como um gangster de uma delas, ou como policiais.
Legado Heroico, por Jeferson Moreira, Jefferson Lomenha, Jorge Braga
Dez anos após a queda de quase todos os super-seres da Terra em uma crise interdimensional, que ocorreu durante os eventos do chamado Dia Sem Triunfo, o mundo foi tomado pelo aumento de todo tipo ameaças. A população desprotegida e insegura fez com seus governantes entregassem o controle da segurança do planeta para Lorde Horror e Supremo Necromante, ex-vilões, que hoje são principais defensores da terra.
Neste mundo super-humanos tem as suas ações supervisionadas pelos governos, novos super-heróis são raros, na maioria jovens inexperiente. Eles enfrentam todo tipo de ameaça e ainda se deparam com problema políticos e ideológicos que suas ações sempre trouxeram.
Legado Heroico retrata a luta da nova geração auxiliada por heróis fora de ação e ex-vilões, para resgatar a glória de outrora e assegura a liberdade e ordem, nem que para isso precisem se opor aos atuais governos.