Recebemos algumas perguntas se era possível adaptar The Last Parsec para outros cenários de Sci Fi e ficamos pensando em como fazer isso porque, afinal de contas, o grande diferencial de TLP são suas campanhas que nos apresentam um mesmo cenário, mas com pontos de vistas e de formas diferentes. Então pensamos que o correto aqui não seria adaptar o cenário, mas encaixá-lo, e a suas campanhas, em cenários de outras mídias.

Mas primeiro, já viu o Financiamento Coletivo de The Last Parsec? Ele está no ar até 22/12. Só clicar AQUI para conferir.

Hoje vamos fazer esse exercício com Star Wars, uma das mais lucrativas franquias da história e que já nos mostrou que dentro do mesmo universo há espaço para histórias diferentes, vide os derivados como Han Solo e Rogue One que nos contam mais do universo Star Wars, mas sob pontos e vistas e formas diferentes de contar a história.

Star Wars tem uma vasta cronologia, e com isso nossa primeira pergunta é: onde encaixar nossas campanhas de Last Parsec? Eu particularmente acho mais fácil trabalhar com o período pós A Vingança dos Sith, um império forte e uma atmosfera mais pesada – e menos Jedi perambulando por ai. Mas nada impede de vocês fazerem o mesmo exercício em outros períodos.

Então, antes de partirmos para as campanhas, vamos encaixar nosso fio condutor neste cenário, a JumpCorp. Ela é uma mega corporação capaz de fornecer de tudo em qualquer canto do universo, algumas vezes servindo até como governo. Não é difícil ver essa corporação existindo no universo de Star Wars, há vários outros grupos – principalmente fora-da-lei –  coexistindo e até mesmo servindo ao Império. Assim, a JumpCorp poderia facilmente ser uma subsidiária do Império, fornecendo equipamentos, alimentação e até mesmo segurança onde o império não alcança, quem sabe até mesmo jogando em mais de um lado. Mas dificilmente ela teria tanto poder como tem em The Last Parsec, o Imperador não permitiria que algo ou alguém rivalizasse com o Império em poder.

Agora sobre as campanhas:

Scientorium: Após a queda dos Jedi era comum a busca de artefatos que pudessem dar poder a alguém. A notícia de um misterioso artefato poderia fazer várias engrenagens se moverem. O Império não querendo que caia nas mãos de seus detratores. A Aliança Rebelde querendo algo que mude a balança de poder. Um colecionador interessado em relíquias do passado. Bandidos querendo algo para se prevalecer frente a outras organizações criminosas. E até mesmo Jedi exilados em busca de um fio de esperança.

Leviathan: O universo é vasto e em Star Wars podemos ver apenas uma fração dele. Seria fácil apresentar um planeta eco-resort. Os personagens podem ter caído aqui por acidente. Serem pesquisadores – ou contratados pelos pesquisadores para protegê-los – em busca de uma nova descoberta. Podem ser Caçadores de Recompensas em  busca de alguém que se escondeu nesse perigoso planeta. Ou membros da Aliança Rebelde que tiveram que se esconder no planeta mais próximo.

Eris Beta V: Eris Beta V é um gigante gasoso, mas o maior ponto de interesse são os seus anéis ricos em minérios. Os jogadores podem ter sido enviados por qualquer um dos lados – Império, Aliança e até mesmo por organizações criminosas como o Sol Negro – que buscam controlar o minério local e acabam se deparando com uma misteriosa nave que ninguém sabe a origem.

Iron Gate: Essa é bem fácil, um grupo de rebeldes, após uma missão desesperada, acaba preso e condenado à prisão. Para servir de exemplo são jogados na mais cruel prisão do Império, o planeta prisão Iron Gate. Os jogadores não precisam todos ser os rebeldes que foram condenados e o cenário em si te oferece uma gama enorme de pano de fundo para seus prisioneiros.

Estas são apenas algumas ideias que podemos trabalhar dentro de Star Wars, as possibilidades são quase infinitas, a imaginação de vocês é o limite.

E vocês, como trabalhariam essas ideias em Star Wars ou outros cenários? Só ir no grupo oficial de Savage Worlds e dar suas ideias.

Para ajudar, que tal a ficha de um Stormtrooper:

Stormtropper

Nos anos finais da república, estes soldados eram clones do caçador de recompensas Jango Fett, mas com o início do Império Galático foi necessário o uso de soldados mais baratos e para isso foram criadas as academias imperiais. Os soldados aqui apresentados são esses novos stormtroppers. Estes são os troppers comuns, mas há vários tipos treinados para situações especificas.
Atributos: Agilidade d6, Astúcia d6, Espírito d6, Força d6, Vigor d6
Perícias: Arremessar d4, Atirar d6, Escalar d4, Furtividade d4, Intimidar d6, Lutar d6, Perceber d6, Pilotar d6, Rastrear d4, Sobrevivência d4
Movimentação: 6; Aparar: 5; Resistência: 9 (4)
Complicações: Leal (Império) [como são vários indivíduos diferentes, você pode inserir as complicações que desejar para representar cada individuo, se necessário]
Vantagens: –
Equipamentos: Laser (15/30/60, Dano: 2d6, CdT 1, PA 2, Semi- Auto, pode alternar para modo atordoante onde o alcance cai para 5/10/20, não provoca dano, em vez disso a vítima deve fazer um teste de Vigor ou cai prostrada e Incapacitada, fazendo um novo teste de Vigor a cada turno para ver se acorda, um sucesso significa que está Abalada, uma ampliação significa que pode agir normalmente), Armadura (Armadura +4, acompanha capacete com filtros para fumaça).

Deathtropper

Soldados de elite para missões furtivas. Usam um capacete que embaralha sua comunicação verbal.
Atributos: Agilidade d8, Astúcia d8, Espírito d6, Força d6, Vigor d8
Perícias: Arremessar d6, Atirar d8, Consertar d6, Escalar d6, Furtividade d8, Intimidar d8, Lutar d8, Perceber d8+2, Pilotar d8, Rastrear d8, Sobrevivência d6
Movimentação: 6; Aparar: 6; Resistência: 12 (6)
Complicações: Leal (Império) [como são vários indivíduos diferentes, você pode inserir as complicações que desejar para representar cada individuo, se necessário]
Vantagens: Atirador, Corajoso, Focado, Nervos de Aço, Prontidão
Equipamentos: SMG Laser (30/60/120, Dano: 2d6, CdT 4, PA 2, Semi- Auto, pode alternar para modo atordoante onde o alcance cai para 5/10/20, não provoca dano, em vez disso a vítima deve fazer um teste de Vigor ou cai prostrada e Incapacitada, fazendo um novo teste de Vigor a cada turno para ver se acorda, um sucesso significa que está Abalada, uma ampliação significa que pode agir normalmente), Armadura (Armadura +6, acompanha capacete com filtros para fumaça e toxinas, embaralha a comunicação, HUD).

**As fichas foram criadas pela equipe da RetroPunk, mas você encontra facilmente adaptações de Star Wars para Savage Worlds pela internet.