Texto de Miguel Beholder.

Viva um Road Movie

Entre os diversos temas de produção midiática, existem aqueles livros, jogos, filmes e até quadrinhos que nos propõe acompanhar uma história de viagem. Acredito que dentre as várias versões, o road movie (filme de estrada) seja a mais comum. Nesses filmes, acompanhamos uma protagonista ou uma família que singra várias paisagens e enfrenta vários desafios inusitados, seja em movimento ou nos pontos de parada.

UVG tem a ambiciosa proposta de oferecer ao narrador e seu grupo de personagens jogadores, a história de viagem mais fantástica, psicodélica e inusitada que é possível (ou não) de se imaginar.

A sensação de montar um grupo de exploradores, mercenários ou comerciantes em busca de fama, riqueza ou uma forma mais audaciosa de ganhar a vida, estando ciente de que eles passarão meses lado a lado, assistindo o nascer e pôr do sol, o passar da paisagem na janela da caravana e os contos ao redor da fogueira a noite, é muito agradável.

Adicione a essa sensação as ideias de que o sol se põe atrás de uma lua há poucos metros do planeta, a paisagem é composta de pontes de vidro e árvores refrativas, os contos são sobre insetos robóticos gigantes e gatos ocupando tronos. É esse road movie que os jogadores de UVG irão viver.

UVG

Simples, Belo e Incrível

De início, você pode ficar tão duvidoso quanto eu fiquei, afinal, propor tanta loucura e psicodelia exige muita criatividade constante, mas quando coloquei meus olhos no livro e vi mais de cem páginas de cenário que misturam ambientes retirados das artes das capas dos álbuns de rock psicodélico, fiquei maluco.

O livro oferece um sistema de jogo prático e simples denominado CIFRAR, explicado em poucas páginas após uma carga muito satisfatória de planícies, montes, pântanos, florestas, desertos, montanhas, rios e lagos cheios de descrições detalhadas, artes de encher os olhos e diversas tabelas com eventos e encontros aleatórios que irão entreter a mesa por uma longa (e até interminável) campanha.

Trabalhar um mundo fantástico dessa forma tão caótica abre espaço para o narrador inventar o que ele quiser, uma vez que UVG não possui uma história detalhada. O livro faz questão de deixar vácuos óbvios nos eventos passados, presentes e até futuros do mundo, desejando que a própria mesa preencha esses espaços sem precisar se limitar por nenhuma lei da natureza conhecida na Terra.

Sobrevivência em Caravanas

Mas não pense que toda essa loucura e diversão existe sem pesos e consequências. UVG faz questão de levar a sério elementos como limite de carga, sobrevivência em busca de comida e água, proteção de caravanas entre outras regras que irão fazer valer cada saca de trigo e cada moeda. Não se trata apenas de derrotar um monstro, mas de garantir uma viagem segura de ida e volta, onde um dos lasers de uma Milipeia Mecânica pode acabar com toda a refeição da caravana.

Falando em caravanas, esse é outro elemento excelente do jogo. Funcionando como uma espécie de guilda sobre rodas, uma caravana possui uma ficha própria onde os personagens irão controlar seu movimento, sua fama, sua proteção e seu comércio. Essa mecânica de jogo une ainda mais os exploradores, gerando uma proximidade semelhante a uma “família” sobre rodas contra o mundo, onde até o veículo tem sua importância, identidade e personalidade.

UVG

Cenário e Mecânicas se Conversam

Outra qualidade de UVG é sua união entre a narrativa e algumas regras específicas. Por exemplo, no uso de Tecnomagia e Fantasciência, onde o Deus Violeta só permite a distorção da natureza do mundo através do pagamento com sangue. Isso significa que um conjurador, por mais poderoso que seja, irá pagar com seus pontos de vida para demonstrar seu poder.

Essa mesma união se reflete na progressão do sistema CIFRAR. Ele trabalha com pontos de experiência (XP), mas de uma forma orgânica onde você adquire XP por pequenos feitos e conquistas graduais (como superar as poças de ácido ou encontrar um caminho seguro na Ponte de Vidro). Essa mecânica faz com que você sinta que está sempre progredindo a cada desafio em sua jornada e as recompensas pelos novos níveis são abertas para o jogador escolher o que quer melhorar.

Embarque nessa Aventura!

Sabendo que vou ter experiências insanas e inesperadas em um cenário extremamente perigoso e caótico, protegendo meus recursos com minha vida e ascendendo dentro das competições de caravanas, através de um sistema de jogo prático e dinâmico que conversa com a narrativa, não vejo escolha se não mergulhar nessas Pradarias o quanto antes!

UVG Preview