Em Mouse Guard RPG você é um membro da Guarda, um grupo de guardiões dispostos a proteger o território dos ratos. Estes guardiões são muito próximos das ordens de cavalaria que estamos mais acostumados, cada camundongo com sua personalidade própria, mas seguindo os parâmetros de honra e dever conhecidos.

Não deixe de conferir a pré-venda. A caixa não será vendida pela RetroPunk após o fim do projeto no catarse: https://goo.gl/F1fbDH

A sede da guarda fica em Lockhaven e está é a única cidade onde a guarda tem realmente algum poder, em cada uma das outras cidades que compõem o território dos ratos há um governo local que pode ver a guarda com bons olhos ou simplesmente não gostar de suas constantes intromissões, mas tendo que por muitas vezes aceitar a presença dos guardiões sabendo que seu trabalho é fundamental para a manutenção da segurança de todos.

Gwendolyn é a líder da guarda, é ela quem define as missões de cada patrulha a partir de Lockhaven. Abaixo dela estão os capitães da guarda, há ainda os líderes da patrulha que demonstraram sabedoria e independência o suficiente para poder guiar outros guardiões, os guardiões são os soldados, aqueles que fazem as missões dentro das patrulhas e temos ainda os patas macias, os novatos que almejam um lugar dentro da guarda e devem se provar perante seus líderes de patrulha e a Gwendolyn.

Há uma série de deveres que devem ser cumpridos pela guarda, entre eles podemos citar:

  • Patrulhamento: talvez a função mais comum da guarda seja patrulhar as trilhas e cidades para ver se está tudo em ordem.
  • Desbravamento e Manutenção das Trilhas: O clima e a vegetação pode atrapalhar a movimentação entre cidades, manter essas trilhas abertas é função da guarda.
  • Exploração de Novas Trilhas: às vezes é preciso criar novas rotas que atendam as necessidades dos camundongos.
  • Entrega de Correspondência: Como estão sempre andando de cidade em cidade, por vezes a entrega das cartas fica a cargo dos guardiões.
  • Escolta: Pessoas ou cargas importantes podem ser escoltadas de uma cidade para outra, principalmente no inverno.
  • Observação do Clima: As mudanças climáticas podem ser fatais, para impedir que isso aconteça é preciso estar atento.
  • Caça a Predadores: Agora começou a ficar interessante não? Mas não ache que é uma tarefa fácil matar predadores muito maiores e letais, isso é apenas para os guardas veteranos.
  • Resgate dos Ratos: Às vezes é preciso salvar o pelo de um comerciante sumido ou até mesmo de companheiros da guarda.
  • Mediação de Disputas: Como a guarda é neutra em relação as demais cidades, muitas vezes seus guardiões são chamados para intervir em disputas.
  • Manutenção da Fronteira do Cheiro: Uma mistura que emula o cheiro dos lobos ajuda a manter predadores longe, mas é preciso manter essa fronteira sempre ativa.

Os camundongos enfrentam muitos perigos no cumprimento do dever. O mais óbvio deles são os predadores. Animais como cobras, doninhas (com os quais uma guerra foi travada alguns anos atrás), corujas e raposas, são alguns destes, mas há vários outros que acham que ratos são uma refeição suculenta.

Além disso há o clima, é necessário se preparar para o inverno, já que é praticamente impossível transitar neste período e deve-se estocar comida, mas outras intempéries também representam perigo para os ratos, chuvas podem facilmente destruir cidades.

Por fim há os próprios camundongos. A lógica de Thomas Hobbes funciona aqui: “O Homem é o lobo do próprio Homem”. Claro substituindo os homens por camundongos de capa e espada.