Por Leandro Jardim
Nas florestas escuras, além das montanhas,
Nos lagos negros dos bosques escondidos.
Vizinhos.
Nas sombras, eles se movem.
Seres estranhos.
Criaturas distorcidas, à espreita nas bordas da visão.
Eles observam.
Pacientes.
Invisível para a maioria, mas não para você.
Você os vê como eles realmente são.
Vaesen.
Vaesen – Roleplaying de terror nórdico com muito mistério e aventura, é um RPG do autor Nils Hintze e baseado no Vaesen: Spirits and Monsters of Scandinavian Folklore, trabalho do ilustrador e autor sueco Johan Egerkrans. Nils é psicólogo profissional e membro do podcast sueco Podcon, é conhecido por ser autor de Tales from the Loop RPG e Things from the Flood, além de contribuir com textos para o RPG Forbidden Lands.
O Cenário
O cenário se passa na Escandinávia do século 19, há uma grande agitação política, avanços tecnológicos, nacionalismo fervoroso, desigualdade de classes, industrialização causando a ascensão de cidades e queda de regiões rurais, movimentos sociais arrebatadores, conflito entre católicos e protestantes, rivalidade de aristocracia e nobreza, é um período de tempo revolucionário na Escandinávia, maduro com enredo de fundo, horror psicológico e conflito moral para os jogadores experimentarem ou interagirem. Tudo isso serve de inspiração para os jogadores, NPCs e vilões da campanha para conflitos interessantes e únicos em torno da condição humana.
Todo o século 19 é passado pelo moedor de carne para o enredo e o Narrador é totalmente livre para decidir se as conexões políticas daquela época devem ser tecidas na história das personagens, afinal esta versão da Escandinávia não é historicamente precisa, mas um mundo alternativo onde os eventos podem corresponder mais ou menos à nossa realidade. O jogo combina terror, mistério e suspense onde a violência muitas vezes é a pior opção, a noção de grupo é importante, pois as criaturas encontradas são poderosas e os embates deixarão rastros.
Sistema e Criação de Personagem
É um RPG independente e não requer livros extras ou regras adicionais para começar. Vaesen usa o premiado sistema Year Zeo Game Engine baseado em d6, sendo ideal 10 dados para cada jogador. No livro básico existem dez arquétipos diferentes para escolher como heróis para suas aventuras, em suplementos há mais alguns.
Você pode escolher um dos arquétipos ou usar as Tabelas de Caminho de Vida e deixar os dados decidirem. Vaesen oferece um kit de construção rápida, todo o processo de criação do personagem é curto e fácil, e pode ser concluído sem demoras. O sistema possui quatro Atributos e cada um deles possui três perícias correspondentes, você ainda tem sua Motivação, um Trauma do Passado e um Segredo Obscuro. 
Como característica especial, Vaesen tem um “sistema de relacionamento” que foi baseado no clássico RPG “Fiasco”, cada personagem já tem um relacionamento com os outros personagens no início da história. Isso cria uma rede emocionante de relacionamentos dentro do grupo, feita de amizades, casos amorosos, mas também suspeitas e até desejo de assassinato.
Vaesen claramente se concentra na história dos personagens interpretados, as regras existentes servem para apoiá-los. No jogo você obtém pistas ou planeja o progresso por meio da exploração e da interação com os NPCs. O sistema de combate é mantido bastante simples e os equipamentos podem ser contados em uma mão. Para apoiar esse foco narrativo, Vaesen, não depende de um sistema clássico de Pontos de Vida, em vez disso, os personagens recebem ferimentos na forma de Condições que influenciam suas habilidades físicas, como exaustão ou sentimentos de medo e desesperança crescente.
Os personagens ainda têm a oportunidade de obter conscientemente melhores resultados nos dados, forçando a rolagem e aceitando desvantagens para o futuro. Esse sistema de Condições é muito bom para um jogo narrativo, você leva até 8 Condições antes de sofrer uma Lesão Crítica extremamente prejudicial, possivelmente permanente, ou até Letal, que faz seu personagem se sentir tão vulnerável e humano como qualquer outro personagem de uma história de terror. 
Como as Condições dão penalidades aos seus testes de habilidade, então se machucar ou ficar mentalmente exausto atrapalha o personagem; isso fornece uma boa interpretação através da mecânica. Seu personagem foi baleado, é claro que ele será pior em ações físicas; seu personagem tem fugido por sua vida e evitado a morte, é claro que ele terá problemas para raciocinar direito.
Sede do Grupo
Além de seus próprios alter egos, outro aspecto interessante do jogo é a Sede do Grupo, chamada de o Castelo Gyllencreutz, que pode ser ampliada no decorrer de uma campanha onde até os próprios funcionários e serventes são recrutados. Quanto mais conhecido o grupo se torna, mais precauções de segurança a Sede precisa.
Cada vez que o grupo retorna a sua Sede após uma aventura, eles podem ganhar pontos de desenvolvimento para adquirir atualizações, que são de três tipos: Instalações, Contatos e Equipe e fornecerão bônus. Com Melhorias vêm as Ameaças, durante a compra de Melhorias, será necessário fazer um teste sob o risco de ver Ameaças aparecerem. Elas podem ter uma influência na sua Sede, no Mistério que está por vir ou algo mais.
Vaesen
Vaesen significa criatura em dinamarquês. As 5 categorias de Vaesen são: Metamorfos, Espíritos Naturais, Espíritos dos Mortos, Familiares e Monstros. Eles sempre foram associados aos homens e muitas dessas criaturas povoam os mitos da Escandinávia e de outros lugares.
O que mais tem no livro
Ele possui informações detalhadas do cenário do Norte Mítico e da cidade de Upsala, um bestiário com uma série de Vaesen horripilantes para encontrar, todos lindamente ilustrados por Johan Egerkrans, e um Mistério introdutório chamado A Dança dos Sonhos.
Conclusão
Possui um sistema fácil de entender com uma criação de personagem simples e eficiente, o sistema é bastante adequado para a proposta. Com um cenário robusto e muito rico, Vaesen é garantia de diversão, terror, mistério, investigação, intriga e aventura.

Vaesen continua em financiamento coletivo e várias metas extras já foram batidas! Apoie em bit.ly/VAESEN-BRASIL