Texto de Allana Dilene, tradutora da Edição Brasileira.

UVGVocê já sabe qual é a do UVG, já leu um pouco sobre o sistema e o cenário. Agora, vamos à criação de personagens! Como dito anteriormente, o UVG usa o sistema CIFRAR, composto de seis atributos: Carisma, Inteligência, Força, Rapidez, Aura e Resistência. Já deu para sacar que é um anagrama, né?

Embora os nomes pareçam óbvios, é bom lembrar que o sistema faz distinção entre atributos ativos, passivos e dinâmicos. Força e Carisma são atributos ativos, representando respectivamente a força física e a sorte do seu herói. Sorte, nas Pradarias Ultravioletas, é algo de muita importância, visto que encontros aleatórios são rolados com base em testes de Carisma.

Já os atributos passivos são Resistência e Aura, que representam, na mesma ordem, o quanto de cansaço físico seu herói pode resistir e sua resiliência mental. Aura não equivale a Sabedoria ou capacidade de julgamento — essas são características que você vai decidir para seu herói.

Rapidez e Inteligência são os atributos dinâmicos. Rapidez seria o controle corporal do seu herói, enquanto a inteligência é a velocidade com que uma personagem processa e manipula informações.

Todos os atributos básicos variam de 0 a 5, e podem ser gerados através de rolagens (se seu grupo gostar dessa pegada) ou por distribuição de pontos. Neste último caso, são 7 pontos ao total.

Além dos atributos, temos as perícias. Cada herói começa com três perícias, e ganha outras conforme passam de nível, estuda ou tenha acesso a informações novas. Perícias representam as coisas que sua personagem é boa. O UVG traz uma longa tabela de perícias que não é exaustiva; se a sua mesa resolver criar alguma perícia nova, isso é incentivado.

As habilidades são coisas estranhas ou não naturais que o herói é capaz de fazer. Produtos de mutações, por exemplo, bênçãos concedidas por deuses mecanorgânicos, o que for condizente com o seu jogo. Assim como as perícias, os heróis podem aprendê-las ao longo da campanha, com mentores que os ensine ou fazendo jornadas de aprendizado. Há algumas sugestões, mas, assim como as perícias, encorajamos seu grupo a pensar em habilidades específicas para sua campanha.

UVGE as Pradarias têm diferentes facções, e, a critério da mediadora e do grupo, é possível criar um herói que faça parte dessas facções. Você pode jogar com um dos Lordes Felinos da Cidade Violeta e chamá-lo de Gato de Botas, veja só. Cada um desses grupos tem algumas determinações para atributos, bem como habilidades específicas.

Com sua ficha pronta, agora pense em um nome legal; e, claro, um título. “O Ladrão de Tecno-raios”, “A Inquisidora”, algo que fale por si só a que sua personagem veio e o que ela quer fazer no mundo. Elementos assim poderão servir de guia para as habilidades adquiridas com a experiência.

Quanto à história do herói, é possível lançar mão dos elementos de cenário apresentados ao longo do livro, bem como imaginar uma origem completamente fantasiosa. Uma das jogadoras deseja que seu personagem acredite ser um viajante temporal que precisa impedir um grande mal de acontecer? Tá ótimo, mas como sua mesa poderá fazer uso desses elementos e partilhar sua criação? Encorajamos o grupo a pensar em elementos comuns e, assim, preencher de maneira coletiva o mundo que será construído juntos.

Até aqui, você viu como dar vida ao seu herói no UVG, mas e caso ele morra? É possível voltar à vida, mas as coisas poderão ficar um tanto… estranhas nesse ponto.

Qualquer criatura sensciente nas Terras Arco-íris é composta por uma tríade de corpo (ha), que corresponde a Resistência; alma (ka) que corresponde à Aura; e personalidade (ba), referente ao Carisma. As circunstâncias da morte de seu herói podem influenciar na possível ressurreição — se algum componente dessa tríade for destruído, ele pode voltar como um golem animado.

Os rituais adequados para voltar os mortos também são raros e difíceis de conseguir. Mas, supondo que isso seja possível na sua mesa e, mais importante, renda possibilidades legais de jogo, o herói pode voltar à vida com atributos perdidos e também com maldições. Não é fácil quebrar o ciclo da vida, afinal.

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