Relato do Diversão Offline
Olá pessoal, no post de hoje falaremos sobre o Diversão Offline, evento sobre RPG e jogos analógicos que rolou no ultimo domingo dia 22 de Novembro no Centro Sul América no Rio de Janeiro e como não poderia deixar de ser a RetroPunk marcou presença e, apesar de alguns problemas, no fim das contas deu tudo certo.
Antes de falar sobre o evento em si, vale relatar uma questão que alguns de vocês já devem saber, a carga original da RP foi subtraída e isso foi um tremendo de um atraso, embora o prejuízo tenha sido mitigado pelo seguro, dá uma baita pena saber que esses livros provavelmente irão parar no lixo pois não tem valor comercial fora do meio, as ultimas copias do Abismo Infinito estavam lá, por exemplo.
Mas após um acerto crítico em um teste de logística e uma ida até a zona norte debaixo de uma chuva torrencial e tínhamos uma nova carga, fortes emoções amigos e o lema “ser indie é punk” nunca foi tão preciso.
A gente sempre fica naquela expectativa se o evento vai vingar, afinal de contas, é um evento novo e não sabemos muito o que esperar, mas toda e qualquer duvida ou desconfiança ruiu assim que chegamos no Centro de Convenções, estou nesse meio faz um bom tempo e digo com todas as letras que foi o espaço mais fantástico que eu já vi em um evento. Dois andares, ar condicionado central, espaço separado para, cards, RPG , board games e lojistas e um palco onde rolaram as palestras, legal também é que o espaço tinha isolamento acústico, para vocês terem noção rolou uma banda de marchinhas nerd e no espaço dos estandes nós não ouvimos nada, super bacana.
Montamos o nosso estande e organizamos várias mesas de RPG (Deadlands, Accursed, Fiasco e Savage Worlds) e uma mesa de demonstração do Escola de Dragões (que está com a sua expansão em pré venda) que rolou o dia todo, aliás o Escola de Dragões foi o grande sucesso do estande, vendemos todos e foi bem bacana ver a molecada de 8 a 80 ficar fissurada nele, sim eu vendi ao menos umas 3 cópias do jogo para pessoas de mais idade e eles estavam bem empolgados para jogar.
Legal também foi o interesse do publico nos RPGs, muitos novatos se interessaram e eu acho que conseguimos angariar mais alguns adeptos para o nosso hobby, foi interessante também ver o pessoal ficar fissurado pelo Savage Worlds, algumas pessoas jogaram nas mesas e levaram tudo que tínhamos de disponível para o sistema.
Destaco também que continuamos a fazer algumas das entregas do material do FC do Accursed, mal posso esperar para ver a reação dos financiadores quando receberem o seu material, mas adianto que tudo ficou absolutamente lindo.
Rolaram duas palestras bem legais (ao menos foi o que me disseram pois como eu tive que trabalhar acabei perdendo) envolvendo a editora, uma com autores, entre eles o John Bogéa (Terra Devastada e Abismo Infinito) e o Diego Austarete (A Fita) e um com os editores, com o Fernando Del Angeles. Rolou também palestra sobre processo criativo e visibilidade feminina nos jogos. Tivemos ainda algumas atrações artísticas, eu só vi parte do show do Fernando Caruso e foi muito bacana.
Bom o que eu tenho a dizer é que o evento foi Épico senhores, um dos melhores (se não o melhor) que eu já fui, muito legal conhecer gente nova, encontrar pessoalmente a galera do meio que só conhecemos pela internet, trocar ideias sobre o nosso hobby e acima de tudo ver que ele está mais forte do que nunca. Estimo que devem ter passado por lá umas 1500 pessoas, e isso mostra aos detratores que não só o RPG não morreu, como está mais vivo do que nunca.
Quanto à organização, só elogios o único problema é que agora, só ano que vem.