Texto de Miguel Beholder, autor Punkverso.

UVGUVG possui um sistema próprio denominado CIFRAR, já explicado em textos anteriores pela maravilhosa Allana Dilene, tradutora da Edição Brasileira. Contudo, sabemos que Savage Worlds é o sistema da casa (e do coração) RetroPunk. Graças às suas mecânicas facilmente customizáveis, qualquer cenário pode ser adaptado para SW e com UVG não é diferente.

Apesar de possuir algumas regras bem particulares, o livro de UVG é uma enorme apresentação de um cenário fantástico e psicodélico, onde exploradores colocam suas mochilas nas costas, se acomodam em sua caravana e cruzam as tais pradarias rumo ao caos abstrato.

Toda essa apresentação de cenário (que engloba mais de cem páginas do livro) independe do sistema CIFRAR, sendo muito mais conceitual do que criada sobre as regras do jogo. Por exemplo, ao lermos os parágrafos sobre a Ponte de Vidro (um dos ambientes do cenário), todas as explicações usam apenas descrições textuais. Os únicos momentos em que são citadas regras ocorrem para rolar em tabelas de eventos e encontros aleatórios ou contagem de tempo de viagem. Essas rolagens são feitas com os mesmos dados usados em SW (todos os dados de d4 a d20).

Regras que envolvem testes contra números alvo, combates e danos não possuem nenhuma particularidade. Quanto ao movimento, UVG dispensa a necessidade de números, usando termos como “longe”, “próximo”, “uma semana”, “3 dias”, para se referir as distâncias, dando uma identidade própria ao cenário. Se possível, recomendo que o narrador mantenha isso, mas ele tem total liberdade para usar as regras de movimentação de SW.

UVG - Cena de Combate

Uma vez que você já possui os dados e não precisará se preocupar em adaptar mais de cem páginas do livro, afinal se resumem em descrições desse cenário incrível e único, as regras que precisará trabalhar são:

Limite de Carga

Em UVG, é muito importante que nenhum personagem seja capaz de saber tudo ou carregar tudo. Sendo um jogo sobre viagens e exploração, é recomendado que o narrador leve a sério as regras de Sobrecarga (SWADE, p. 77). Os personagens precisam estar em movimento, indo atrás de algo ou procurando um lugar para deixar algo. Escolher o que levar e o que deixar para trás é essencial em um jogo de UVG. Apesar de usar medidas de peso como “saca” ou “carteira”, o livro explica a conversão disso para quilos, facilitando o trabalho com os itens em SW.

Caravana

É importantíssima para os personagens, sendo a principal fonte de alimento, abrigo e proteção durante as longas viagens. Em UVG, a Caravana tem uma ficha própria e os personagens precisam lidar com a possível perda dela a todo momento. Essa ficha não possui nenhuma particularidade, podendo ser facilmente reproduzida em SW com as regras de Veículos (SWADE, p. 96).

Sobrevivência

Nas pradarias, nem toda água é potável e nem toda comida é saudável. Morrer de fome ou de sede é tão comum quanto pelas garras de um monstro. Use as regras de fome, sede, calor, frio e todas as demais apresentadas em Perigos (SWADE, p. 142) à risca.

Riqueza

UVG também é um jogo sobre economia. Qualquer um pode tentar se tornar um fazendeiro e viver sua vida pacata, mas esse não é um personagem do jogador. Ele quer conquistar algo, vencer alguém ou qualquer outra coisa que, nesse cenário, vai custar caro. As viagens atrás de sacas de comércio, as explorações para notas rotas, os combates para obtenção de novos recursos, tudo é sobre riqueza. Use as regras de Riqueza (SWADE, p. 169) com afinco, fazendo valer cada moeda.

Magias

Em UVG existem os termos “Tecnomagia e Fantasciência” para se referir aos elementos mais fantásticos e inexplicáveis do cenário. Esses elementos trazem a magia como uma prática nas pradarias, mas seu custo é diferente do esperado. Um personagem paga com seus pontos de Vida para conseguir conjurar, pois esta é a exigência do Deus Violeta. Uma vez que SW não possui pontos de vida e poucos estágios de Ferimento, recomenda-se o uso da regra Sem Pontos de Poder (SWADE, p. 167) com as seguintes variações:

  • Sucesso significa que o poder é ativado normalmente e o personagem sofre um nível de Fadiga ou Ferimento à escolha do jogador.
  • Uma ampliação concede quaisquer bônus adicionais indicados na descrição e não causa nada ao personagem.
  • Falha significa que o poder ainda é ativado, mas o personagem sofre 1 Ferimento obrigatoriamente.
  • Falha crítica significa que o poder ainda é ativado, mas o personagem sofre 2 Ferimentos obrigatoriamente.

Seguindo essas orientações, você fará de UVG: Pradarias Ultravioletas e a Cidade Negra um livro-cenário perfeito para seus jogos de Savage Worlds.

UVG Preview