Pathfinder para Savage Worlds: um jogo de Classe
Como falamos em nosso último texto, uma das mudanças apresentadas em Pathfinder para Savage Worlds são as Vantagens de Classe, que emulam as Classes de Pathfinder e demais sistemas d20. Para quem já joga Savage Worlds não há nada muito novo ali. Estas Vantagens de Classe são, como o nome diz, Vantagens, bem parecidas com as que já existem. A grande diferença é que elas são um pouco mais amplas que as que já existem, mas vamos falando um pouco mais disso.
Todos os jogadores e jogadoras podem escolher uma Vantagem de Classe gratuitamente – ou se preferir uma Vantagem Profissional – e deve atender seus requisitos como de costume. Temos ao total 11 classes – Bárbaro, Bardo, Clérigo, Druida, Guerreiro, Monge, Paladino, Patrulheiro, Ladino, Feiticeiro e Mago – e ao escolher esta classe você terá alguns benefícios e algumas contrapartidas. Por exemplo, a classe Bárbaro, tem como requisitos: Novato, Força d6+, Vigor d6+. Esta Vantagem de Classe lhe dá Rápido (que aumenta sua Movimentação) e Fúria (que aumenta sua Força, permite ignorar pontos de Ferimentos, porém impede de realizar ações que requeiram concentração e o obriga a realizar ataques selvagens); em contrapartida recebe restrição de armadura (falaremos disso mais abaixo)
Clique na imagem para ampliar
Então, neste exemplo, temos dois benefícios – ambos similares a Vantagens que já existem no Savage Worlds Edição Aventura – e uma contrapartida para equilibrar a Vantagem.
Além disso, a classe dá acesso a Vantagens de Classe de Estágios maiores – algo que tenta emular as habilidades de níveis altos no Pathfinder. No nosso exemplo do Bárbaro temos o Ataque Poderoso (seus ataques selvagens provocam mais dano que o comum), Olhar Intimidador (ao sacar um Valete ou carta maior para iniciativa é possível fazer uma rolagem de Intimidar como ação livre) e Surto de Força (sua força aumenta em dois níveis em vez de um quando em fúria).
Estas Vantagens de Classe tem a limitação de que só podem ser compradas uma vez por Estágio. Inclusive você pode comprar uma Vantagem de Classe nova e fazer personagens multiclasse.
Multiclasse
Como funciona? De forma bem simples. É só comprar uma nova Vantagem de Classe – desde que atenda os requisitos dela. Porém, só é possível comprar uma Vantagem de Classe por Estágio, seja ela uma da classe que você já possui, ou uma nova Vantagem de Classe.
Se a personagem descrita acima pegou a Vantagem de Classe Bárbaro na criação de sua ficha, quando chegar ao Estágio Experiente pode comprar a Vantagem Monge, desde que atenda aos requisitos (Novato, Agilidade d6+, Espírito d6+, Lutar d6+) – e nossa, pensando aqui, essa combinação é fácil de se ter e dá um resultado bem apelão.
Clique na imagem para ampliar
Vantagens de Prestígio
As Vantagens de Prestígio também só podem ser adquiridas uma vez por Estágio e trazem ainda mais foco – e habilidades overpowers – para as personagens. No livro básico temos o Arqueiro Arcano, Trapaceiro Arcano, Assassino, Discípulo do Dragão, Duelista, Cavaleiro Místico, Mestre do Conhecimento, Místico Teurgo, Cronista Desbravador e Dançarino das Sombras, cada uma delas com três níveis que você pode escolher nos Estágios mais altos.
Restrição e Interferência de Armadura
Em jogos d20 é comum que haja certas limitações de armaduras para determinadas classes. Assim, em Savage Pathfinder, as classes apresentam Restrição e Interferência de Armadura que aplicam redutores à rolagens de Agilidade e perícias baseadas nesse atributo e, no caso de Interferência de Armadura, também se aplica às rolagens de perícias arcanas.
E o que eu acho disso tudo?
Bem, no último texto falei em como, apesar de não gostar de jogos d20 no geral, a ideia de classes me chamava a atenção, porém tinha medo disso engessar um pouco a liberdade de criação e evolução de Savage Worlds que tanto gosto. Felizmente não é isso que vemos, as Vantagens de Classe ajudam a definir um pouco mais a “profissão” dos aventureiros e aventureiras, ao mesmo tempo que você ainda pode direcionar a progressão para onde quiser pegando qualquer uma das Vantagens disponíveis – desde que atenda os requisitos. Quer que seu Bárbaro aprenda magia? Só comprar Antecedente Arcano. Quer que ele estude sobre algum assunto? A Vantagem Erudito continua lá. Quer se focar em bater mais e melhor? A lista de Vantagens de Combate é bem ampla e está à sua disposição.
As Vantagens de Classe e as Vantagens de Prestígio trazem bem o clima d&dístico para Savage Worlds e elevam o nível de poder das personagens, trazendo o tal clima épico. Com isso é possível ver que os monstros também sofreram um upgrade – além da adição de um monte de criaturas provenientes de Golarion.
A única coisa que me incomoda um pouco – que já me incomodava nos jogos d20 – é a restrição e interferência de armadura, porém entendo que é algo inerente ao jogo e também serve para equilibrar as coisas.
E se eu quiser uma vantagem que não é do livro, poderei pegar? Tipo do livro do Savage normal.
Pode, ai, como sempre, vai do Mestre ver se encaixa ou não. (acho que as vantagens de Lankhmar podem se encaixar aqui)
Como um jogandor de Pathfinder e não de Savage Worlds vejo um novo intenrece para esse ideia vou torce pra da certo e futuramente mim jogar num novo mundo de aenturas, valeu pessoal da retropunk.
Pingback: Pathfinder para Savage Worlds em português: tudo sobre a adaptação
Por favor, não mantenham a vantagem “florentino” com esse nome. É péssimo e não combina nem pro módulo básico.
Oi Victor, tá um pouco atrasado. Florentino não tem mais na Edição Aventura, era uma Vantagem da edição antiga.