Por Leandro Jardim
As aventuras do coelho samurai Miyamoto Usagi possuem vários personagens em suas aventuras e viagens.
Como um ronin, Usagi viajou pelas estradas secundárias da região ganhando a vida como guarda-costas de aluguel (yojimbo).
No curso de sua “peregrinação guerreira”, ele fez amizades profundas com muitos, incluindo o jovem Lorde Noriyuki do Clã Geishu e seu valente guarda-costas, Tomoe Ame; o brilhantemente astuto Inspetor Ishida; a gata kunoichi (ninja feminina) Chizu; e a astuta artista de rua/ladra mesquinha, Kitsune.
Abaixo alguns personagens que possuem algum relacionamento importante com Yojimbo e são chaves em sua história


Mariko

Mariko foi o primeiro amor de Usagi. Eles cresceram como companheiros de brincadeiras na aldeia e costumavam passar algum tempo juntos. Quando Usagi soube que Mariko havia se casado com Kenichi, ele ficou tão inconsolável que estava preparado para abandonar seu serviço ao Senhor Mifune, mas seu compatriota Gunichi o dissuadiu.
Anos depois que Lorde Mifune foi morto na batalha da Planície de Adachi, Usagi voltou para sua aldeia com a intenção de ficar, mas Mariko pediu que ele fosse embora.
Antes de Usagi partir para servir Lorde Mifune, os dois compartilharam um encontro romântico, que resultou em Jotaro, na verdade filho de Usagi. Na época em que Jotaro nasceu, Usagi estava a serviço de Lorde Mifune e, quando soube que Lorde Mifune foi morto em batalha, ela presumiu que Usagi morreu com ele. É por isso que ela se casou com Kenichi e porque Jotaro o conhece como seu pai.
Mariko não queria estragar o relacionamento de Jotaro e Kenichi e implorou para que Usagi fosse embora. Pelo bem de Mariko e sua família, Usagi foi embora, apesar do quanto isso o machucou. Mesmo depois de todos esses anos, Usagi ainda guarda um sinal do carinho de Mariko: uma mecha de seu cabelo, que ele guarda na faixa que prende suas orelhas.

Kenichi

Kenichi é o ex-amigo de infância de Usagi que se tornou rival. A rivalidade deles surgiu originalmente da competição pelo afeto de Mariko e continuou quando os dois passaram a treinar como samurais. Mesmo na idade adulta, seu relacionamento é tenso e amargurado.
Em todas as ocasiões em que Usagi voltava para casa, Kenichi fazia questão de fazê-lo se sentir indesejado. Parecia que toda vez que Usagi voltava para casa, os problemas voltavam com ele.No entanto, apesar de suas diferenças, Usagi ainda respeita Kenichi, tanto como marido de Mariko quanto como o homem que está criando Jotaro, e sabe que ele é um bom homem e um magistrado capaz.

Jotaro

Jotaro é filho de Usagi. Mesmo antes de Usagi saber que Jotaro era seu filho, ele se importava muito com o menino, mas quando soube que o filho de Mariko era dele, as coisas mudaram para Usagi. 

 

Usagi ama muito seu filho e, durante suas viagens juntos, eles se tornaram muito próximos. Durante esse tempo, Usagi tentou transmitir o máximo de sabedoria paternal possível, sem revelar a verdade a ele. 
Usagi afirmou que quer contar a verdade a Jotaro, para não esconder o fato de que ele é seu pai, mas não quer estragar a relação de Jotaro com Kenichi, seu pai legítimo. Quando chegou a hora de os dois partirem, Usagi estava claramente triste por se separar de seu filho e sentiu muito a falta dele quando ele se foi.
Desconhecido para ele, Jotaro já sabe que Usagi é seu pai e o reconhece como tal.

Katsuichi

Katsuichi é o sensei de Usagi. Usagi testemunhou a habilidade de Katsuichi quando criança e decidiu ser seu aluno. Durante seus anos de treinamento, Usagi ficava frequentemente frustrado com os métodos incomuns de treinamento de Katsuichi, mas sempre descobria que havia um propósito por trás de tudo que Katsuichi lhe ensinava. Além de seu intenso treinamento marcial, a lição mais importante que Katsuichi ensinou a Usagi foi quando não sacar sua espada. 
Já adulto, Usagi demonstra muitas das lições que seu sensei lhe ensinou quando criança; compaixão, paciência, humildade e respeito, as virtudes que um verdadeiro samurai deve conhecer.
Com o passar do tempo, seu respeito pelo velho eremita da montanha cresceu e ele passou a ver Katsuichi como um segundo pai.

Senhor Mifune (Lorde Mifune)

A lealdade de Usagi ao seu mestre incorporava a própria essência do que significava ser um samurai. Foi o próprio Lord Mifune que presenteou Usagi com as espadas que ele usou durante toda a sua vida como guerreiro. Usagi serviu seu mestre fiel e lealmente como seu servo pessoal e tornou-se próximo de Mifune e sua família. 
Na Batalha de Adachigahara, Usagi provou ser o mais leal dos samurais do Senhor Mifune: seu general, Buichi Toda, se tornou traidor e seu outro lacaio pessoal, Gunichi, fugiu do campo de batalha para se salvar. Quando Mifune caiu em batalha, o último dever de Usagi como seu lacaio era cortar a cabeça de seu senhor e enterrá-la em segredo para evitar que Hikiji a exibisse. A
lealdade de Usagi a Mifune é tão grande que, mesmo depois de tantos anos, ele se recusou a procurar o serviço de outro senhor, até mesmo o Senhor Noriyuki, e foi ao seu túmulo secreto para pedir para ser liberado de seu voto de lealdade. Por sua vez, a lealdade de Mifune para com seu lacaio era tão grande que, após a Batalha de Adachigahara, quando Usagi foi vítima de uma obake-onna (mulher demônio), o fantasma de Lord Mifune salvou a vida de seu antigo servo.

Gen (Murakami Gennosuke)

A princípio, Usagi não suportou o rinoceronte macho. O caçador de recompensas grosseiro, avarento e vigarista só testou os limites da paciência de Usagi. Com o tempo, como os dois continuaram se encontrando e vivendo aventuras lado a lado, Usagi não só se acostumou com Gen como começou a gostar de sua companhia, mesmo os dois são contrastes completos um com o outro.
Apesar de suas diferenças, eles parecem sempre se dar bem e encontrar um terreno comum. Principalmente no fato de que ambos são espadachins errantes apenas tentando sobreviver no mundo.

 

Senhor Hikiji (Lorde Hikiji)

Lorde Hikiji é um damiyo faminto por poder e o principal antagonista. Ao contrário dos outros personagens, ele é um humano. Ele é frequentemente mencionado, mas ansiosamente aparece, preferindo ficar nas sombras.

Senhor Hebi (Lorde Hebi)

Ele é uma cobra (no sentido literal) e daimyō implacável, leal ao Lorde Hikiji, que muitas vezes dirige e atua como seu intermediário para as suas tramas.

Jei

Um lobo antropomórfico alto com um yari de lâmina negra. Ele é conhecido como Jei-san, A Lâmina dos Deuses, A Alma Negra, O Lanceiro Demoníaco e vários outros apelidos sombrios. Embora Lorde Hikiji seja considerado o principal vilão da série, Jei é a coisa mais próxima de um verdadeiro inimigo de Miyamoto Usagi.
Jei, anteriormente foi um padre chamado Jizonobu que caiu sob o domínio de entidades sinistras, acredita que ele foi escolhido pelos deuses como emissário, para ferir o mal e executar os pecadores.
Porém, em seus delírios, Jei acredita que todos são pecadores e tem a tendência de matar qualquer um que chame sua atenção.

Usagi Yojimbo RPG está em financiamento coletivo! Aproveite os últimos dias de preço promocional e ajude a trazer esse RPG para o Brasil!  https://bit.ly/RP-fc-usagi-yojimbo-rpg