Por Leandro Jardim
Na Literatura
O Rei de Amarelo é uma coleção de contos fantásticos, todos com um fio condutor, como um romance de várias partes. Este clássico da literatura de fantasia americana vem da imaginação fértil de um pintor e escritor nova-iorquino cuja família descende dos fundadores de Providence, Robert W. Chambers. 
Publicada em 1895, esta obra chegou às livrarias ao mesmo tempo que o Drácula de Bram Stoker e o Fantasma de Canterville de Oscar Wilde e vai influenciar Howard P Lovecraft. Carcosa ou Hastur, o Rei de Amarelo são todos elementos de inspiração para a mitologia que envolve os Grandes Antigos. Encontramos uma forte presença do Rei de Amarelo na primeira temporada da excelente série True Detective, mas também na obra de Marion Zimmer Bradley. O próprio Chambers é influenciado por Edgar Allan Poe e por seu amor por Paris, onde viverá por um tempo.
Esta obra é centrada em uma peça fictícia, o Rei de Amarelo, um texto maldito e misterioso composto por dois atos e centrado em três personagens: Cassilda, Camila e o famoso Rei de Amarelo. Esta peça serve como um fio condutor para os quatro contos que são o Restaurador de Reputação, a Máscara, a Corte do Dragão e o Sinal Amarelo. As outras seis histórias da coleção são mais independentes, sem revelar o enredo, cujo interesse assenta no enigmático Rei de Amarelo e na relação das personagens com este texto proibido, note-se que os protagonistas são maioritariamente artistas ou diletantes, que vivem em Paris no final do séc. Século XIX ou numa Nova Iorque futurista de 1920 imaginada pelo autor. A atmosfera é opressiva, a história emocionante e estranha.
“Não posso esquecer Carcosa, onde o céu é pontilhado de estrelas negras, onde a sombra dos pensamentos dos homens se alonga à tarde, onde os sóis gêmeos afundam no lago de Hali, e minha mente sempre será assombrada pela memória do Pale Mascarar. “
O Rei de Amarelo é uma grande obra do gênero fantástico, um texto forte que mistura investigação, intimismo e uma certa decadência.
No RPG
O Yellow King RPG (YKRPG) é um jogo que se propõe a viver em um mundo sujeito à influência deliquecente do Rei de Amarelo – retirado da obra de Robert Chambers – cujas manifestações é uma peça que semeia a loucura em seu caminho.
Os jogadores poderão incorporar personagens que vivem em diferentes períodos da história deste mundo:
– Jovens artistas na Paris da década de 1890, quando a peça O Rei Amarelo foi publicada em que começa a impor uma nova realidade em função do mundo chamado Carcosa;
– Soldados franceses apanhados no inferno de um conflito continental em 1947, devido a Carcosa;
– Jovens combatentes da resistência após a derrubada do regime tirânico de Castaigne que dominou a América desde a década de 1920 e ansioso para reconstruir sua nação;
– Pessoas da contemporaneidade capazes de ver o que parece oculto para outros habitantes de nosso mundo.
Em cada período, eles vão testemunhar estranhos acontecimentos, muitas vezes ligados a este famoso mundo de Carcosa, que os mergulharam em mistérios sobrenaturais, encorajando-os a tentar de tudo para contrariar a crescente influência do Rei no seu mundo. Deve-se notar que se o Rei de Amarelo foi subseqüentemente anexado ao mythos de Cthulhu, indiretamente por Lovecraft, então diretamente por August Derleth, o presente jogo opta por deixar esse uso pós-Chambers de lado.
O Rei Amarelo utiliza uma variante do sistema Gumshoe chamada Quickshock Gumshoe, carregando algumas das modificações feitas pela versão One-2-One do Gumshoe, como Ímpetos que o jogador pode gastar para obter maiores pontuações ou circunstâncias favoráveis ​​para o que deseja fazer, ou o uso de cartas para marcar a evolução do estado dos personagens. Assim como Rastro de Cthulhu, apresenta dois modos de jogo, Horror ou Aventura Oculta, combinando os modos Purist e Pulp de seu irmão mais velho.
Os personagens, portanto, sempre têm dois tipos de habilidades:
– Habilidades de investigação, cujo uso não está sujeito a jogadas de dados: se o personagem puder encontrar algo usando suas habilidades em um domínio, ele o encontrará. A utilização de um Ímpeto associado à aptidão permite obter um resultado mais marcado ou com vantagens particulares. Esses Ímpetos são atualizados no início do cenário e dependendo das circunstâncias que às vezes estão em andamento.
– Habilidades gerais, sujeitas a aleatoriedade quando usadas. O personagem tem pontos nessas habilidades que pode gastar para adicioná-los à sua rolagem de dados. Uma ação dependente de uma dessas habilidades terá seu resultado determinado pelo lançamento de um dado, cujo resultado deve atingir ou superar uma Dificuldade indicada pelo Mestre (sendo 4 uma dificuldade média).
Durante o cenário, um personagem pode sofrer dano físico ou mental. Estes são materializados por cartas de dano menor ou maior, cujos efeitos são indicados, bem como os possíveis meios de descartá-lo. Um personagem desaparece do jogo – morto ou louco – quando acumula muitas cartas de dano do mesmo tipo, cujo limite depende do modo de jogo escolhido.
Os conflitos são administrados em um turno de jogo, cada personagem tendo a oportunidade de agir.
As margens de sucesso ou fracasso são então acumuladas para determinar o resultado geral do confronto.
O novo Quickshock GUMSHOE simplificado é mais narrativo e mais cinematográfico e muito elogiado por mestres e jogadores.
Prepare o absinto, a arte impressionista, o Can-can, os cafés e todos os elementos que formam uma interessante sopa de ciência, investigação, terror, loucura e arte e venha jogar esse excelente RPG.
O Rei Amarelo está em financiamento coletivo na nossa loja! Apoie em 12x sem juros! https://bit.ly/RP-OReiAmarelo

Curtiu? na RolePunkers você encontra artigos como esse e muito mais! Assine em https://www.catarse.me/punkverso