Mentiras Eternas: Diário de Campanha
Por Eder Marques
Narrar uma campanha do tamanho de Mentiras Eternas pode soar intimidador em um primeiro momento, afinal são cerca de 400 páginas de material e um elenco grande de NPCs. Mas se há uma ferramenta que pode ajudar o Guardião a manter tudo organizado é um diário de campanha!
Manter um diário pode dar certo trabalho, mas também é uma “boa prática” para o mestre e até mesmo para os jogadores. Neste texto darei dicas do que colocar no diário e como organizá-lo, além de falar sobre um diário geral de campanha e de diários individuais para os jogadores.
ONDE?
A primeira dica que eu posso dar é que o sobre a questão física do diário. um fichário parece ser uma ótima opção para manter informações, pois ele facilita o manejo durante o jogo, mas se você não gosta desse formato, pode optar por um caderno do tipo moleskine com marcadores de páginas, de modo que as informações ali contidas sejam acessadas rapidamente. Para os jogadores, algo na linha do caderno moleskine também é bem interessante; eles podem ser temáticos, e para ajudar a dar o clima, os jogadores podem escrevê-los na perspectiva do personagem.
COMO?
A segunda dica é sobre o que escrever nos diários. Eu vou dividir isso em três momentos: antes, durante e depois do jogo.
Antes do jogo, é interessante ter no diário informações relevantes, como resumo de regras, fichas de NPCs, organogramas sobre o enredo e cenas, entre outras informações que podem precisar ser consultadas durante o jogo. Nesse momento, o foco deve ser a narrativa, então escreva apenas as informações mais cruciais e relevantes, geralmente em tópicos. No pós-jogo, pode se dedicar a incrementar as informações escritas durante o jogo e a fazer um resumo da sessão, de modo que a mesa possa realizar uma recapitulação da sessão anterior na próxima sessão.
PORQUÊ?
A terceira dica é para que se mantenha um diário geral do Guardião, e incentive seus jogadores a criar diários para seus personagens. Manter seu diário pode te ajudar em termos de organização, enquanto que incentivar seus jogadores a manterem diários pessoais ajudará na imersão do jogo. Você pode incentivar isso distribuindo Pontos de Criação extras para os jogadores que fizerem um resumo da sessão em seus diários.
Por fim, a última recomendação é que ao final da campanha, guardem os diários; não só como uma ferramenta para ajudar a narrar outras campanhas, mas também como uma lembrança dos momentos incríveis que a campanha proporcionou.
Como dissemos em textos anteriores, Mentiras Eternas é uma daquelas campanhas memoráveis que seus jogadores guardarão para sempre em suas memórias, e momentos assim merecem ser registrados e recordados.
Ainda não apoiou o Mentiras Eternas? Acesse https://www.catarse.me/mentiras_eternas
Me apaixonei com diários de campanhas, lendo-os em outros blogs. Funcionava como uma narrativa. Então comecei a fazer os diários de nossas aventuras e publicá-lo no meu blog (RPGames Brasil). Meu desafio maior foi fazer os jogadores ler o diário antes da sessão.
Filipe Lutalo
http://www.rpgamesbrasil.com.br